sexta-feira, 17 de junho de 2011

RAPIDINHAS...

1- Jovens de 16 e 17 anos já podem ser doadores de sangue, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis legais. É o que determina portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União do dia 14. A idade mínima anterior era 18 anos. A nova regra também eleva a idade máxima de 65 para 67 anos.O Ministério da Saúde estima que a ampliação da faixa etária aumentará em 14 milhões o universo de doadores em potencial no Brasil. O governo quer expandir o volume de sangue disponível nos hospitais.

2- A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou ontem determinação para que escolas públicas e privadas adotem estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão entre alunos, o chamado bullying. A orientação, que ainda será analisada pela Câmara dos Deputados, poderá integrar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Folha de S. Paulo

3-Com a decisão tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de elevar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,25 ponto percentual, para 12,25% ao ano, o Brasil continua com os maiores juros reais do mundo. Os juros reais descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses. Fazendo essa conta, os juros básicos no Brasil ficam em 6,8% ao ano. Em segundo, vem o Chile, com taxa real de 1,5%. Em terceiro, está a Austrália, com 1,4%. Na outra ponta da tabela, está a Venezuela, que tem a menor taxa real de juros do mundo, com -5,6% ao ano.

Uol Economia