sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A PRESSÃO DO LULA


Muitos apontaram o estresse, o fumo e a pressão alta como principais causas para que Lula passasse mal ontem e fosse impedido de viajar até Davos, na Suíça, onde participaria do Fórum Econômico Mundial. Um gaiato que conheço disse que a causa foi a foto que ele viu no blog do direnna (abaixo) onde aparece com Hugo Chávez em situação pouco confortável. Mas pra mim, o principal motivo pode ter sido a "mardita" que, dizem, é sua amiga inseparável.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O CORONELZINHO


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é, literalmente, um coronelzinho. Onde já se viu, em pleno século 21, com as ferramentas de comunicação mais avançadas e com os exemplos de democracia em várias partes do mundo, se fechar emissoras de TVs e rádios apenas por se negarem a transmitir seus discursos. Será que ele e seus seguidores acreditam que ao tomar esta atitude conseguirão calar os que pensam diferente? Será que ele ainda não aprendeu que, em se tratando de veículos de comunicação, para cada um censurado aparecem, no mínimo, mais dois e com mais disposição? Um chefe de estado não pode tomar atitudes como estas que comprometem a liberdade de um país. Fazem bem a Igreja Católica, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e significativa parcela da população daquele país que vêm manifestando inteiro repúdio pelo ato. Fez mal - muito mal - o Brasil, quando permitiu que a Venezuela ingressasse no Mercosul e o presidente Lula quando se considera aliado de alguém cujos métodos são tão ultrapassados.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FRASE DA SEMANA

CESSA TUDO QUANTO A MUSA CANTA QUANDO UM PODER MAIS ALTO SE AGIGANTA. (Camões)

O DIA 26-01-2010

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PSDB x PT


A guerra PSDB x PT, visando, principalmente, as eleições presidenciais de outubro, já começou a ter batalhas mais fortes. Depois de uma semana com acusações de todos os lados, os partidos de oposição (DEM, PSDB e PPS) acabam de protocolar mais uma representação no TSE contra o presidente Lula e a ministra Dilma referente à propaganda eleitoral antecipada. A alegação é que fazem comparações entre o atual governo e o anterior. A lei no Brasil só permite que ela seja feita a partir das convenções partidárias (em junho). Antes disso, é proibida e caracteriza extemporaneidade, que na avaliação dos três partidos vem ocorrendo em palanques de todo o país. Se as ações vão prosperar ninguém sabe. Com a palavra, mais uma vez, o TSE.

UM GRANDE PÉ NO SACO (COM PERDÃO DA PALAVRA)


O Brasil é um país de grandes dimensões. Grande, também, na corrupção, na impunidade, no número de assassinatos, de crimes com colarinhos de todas as cores e, agora, nos gastos com a propaganda eleitoral que de gratuita não tem nada. Para se ter uma grande ideia, a deste ano deve ultrapassar os R$872 mi, levando-se em consideração o que o governo deixará de arrecadar pela isenção concedida a rádios e TVs pela "exibição". É muito dinheiro para ver candidatos, em sua grande maioria, sem nenhuma expressão e, pior, sem proposta e sem a mínima condição de representar alguém. São pessoas instadas àquela condição ridícula para chamar a atenção e, se possível, atrair votos dos que querem protestar, fazendo do processo eleitoral uma grande palhaçada. Apesar de o país não ter a cultura de plebiscitos e referendos, não seria hora de, pelo menos, se avaliar a relação custo-benefício desse grande tormento e desperdício de dinheiro público?

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

RECORDAR É VIVER

- Direnna: Doutor Pery (ex-procurador da Prefeitura de Quissamã), isso poooooode?
- Meu filho, quando querem, poooooode...

DA SÉRIE FUNDO DO BAÚ, EM QUISSAMÃ


Em 1978, (quando muitos de vocês ainda usavam fraldinha) fui convidado pelos irmãos Edinho e Sérgio Marreta a passar o Carnaval em Quissamã. Não haviam "subvenções" e as despesas referentes ao desfile do saudoso Bloco Aurora vinham do bolso deles e de outros colaboradores que obtinham recursos nos bares da vida, entre eles o do Décio, na esquina da atual Barão de Vila Franca. A animação era contagiante e, assim como o Bloco das Piranhas, - que até hoje sobrevive -, só não ia atrás dos blocos quem estava morto. Mas hoje, passados muitos anos, com emancipação e tudo, a dependência é total. E o pior é quando ninguém presta contas de nada, achando que o samba é do crioulo doido e o enredo o C da Mãe Joana...(com todo respeito)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PRA COMEÇAR "MAL" A SEMANA



De um "colaborador" anônimo

domingo, 17 de janeiro de 2010

O DIA 17-01-2010


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

sábado, 16 de janeiro de 2010

DA SÉRIE FUNDO DO BAÚ, EM QUISSAMÃ

A política é mesmo curiosa. O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, até poucos dias atrás afirmava, peremptoriamente, ser pré-candidato a governador do Rio e que nem com um pedido do presidente Lula sairia do páreo. Hoje, continua afirmando peremptoriamente, só que é Sérgio Cabral desde garotinho. O Lindberg de hoje deve ser bem diferente daquele que, em 1996, levamos a Quissamã para apoiar nosso candidato a prefeito "em nome de uma ideologia". Na ocasião, o então deputado federal, no PCdoB, ainda devia ser bem amador e, hoje, cerra fileiras no Partido dos Trabalhadores (PT).

PLANETA HAITI


Embora respeite todas as crenças, pois fazem parte do livre arbítrio e da liberdade individual, não concordo com as que apontam na direção do fim do mundo bem próximo, ou da existência de toda a vida no planeta. Mas devo admitir que o filme 2012, sobre a profecia Maia, contém, no mínimo, uma linguagem forte a ser levada em conta. Nos últimos anos, temos assistido - ou vivenciado - uma série de tragédias de grandes proporções. Tsunamis, furacões como o Katrina e, agora, o terremoto no Haiti mostram que o fim pode não ser apenas obra de ficção. Enquanto isso, os líderes mundiais continuam "jogando para a plateia", cada qual querendo mostrar mais serviço (ou espetáculo) que o outro. O mundo, que agoniza muito mais pela desigualdade social do que pelas catástrofes propriamente ditas, continua à mercê da ganância desmedida e isto pode abreviar o calendário da Terra.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A FARRA CONTINUA

Realmente, uma boa parte de políticos brasileiros parece continuar "se lixando" para o povo. E para reforçar o desrespeito que essa gente tem com dinheiro público, basta pegar a chamada verba indenizatória dos senadores, em 2009. A Casa gastou R$4,2 milhões apenas para cobrir despesas dos gabinetes com hotéis, postos de gasolina, bares e restaurantes e coisas do tipo. Os gastos correspondem a mais de 40% com hospedagem, combustíveis, alimentação e até aluguel de veículos ressarcidos e que vão para o bolso de alguns senadores. Enquanto isso, países como o Haiti são arrasados por tragédias naturais, total falta de condições e do que comer. E, certamente, por falta de vergonha de políticos que também se lixam para tudo.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CÂNCER E ESTRESSE


Pesquisadores chineses e americanos demonstraram cientificamente pela primeira vez que existe uma relação direta entre o câncer e o estresse. A pesquisa está publicada na revista Nature, onde os cientistas afirmam que as células atingidas pelo estresse podem emitir sinais que induzem à geração de tumores que afetam às células sadias vizinhas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

À LUZ DA PSICO


À partir de hoje, vamos utilizar este espaço para discutir temas relacionados ao comportamento humano (tudo o que o organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento), a propósito, uma boa definição para o papel do psicólogo. Tentaremos aproveitar situações recorrentes ou sugeridas através de nossos e-mails (joao_direnna@hotmail.com ou direnna.jornalista@gmail.com) que, além de continuar norteando as informações, passará a discutir assuntos bem próximos a cada um de nós.


VIOLÊNCIA VERBAL TÃO RUIM QUANTO A FÍSICA

A violência psicológica, muitas vezes expressada verbalmente, pode trazer consequências com repercussões na saúde. O marido que humilha a mulher, o chefe que maltrata colegas de trabalho, o mau professor e o colega que não se comportam bem em sala de aula e um motorista agressor são apenas alguns exemplos do contexto violento em que estamos inseridos. Viver numa situação de violência verbal repetitiva pode levar ao estresse e se a pessoa tem propensão à depressão e à ansiedade, tais transtornos podem produzir até crises de síndrome de pânico. Portanto, se você tem contato com formas de agressão, cujo objetivo é diminuir a vítima para se sentir melhor, saia dessa situação resgatando sua autoestima, aprendendo a dizer não ou mesmo fazendo psicoterapia. Estas podem ser boas opções para se enfrentar a agressividade sem ser agressivo. Vamos lá. Você pode!


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

POBRE VOCABULÁRIO


Apesar de criar novos empregos e formas de relacionamento, a tecnologia pode atrasar a entrada de jovens no mercado de trabalho. Uma pesquisadora do Reino Unido constatou que adolescentes estão reduzindo seu vocabulário - e que a maior parte dos jovens usa apenas 800 palavras para se expressar. Segundo Jean Gross, o normal seria que as pessoas tivessem um vocabulário de cerca de 40 mil palavras aos 16 anos de idade. A pesquisadora disse ao jornal "Daily Mail" que a dificuldade em se expressar está atrasando a entrada de jovens no mercado de trabalho. Isto porque mesmo que eles conheçam milhares de palavras, não sabem muito bem como usá-las, já que estão acostumados com a escrita rápida e curta da internet e mensagens por celular.


Época Negócios

DA SÉRIE "FUNDO DO POÇO", EM QUISSAMÃ

Diálogo travado, há algumas semanas, entre o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Quissamã, José Manhães, vulgo "Zé Dendeca" e seu irmão, Antônio:
- Antônio: Zé, o João Ricardo, ex-presidente da ex-Associação dos Servidores, tá aqui no telefone e quer uma ficha para sua filiação.
-: Diz a ele que não tem não. O que ele quer é pegar o sindicato, pô... E isso, só passando por cima do meu cadáver!
Coisas hilárias de Quissamã...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PONTA DE ESPERANÇA

Como autor contumaz de cartas chamando atenção para os casos de roubalheira e impunidade institucionais que cada vez mais assolam o país, estou quase me convencendo ser tudo mera perda de tempo. Apenas para citar os mais recentes, - e amorais-, a permanência de Sarney à frente do Senado e de Arruda no governo do DF, a volta do deputado da meia, a farra das passagens, o descaso com o "mensalão" e tantos outros que, sem nenhuma defesa à consciência cívica da sociedade brasileira, nos obrigam a pensar assim. Entretanto, ainda restam duas esperanças: contrariar o Rei Pelé, que um dia ousou afirmar que o brasileiro não sabe votar e a Lei de Gérson, cujo slogan era "leve vantagem você também". Talvez, se um dia tais estigmas deixarem de existir e a Justiça conseguir prevalecer, ética e cidadania caminhem lado a lado.

PRA COMEÇAR A SEMANA (E TERMINAR COM A MEDIOCRIDADE, TAMBÉM!)

"A cultura do espírito aumenta os sentimentos de dignidade e de independência."
( Herbert Spencer )

sábado, 9 de janeiro de 2010

JB 09-01-2010


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

ATENDIMENTO ESPECIAL PARA DISLÉXICOS


Um projeto de lei prevê que estudantes da rede pública com dislexia e TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) recebam atenção especial nas escolas. A proposta do senador Gerson Camata determina que sejam mantidos programas de diagnóstico e tratamento para estes alunos com a participação de educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos, entre outros profissionais. O projeto já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais e será votado agora pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte.


Do R7 com Agência Estado

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O DIA 08-01-2010

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA


Mais uma vez, o governo brasileiro dá um mau exemplo. A afirmação do ministro Celso Amorim, "o barato sai caro", para justificar uma possível aquisição de 36 caças franceses para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), não deixa dúvidas. Quando existem fortes interesses, usam a chamada decisão política para beneficiar determinado concorrente, mesmo em detrimento de regras estabelecidas e parecer técnico produzido para subsidiar a decisão final. Na administração pública, a aquisição de bens ou serviços é regida por leis e o país não é do PT, de Lula ou de qualquer outro partido ou dirigente. A transparência e o bom senso devem prevalecer e ficar acima de qualquer suspeita.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DORMIR POUCO PODE CAUSAR DEPRESSÃO

Dormir cedo protege adolescentes da depressão e de pensamentos suicidas, segundo sugere uma pesquisa divulgada neste sábado.O estudo, realizado pelo Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, analisou adolescentes entre 12 e 18 anos e concluiu que os que vão dormir após a meia-noite tem 24% mais chances de ter depressão do que os que dormem antes das 22hs. Entre os que dormem menos de cinco horas por noite, a chance de depressão é 71% maior do que entre os que descansam oito horas. A pesquisa, que analisou dados de 15,5 mil adolescentes coletados na década de 90, foi publicada na revista especializada Sleep. Um em cada 15 dos jovens analisados estava deprimido.

INTENÇÕES NO RJ

Cabral -com toda a boa vontade da imprensa- deve estar em seu teto. Portando, os 35% vão recuar quando os demais estiverem em campo. Garotinho, que no início de 2009 tinha 10%, agora se aproxima dos 25%. Fora da Capital -como um todo- já está empatado com Cabral. Sua curva de crescimento ainda não foi interrompida, embora agora, naturalmente, com angulação mais suave. Enquanto isso, a coligação PSDB-DEM-PPS busca um candidato entre os seus que esteja no mínimo na faixa dos 10% de forma a gerar sinergia com as chapas de deputados.


Blog do César Maia

FICHAS SUJAS

As declarações do Ministro Joaquim Barbosa, do STF, se dizendo descrente em relação à política, "tal como é praticada no Brasil", servem de alerta ao nos aproximamos de mais um processo eleitoral. Em outubro, quando a população se dirigirá às urnas para escolher aqueles que deveriam representar seus interesses - dos eleitores -, a impunidade, problema crucial no Brasil, estará, mais uma vez, protegendo, reconduzindo ou ingressando no "mercado da corrupção" pessoas (muitas das quais) sem nenhum compromisso com a coisa pública. Suas fichas sujas continuarão assim, podendo ser ampliadas, e nada as impedirá de concorrer a cargos tão importantes. Nas palavras do ministro, "a impunidade no Brasil é planejada, é deliberada" e sendo ele um representante do STF - e até pouco tempo do TSE - resta-nos, apenas, escolher melhor quem queremos ver dirigindo nossos destinos.

JEITINHO BRASILEIRO

Dois blogueiros censurados pela Justiça de publicar informações sobre casos de escândalos decidiram trocar informações, publicando um a notícia do outro. Dessa forma, conseguiram furar a mordaça imposta por tribunais estaduais sem que fossem executados judicialmente. Os autores da ideia são o jornalista Fábio Pannunzio e a economista Adriana Vandoni. Desde que foi criada no dia 14 de dezembro, a "permuta de censura" - como foi batizada - já ganhou várias adesões.

domingo, 3 de janeiro de 2010

EX-FRASE DA SEMANA

Quando se escreve, não se pode falar em vez de escrever. O que se passa quando se escreve, nunca se pode dizer. (Marguerite Duras - “Mundo Exterior”)