domingo, 5 de junho de 2011

MAIS UMA COVARDIA

Após inúmeras vezes que tentamos entender a mente humana, chegamos à conclusão de que é mais difícil do que imaginávamos. Somos cerca de 6,5 bilhões de pessoas no planeta Terra e, todos, temos impressões digitais diferentes e somos seres únicos. Também, não podemos nos esquecer das reações de cada um, sendo muitas simplesmente inexplicáveis ou relacionadas à Síndrome do Outro, onde 'só acontece com o outro ou dane-se o outro'. Para confirmar isto, e 'estragar' meu domingo - e o de todos que começarão a ler estas linhas -, relato mais um crime cometido contra indefesos. Desta vez, não se trata do casal Maria do Espírito Santo e José Cláudio Ribeiro, mortos há 15 dias no Pará, por defenderem suas terras, e, sim, de um recém-nascido macaco e sua cria, assassinados sabe-se lá porque.
Amante da vida, em todos os sentidos, literais ou não, me sinto na obrigação de repassar o chocante relato (via e-mail) de um amigo ambientalista como nós, conhecido no município de Quissamã ( RJ) como "Pedrão", (só vai continuar a ler quem está engajado nesta causa) e o respectivo registro de ocorrência na delegacia de polícia local. Desde já, sinto-me compelido à divulgação mas acho que só assim "o outro" começará a se mobilizar contra ações de pura barbárie como estas. Não devemos cruzar os braços perante a mais pura ignorância, onde, sem nenhuma ameaça ou serventia, uma pequenina macaca e seu filhote são mortos com as únicas explicações de divertimento ou pura doença mental. Não se concebe, pelo menos para a maioria da população, que crimes assim continuem a ser cometidos sem a devida fiscalização e educação ambiental, desde o berço, apesar do esforço isolado de alguns.

Em tempo: a mamãe macaca morreu com o tiro e seu filhote (colocado na frente como último apelo), teve o mesmo destino, após ser desferido golpe de facão no crânio, não sobrevivendo apesar das tentativas de várias pessoas que o conduziram até veterinários.