quinta-feira, 31 de maio de 2012

PASSOU 'RASPANDO'

Não deu nem tempo. Enquanto o asteroide 2012 KP24 cruzava a órbita da Terra, outra rocha espacial se aproximava do nosso planeta de maneira muito mais ameaçadora e durante esta madrugada raspou nossa atmosfera a apenas 14 mil km da superfície, abaixo da altura dos satélites geoestacionários

Batizado de 2012 KT42, o novo asteroide foi descoberto por cientistas do observatório de Monte Lemmon, no Arizona, operado pelo centro Catalina de Pesquisas do Céu, da Universidade do Arizona, o mesmo que descobriu 2012 KP24. De acordo com cálculos feitos pelos pesquisadores, baseados na magnitude absoluta, o asteroide tem um tamanho estimado entre 3 e 10 metros. Apesar de não ter representado perigo de colisão, 2012 KT24 é um dos asteroides que mais perto chegou do nosso planeta.












VINHO AZEDO

Após o flagrante da intromissão do ex-presidente Lula no STF, para que se postergasse o julgamento do mensalão, a pergunta que não quer calar e está na cabeça de muita gente é:  se o supremo tem quatro ministros indicados por ele, quatro por sua sucessora, presidente Dilma Rousseff e três indicados por FHC, inclusive Gilmar Mendes, autor das denúncias contra o ex-presidente, alguém acredita em punição a petistas?

TERREMOTO ELEITORAL

Alguns tremores de terra estão ocorrendo em algumas cidades brasileiras, como aconteceu em Montes Claros (MG) esta semana. Com a aproximação das eleições (7 de outubro), para definir os prefeitos e vereadores, e do jeito que a política está com os alicerces abalados por escândalos de corrupção em muitos lugares, tem gente que vai entrar nas campanhas como se estivesse passando por um grande  terremoto. É só esperar.

NUNCA É DEMAIS

Circula pela internet um alerta, principalmente, para quem possui TV por assinatura ( NET, TVA, SKY, Directv ou outro). Os marginais, a cada dia mais globalizados e 'moderninhos', sem deixar de ser perigosos, estão enviando uma carta, em papel timbrado e tudo, - e muito bem elaborada -, dizendo estar modernizando sua tecnologia e que será necessária a substituição de equipamento dentro da casa do assinante. Se a pessoa (assinante) não conhece o golpe e não telefona para o verdadeiro número da operadora de TV, para confirmar se isto procede mesmo, os marginais praticam o assalto em sua residência com hora marcada e você abrindo a porta. É bom ficarmos antenados, pois como dizia nossa avó: Prudência e caldo de galinha...




quarta-feira, 30 de maio de 2012

CASA DA MOEDA E MENSALÃO

O goleiro Bruno começou a se livrar de alguns processos, o relator da CPMI do Cachoeira diz que não é hora para convocar governadores, o senador Demóstenes pede para que o Conselho de Ética o culpe pelo que fez, não pelo que falou, um deputado federal, ex-líder do PT (tinha de ser), foi flagrado mandando um torpedo para o governador do Rio tranquilizando-o quanto a Farra dos Guardanapos e os possíveis problemas pelo envolvimento com a Construtora Delta Supersociedade Anônima e o presidente Lula interfere - na maior cara dura - com membros do STF pedindo o adiamento do Mensalão, um dos maiores escândalos que, levado a sério, poderá - poderia - levar muita gente 'boa' em cana. Depois de tanta coisa assim, mostrando o quão pitoresca e paradoxal é nossa Justiça, alguém acredita que a(s) pessoa(s) a subtrair R$5 mil da Casa da Moeda será(ão) descoberta(s) e presa(s)? Estes são apenas alguns exemplos perigosos para o incentivo à corrupção cada vez maior no país, onde as pessoas não acreditam nem mais na Constituição Federal que diz serem todos iguais perante a lei.




terça-feira, 29 de maio de 2012

A ÉTICA DE DEMÓSTENES

Bem que tentei assistir as justificativas de Demóstenes Torres sobre o envolvimento com o megacontraventor Carlos Cachoeira, durante o Conselho de Ética do Senado desta terça-feira. Mas tive de procurar um outro canal onde estivesse passando um desenho mais animado ou filme interessante. Ouvir o ex-procurador, ex-promotor, ex-secretário de segurança e, pelo visto, ex-arauto da moralidade, ex-paladino da Justiça e, do jeito que seus 'colegas' dão como certa a cassação, ex-senador da República, pedindo para ser julgado pelo que fez e não pelo que disse que iria fazer e jurando que desconhecia as atividades de Cachoeira ( mesmo com as dúzias de provas, centenas de horas de gravação e de páginas com degravações feitas pela PF, as quais ele e a defesa chamam de ilegais) é muito para qualquer um com o mínimo de bom-senso. Durante a meia hora em que consegui suportar suas alegações, com a dissimulação característica da maioria dos políticos, em momento algum senti-me sensibilizado nem com a extensa folha curricular, o tempo de vida pública e a autobiografia que tentava mostrar o lado de pai de família. Nem mesmo a redescoberta de Deus, que o fez readquirir a fé, segundo as próprias palavras, foram suficientes para prender minha atenção. E, certamente, dos milhões de brasileiros - eleitores ou não - que o tinham em alta conta, conta essa que preferiu transformar para uso pessoal.




segunda-feira, 28 de maio de 2012

domingo, 27 de maio de 2012

PROPOSTAS INDECENTES

Enquanto nossas autoridades se curvarem às delícias da vida, como viagens internacionais, luxo dos hoteis, à gastronomia, vinhos e champanhes de boa safra, aos depósitos em bancos de paraísos fiscais e outras 'vantagens' oferecidas por empresários corruptos e sem qualquer pudor, o Brasil não conseguirá avançar e diminuir as grandes diferenças sociais que existem. Enquanto estas mesmas autoridades se renderem a figuras só porque um dia elas ocuparam altos cargos nos governos e atenderem seus pedidos, muitas vezes tão indignos quanto quem os fez, milhões de pessoas continuarão a morrer nas filas dos hospitais, nos semáforos, nos transportes públicos, sem aposentadoria e educação de qualidade. Mas nunca é tarde para se começar a passar o país a limpo. Basta, por exemplo, a CPMI do Cachoeira convocar governadores, senadores e deputados supostamente envolvidos com o contraventor e a Construtora Delta, obrigando-os a falar e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto e seu colega, o ministro Gilmar Mendes, deixarem claro as propostas e a intenção do ex-presidente Lula para que se adiasse o julgamento do mensalão, como parece ter acontecido dias atrás. E, o principal, que os culpados sejam condenados e presos por seus crimes.








sábado, 26 de maio de 2012

LEI DE ACESSO

O desacreditado Congresso Nacional, o mesmo das CPIs que costumam dar em nada, dos parlamentares envolvidos nos mais diferentes tipos de crimes - que também dão em nada - e que boa parte da sociedade não aguenta ouvir falar, criou mais uma lei que, simplesmente, não deverá ser obedecida. Trata-se da Lei de Acesso que, entre outras atribuições, poderá disponibilizar e divulgar salários dos servidores públicos em todas as esferas. Não que este não seja mais um grande anseio da sociedade, mas achar que presidência da República, governos estaduais, prefeituras, ministérios e poder Judiciário, por exemplo, vão fornecer informações - sem esconder nada - demonstrando o disparate entre o público e o privado, as desigualdades e, muitas vezes, a farra com o dinheiro, levando o Brasil a maior dívida interna da história, é zombar de todos nós. Alguém, em sã consciência, acredita que em algum lugar, onde há um triste espetáculo de poder pelo poder, desvios diversos, roubalheira da mais desqualificada e submissão total, vão permitir descortinar o que vem sendo feito com os recursos, muitas vezes vultosos e suficientes para manter interesses) e de repente abrir caixas-pretas e cofres mostrando tudo, só porque existe uma lei ? A de Acesso, podem crer, é mais uma feita para poucos respeitarem.

LIBERDADE AOS MENSALEIROS

No Brasil, o cara rouba uma galinha, é preso, julgado, estereotipado como ladrão e condenado, na maioria das vezes, com rapidez. Em que pesem quaisquer circunstâncias ou alegações, aos olhos da Justiça e da sociedade ordeira, a prisão é necessária. Entretanto, esta mesma lei, esta mesma senhora, acaba de livrar José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, Sílvio Pereira, Marcos Valério de Souza, Anderson Adauto Pereira e outras nove pessoas acusadas de envolvimento no chamado “escândalo do mensalão” de responder a uma ação civil pública por improbidade administrativa. Foi como entendeu o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao negar recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Possivelmente, o STJ tenha razão, pois os acusados já respondem a outras ações que tratam da mesma conduta tipificada como ímproba. Mas não é esta a questão. O país sabe é que toda esta gente tem culpa no cartório, mas se encontra livre, desembaraçada, andando por aí pelos corredores das instituições, ganhando dinheiro normalmente, tendo acesso aos governos e andando de cabeça erguida. Sem que nada seja feito. Fala-se em retomada do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano. Mas será que alguém ainda acredita em sua eficiência e validade se o processo está adormecido há tanto tempo nas gavetas dos tribunais? Para quem acabou de instituir a Comissão da Verdade, julgar um crime de lesa-pátria, certamente, dos maiores praticados contra os brasileiros, deveria ser uma das prioridades do governo de Dilma Rousseff.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DÚVIDAS

1- Alguém poderia me dizer quem tem razão: o Jornal O Diário - http://www.odiariorj.com/tse-mantem-registro-de-arnaldo-vianna-indeferido/ , de Campos dos Goytacás ( como prefere chamar o amigo Paulo Freitas) ou  Roberto Barbosa - http://robertobarbosa.com.br/blog1.php%20 no que tange à candidatura do ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna (PDT)? Enquanto o primeiro diz que, "em decisão unânime, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve nesta quinta-feira 25 ( atenção, moçada, quinta foi 24) decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que indeferiu o registro de candidatura de Arnaldo França Vianna ao cargo de deputado federal nas eleições de 2010", e, consequentemente,  há um impedimento para a candidatura a prefeito, o coleguinha blogueiro afirma que o mesmo "está elegível e vai assumir o mandato de deputado Federal e poderá disputar a prefeitura em outubro. E que a decisão foi proferida na sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)". Como sou do tempo em que o fato pode ter n versões, mas a verdade é uma só, sinto-me mais perdido que cego em tiroteio. Acho que já está passando da hora de o eleitor saber quem é quem. Não dá mais pra suportar. Explode coração!


2- Impossível alguém como eu andar pelas ruas de Quissamã e não escutar, ao pé do ouvido: O 'VÉIO' VEM OU NÃO ?







quinta-feira, 24 de maio de 2012

NOTA ZERO

Essa eu não pude resistir. Tive de parar, sacar o celular e fazer uma foto. Uma foto, não. A foto. Tomara que a empresa responsável pelo reparo na estrada RJ-196 (que liga a BR-101 ao centro de Quissamã, no Estado do Rio) seja ruim só em português.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DEPUTADOS APROVAM 'FICHA SUJA'

Quase passou despercebida a aprovação de ontem na Câmara dos Deputados autorizando a candidatura de políticos que tiveram as contas rejeitadas em eleições passadas. Isto contraria frontalmente a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em março deste ano, vetou o registro de candidatos que não tiveram a prestação de contas aprovadas nas eleições de 2010. A proposta segue agora para análise do Senado e, aprovada sem alterações, vai para sanção ou veto da Presidência. Ainda que a proposta fosse transformada em lei neste ano, a aplicação poderia ficar somente para 2014. Há pouco mais de quatro meses das eleições, tudo isto é mais um problema para o processo eleitoral em curso e para os tribunais e uma nova confusão na - já confusa - cabeça do eleitor que terá de identificar se o candidato é ficha limpa ou não, quando sua preocupação seria conhecer, apenas, propostas, programas partidários e coisas assim.


terça-feira, 22 de maio de 2012

MONÓLOGO DE UM CACHOEIRA

...e acabou acontecendo o que todos já sabiam: o bandido Carlos Cachoeira entrou mudo e saiu calado da CPMI que leva seu nome. Escoltado, primeiro, por agentes da PF, que fizeram bem o seu trabalho - e disso podem se orgulhar - e, depois, pelo advogado e ex-ministro Márcio Thomaz Bastos - que não deve se orgulhar tanto assim- o contraventor usou o direito constitucional de permanecer calado, não responder a nada e fazer todos de idiotas. Sófocles, Ésquilo, Aristófanes e Eurípedes iriam se orgulhar de ver uma peça de teatro perfeita, onde durante as encenações predominou o respeito ao roteiro, feito por um renomado dramaturgo. Ou uma dramaturga, para não fugir do manual de redação do Planalto. Divulgação na mídia, palco montado, texto e limitações previamente conhecidos (basta lembrar das CPIs anteriores) só faltava assistir àquele monólogo e à manifestação do público, através de vaias ou aplausos as quais já estamos todos acostumados. E, quase ao final, antes disso acontecer e de abrirem-se as cortinas, surge em cena o bom senso da senadora Kátia Abreu que sugere o fim do espetáculo 'para não entregar ouro ao bandido'. Ainda bem. A terça-feira já estava entediante.

RIO+20: TUDO AZUL NO CAOS

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou ponto facultativo nas repartições públicas e feriado escolar durante a Conferência do Meio Ambiente Rio+20, que acontece de 20 a 22 de junho. Por mais importante que seja discutir o meio ambiente do planeta e fazer novas tentativas para salvá-lo, o alcaide não precisava ter tomado tal atitude pois, além do prejuízo aos comerciantes, a grandeza do evento, com milhares de pessoas vindas de todos os lugares, serviria para testar e aprimorar os diversos serviços públicos da cidade já pensando na Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada. Ao invés disso, os governantes insistem em maquiar os verdadeiros problemas ou jogá-los para baixo do tapete.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

PRA COMEÇAR A SEMANA

Não se deve fazer prognóstico sobre a política que está por aí. Está tudo tão 'junto e misturado' que qualquer palpite pode ser precipitado.

ARROCHO NOS PEQUENOS

Alguns petistas não se entendem mesmo. Enquanto sua líder maior, a presidente Dilma Rousseff, dá um pito nos prefeitos que também querem porque querem receber royalties do petróleo e acalma a bancada do Rio dizendo que os estados e municípios produtores não serão prejudicados, o deputado federal, Alessandro Molon (PT-RJ), propõe mudança no atual critério de distribuição que, segundo ele, deixaria de ser feito com base no FPE e passaria a ser de acordo com o número de habitantes. Quem não vai gostar nada disso é Quissamã e Carapebus, por exemplo, que têm cerca de 20 mil pessoas, cada um, mas não deixam de sofrer impactos de 'gente grande'. E enquanto se discute se 'tamanho não é documento', ficam o bravo deputado Garotinho (PR-RJ) e outros parlamentares fluminenses obstruindo as tentativas de se votar emendas prejudiciais ao Rio de Janeiro e Espírito Santo.


domingo, 20 de maio de 2012

CAMPANHA MAIS LIMPA

A Ficha Limpa - ou não - dos candidatos depende de todos nós. Caso você suspeite de irregularidades no processo eleitoral e de candidatos, o TRE-RJ recebe denúncias através dos telefones (0XX21) 3513.8144 e (0XX21) 3513.8249.

MARINHEIROS DEMAIS

A mentalidade da maioria do empresariado brasileiro não muda nunca. Quer investir pouco e ganhar muito dinheiro. Se possível, rápido. Pensando assim, os novos gestores da Barcas S/A, além de terem anunciado que as melhorias no transporte deverão ser feitas pelo menos a médio prazo, com aquisição de novas lanchas mais modernas e custo menor das passagens para o usuário, começam a reclamar que a folha de pagamento dos funcionários é desproporcional, maior que o total de empregados da Ponte e da Via Lagos, outras empresas que o grupo CCR administra. Difícil acreditar que um grupo desse porte, que 'ganha' 80 % da concessão para explorar o transporte marítimo e ainda tem os pedágios fluminenses em suas mãos, quase como um monopólio, não tenha detectado receitas, despesas e os demais ônus bem antes de entrar na canoa. É que no Brasil, é assim mesmo: querem apenas os bônus e uma boa e confortável canoa.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

PRÊMIO A POLICIAIS

Acho muito bom que se premie os policiais que consigam obter bons resultados, como ações que levem à prisão criminosos 'procurados', bem ao estilo do velho oeste americano. A exemplo do que faz o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio que, além do marketing, parece ter encontrado uma forma de estimular sua equipe a alcançar os objetivos, criando uma “promoção” como forma de recompensa. Melhor ainda seria que os policiais corruptos, em qualquer nível, escala e circunstância, sofressem penas mais rigorosas, como a prisão perpétua física e psicológica, indo de trabalhos forçados à exposição total de seu nome à execração pública. Afinal, policiais corruptos, com insígnia, revólver e salário na mão, são tão piores que marginais de 'carteirinha'.


terça-feira, 15 de maio de 2012

INVASÃO DE PRIVACIDADE

Isso não se faz. Além de se apropriarem, indevidamente, de fotos íntimas da atriz Carolina Dieckman e expô-las na internet, agora sacanas colocaram o material no site oficial da Cetesb obrigando que ele fosse imediatamente retirado do ar. Errado é, mas tenho certeza que quem ainda não viu Carolina, nem nas novelas, nem na rede de computadores, vai tentar acessar, correndo, a página da Companhia de Saneamento de São Paulo no link acima. Ou não?







EM ALGUMA ESCOLA POR AÍ

Não é que é verdade? Antigamente, tínhamos vergonha - nós e nossa família - das notas baixas obtidas na escola. Éramos repreendidos pelo baixo rendimento e os nossos 'mestres' SEMPRE recebiam o apoio e os elogios pelo esforço empregado. Mas, hoje, muitos pais acham mais fácil atribuir à escola e seus educadores os fracassos. 


PARABÉNS A ASSISTENTE SOCIAL

Primeiro, tenho de parabenizar os profissionais pelo Dia do Assistente Social, comemorado hoje. Depois, sou obrigado a homenagear minha companheira Márcia Direnna, orgulho para todos nós, por personificar e dignificar a profissão, desde quando colou grau há mais de 30 anos e quando ficou com uma das oito vagas no primeiro concurso público da Prefeitura de Quissamã (RJ), em 1994, onde atua até hoje. Por tudo que vem fazendo durante esse tempo, conseguindo manter, sempre, a  cabeça erguida a despeito do que alguns pouquíssimos tentam fazer para manchar seu currículo, a  Assistente Social Márcia Direnna merece nossas homenagens pelo respeito ao cidadão e ao código de ética  que jurou seguir.


   Assistente social, Márcia (1ª a esq), que implementou o Programa de Doação
   de Sangue em Quissamã, em 1994, no governo de Arnaldo Mattoso

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SEM PAI NEM MÃE


Agora que a Delta Construções começou a se tornar um 'bebê feio', - aquele que ninguém quer assumir -, bem que o governador Sérgio Cabral e o ex, hoje deputado federal, Garotinho, podiam tirar, de uma vez por todas, qualquer dúvida sobre quem é o pai da criança no Estado do Rio de Janeiro. Bastaria fazer o exame de DNA e o teste de paternidade para confirmar de quem é a culpa pelo nascimento do mal que supostamente vem sangrando os cofres públicos do governo do Rio ou, então, ambos jogarem tudo no ventilador. Um diz que o outro ofereceu mais vantagens, dispensou mais licitações e a amizade com Eduardo Cavendish é coisa do passado. Enquanto isto, a Delta, antiga menina dos olhos dos dois, fica quase órfã de pai e nós, pobres cidadãos, ficamos abandonados à própria sorte mendigando que alguma dessas cepeizinhas apure algo e puna culpados.










 

domingo, 13 de maio de 2012

BICHEIRO X SENADOR

A cada dia fico mais convencido que o N da bússola dos conselhos de ética do Congresso Nacional indica para o NÃO VAI DAR EM NADA NUNCA. É muito N para coisas tão simples, que deveriam fazer parte de sua verdadeira prerrogativa, isto é, apurar se houve crimes e falta de decoro de alguns de seus membros para, após o amplo direito de defesa, se condenados, perdessem o mandato e saissem, dali, algemados até um local onde cumpririam pena bem rigorosa. Simples assim. Mas, ao contrário, monta-se um espetáculo, duradouro e cansativo, faz-se requerimentos, convoca-se depoentes, arrola-se testemunhas tudo dentro da mais pura sintonia entre acusados e supostos acusadores, como fez o conselho, por exemplo, ao convocar o bicheiro Carlinhos Cachoeira para o dia 23 e o senador Demóstenes Torres, 28 de maio. Isto tudo para dar tempo de a defesa de um assistir ao depoimento do outro, se preparar melhor e esperar que surjam fatos novos. E ainda se blindar melhor pessoas que interessem ao sistema. Sistema esse onde corruptos e corruptores tenham a chance de se livrar das acusações e sair pela porta da frente de cabeça erguida. Se os parlamentares quisessem, de fato, seriedade durante as investigações e a verdade, só a verdade, os debates e as ilações, peças principais do cenário de um conselho de ética, deveriam ser transmitidos ao vivo e acontecer de maneira concomitante, se possível, com acareações e tudo mais que demonstrasse transparência do processo. Sem nenhum direito de permanecer calado.

FILANTROPIA EM QUISSAMÃ

Bom saber que em Quissamã (RJ) outras pessoas se preocupam com os animais, principalmente, cães e gatos abandonados e vítimas de maus tratos. É o caso dos veterinários Fábio e Mário que, de maneira filantrópica - rara nos dias de hoje, onde há muito mais pilantropia e misantropia - os atende em sua clínica nesta cidade e ainda os prepara para adoção. Que a atitude inspire outras 'almas caridosas' a fazer o mesmo. Pelo menos a não maltratá-los mais, como vemos por aí. Afinal, os bichos também têm sentimentos e merecem respeito e tratamento melhor.

PRA COMEÇAR A SEMANA

'A DIFERENÇA ENTRE REMÉDIO E VENENO É APENAS A DOSE'. (PARACELMO)

sábado, 12 de maio de 2012

DORNELLES AFIRMA QUE OCTÁVIO É FICHA LIMPA

O jornalista Xico de Paula da Gazeta do Litoral, (http://gazetadolitoralgmailcom.blogspot.com.br/)
com toda a sua vasta experiência de mais de 60 anos de praia e, eu, com meus quase 30 (mordam o rabo,  'coleguinhas'), somos obrigados à reproduzir que Octávio Carneiro pode figurar como pré-candidato a prefeito de Quissamã. Segundo ele, "a confirmação foi dada esta semana pelo senador Francisco Dornelles, que é presidente do PP no Rio de Janeiro. O nobre senador fluminense tem em mãos um levantamento completo da situação jurídica dos candidatos do PP  que irão disputar a sucessão municipal de outubro em todos os municípios do Estado do Rio". Tanto o 'velho guerreiro' de Quissamã quanto nosso senador merecem, no mínimo, respeito e consideração pelo que dizem.

DEMÔNIOS DA POLÍTICA

Os simoníacos estão em cada esquina de seu bairro, da sua cidade, do Brasil de um modo geral. Estão se alastrando, perigosamente, cada vez mais, na mídia, no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas, nas câmaras, como verdadeiras pragas. Simonia é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, etc., em troca de dinheiro. E de cargos. Cargos atrás de dinheiro. Traduzindo: olhos bastante abertos com igrejas, pastores, pastoras, bispos, bispas e políticos que usam da religião para atingir seus objetivos, geralmente, com objetivos pra lá de imorais, ilícitos, escusos em todos os sentidos. Poderíamos chamá-los, também, de demoníacos, verdadeiros leões em pele de cordeiro. Como estamos próximos de mais uma eleição municipal, aquela que vai definir o prefeito e os vereadores da sua cidade, bom mesmo é ficar esperto quando essa gente inescrupulosa se aproximar cheia de boas intenções. Afinal, está nas escrituras que "de boa intenção o inferno está cheio".



sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESTÍMULO À CORRUPÇÃO

A corrupção no Brasil está muito longe de ter os dias contados. Você já viu algum político, por exemplo, envolvido com fraudes, desvio de verbas, praticando nepotismo, escancarando os cofres públicos e com crescimento patrimonial incompatível atrás das grades? Nem viu e nem vai ver. E isto se dá por uma razão muito simples. Com o sistema jurídico que temos não há corrupção no Brasil. Praticamente, é impossível colocar pessoas que roubam o meu, o seu e o nosso dinheiro presas. A justiça brasileira consegue julgar de maneira mais célere quem rouba galinhas e deixar que bons escritórios de advocacia protelem desvios praticados por políticos que têm gordura para queimar. Se tivéssemos leis mais severas, que julgassem e condenassem corruptos, - não necessariamente com pena de morte como na China e alguns países árabes- , queria ver essa banda podre, essa gente sem escrúpulos que ganha dinheiro em detrimento dos serviços públicos de má qualidade ( que promovem a carnificina em ruas e hospitais, a humilhação dos aposentados e a ignorância nas escolas), rir da nossa cara e andar para o que pensam os cidadãos e a imprensa livre deste país. E ficar longe de porões frios e até de cadafalsos.


ACERVOS DO ESTADÃO E JB NA INTERNET

Preciosidade para estudantes, jornalistas, pesquisadores e leitores em geral: a partir de 23 de maio estará online — com acesso gratuito— o acervo de 137 anos do jornal “O Estado de São Paulo”(http://www.estadao.com.br/)  Serão mais de dois milhões de páginas disponíveis para consulta, desde a fundação do periódico, em 4 de janeiro de 1875. Mas é oportuno lembrar que também o JB, o “Jornal do Brasil”, tem seu acervo disponível para consulta gratuita pela Internet, graças a uma parceria com o Google.São 18.197 edições, cobrindo de 8 de abril de 1891 até 31de dezembro de 1999, com acesso em http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O MAIOR DO MUNDO

O jornal italiano Corriere della sera está promovendo uma enquete sobre quem foi o maior piloto de F1 de todos os tempos. Se você também acha que o Ayrton Senna merece seu voto clique no link abaixo e vote:
www.corriere.it/appsSondaggi/pages/corriere/d_96.jsp
Exiba image0011.jpg na apresentação de slides

JUIZ CORRETO

O juiz Eduardo Buzzinari Ribeiro de Sá, da 40ª Zona Eleitoral, condenou Gustavo Cerqueira de Carvalho, vereador do município de Três Rios (RJ), ao pagamento de multa de R$ 5.000,00 por entender que ele fez propaganda eleitoral extemporânea (antes do prazo oficial para as campanhas) ao promover um bloco carnavalesco distribuindo camisetas com a inscrição 'Gustavo Carvalho incentivando o carnaval'. Mesmo sabendo - ou, pelo menos, desconfiando - que existe uma lei proibindo isso (art. 36 da Lei nº 9.504/97), ele, certamente, quis fazer uma graça para cabalar votos e, além de perder dinheiro, mostrou que ao invés de trabalhar pela legalidade - sua prerrogativa principal - gosta de andar à margem dela. Quanto ao juiz, deveria ser homenageado tanto pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, quanto pelo do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, pois com a banalização da política, - e muitas vezes da própria justiça -, com a quase regra de se descumprir todas as regras pela conquista do eleitorado, sua atitude deveria servir de exemplo para colegas acostumados a fazer vista grossa para coisas assim.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

OPERAÇÃO PENTE GROSSO

O deputado federal Garotinho (PR-RJ) vai ter de se transformar num 'gigante' para suportar o pente grosso que deverão passar sobre ele. A devassa em todas as suas contas, o rastreamento de telefones, a nova tentativa em cassar a esposa, Rosinha, prefeita de Campos, impedindo-a de disputar a reeleição, bem como os processos de calúnia e difamação serão, apenas, um dos possíveis ingredientes da vingança do governador Sérgio Cabral e de outros contra ele. Além deste grande desafio e da pesada mão que deverá pairar sobre sua cabeça, Garotinho deve estar atento e preparado para a disputa das eleições municipais (daqui a cinco meses) e para a votação das emendas ( Ibsen Pinheiro e Vital do Rego) que pretendem redistribuir o pagamento dos royalties aos produtores, abalando as finanças dos estados do Rio e Espírito Santo e vários municípios. Pela experiência que possui, nestes mais de 30 anos de caminhada política, ele pode até encarar a 'missão' com certa tranquilidade, mas fazê-lo contra grupos tão poderosos como os que se avizinham deverá requerer muito mais que isto.


terça-feira, 8 de maio de 2012

À LUZ DA PSICO

DIAGNÓSTICO FECHADO

Esta semana é mais uma daquelas de grande aprendizado para todos nós. Estamos em pleno conselho de classe, onde professores, orientadores, diretores e psicólogo avaliam, basicamente, os alunos e suas turmas, seu comportamento, o desenvolvimento cognitivo e a interação aluno/família, aluno/escola, professor/aluno, etc. no bimestre. Embora o processo vise mais a avaliação, com o fechamento de notas, frequência, diário e um aceno para o perfil do educando e seus espaços de seu convívio maior ( salas, corredores, pátios, meios de locomoção, transporte) aproveita-se a oportunidade para troca de experiências, discussão sobre modelos adotados em outros centros de ensino, assuntos relacionados à dificuldades no próprio aprendizado e, nesta linha, surgem algumas dúvidas relacionadas a estas dificuldades e suas possíveis causas. Não raro escutar no bojo de algumas dessas discussões alguém falar sobre 'um diagnóstico fechado' de algum aluno que demonstra 'ter problemas' (transtorno, síndrome ou disfunção).
Primeiramente, precisamos partir do princípio de que diagnosticar uma doença mental - esteja ela em qualquer nível -, é sempre difícil para os profissionais que trabalham na área da saúde. É quase sempre multifacetada e não há um quadro claramente delineado para descrever esse estado mental, o que dificulta ainda mais um diagnóstico preciso. Outra questão importante é que o sofrimento não é só do paciente. A família inteira sofre junto e não raras vezes começam a apresentar problemas psicológicos que os acompanha até a sala de aula, a escola, o que requer um acompanhamento por parte desses profissionais. Muitas vezes o envolvimento é inevitável. Como já foi dito anteriormente, o diagnóstico preciso das doenças mentais é difícil. A situação piora ainda mais porque muitas vezes mais de um transtorno aparece no mesmo paciente. Por exemplo, a depressão muitas vezes aparece juntamente com a esquizofrenia. Só que neste caso não é possível afirmar se a depressão surgiu como uma reação, uma resposta à esquizofrenia ou se ela já a antecedia. Ou seja, é difícil estabelecer uma relação de causa e efeito nestes casos.Em relação às famílias, os parentes de esquizofrênicos tem maior probabilidade de apresentar os sintomas da doença. Além disso, eles também desenvolvem mais depressão e transtorno bipolar. Inversamente, pessoas que fazem parte de famílias depressivas tem mais risco de se tornarem esquizofrênicas. Mais uma vez não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito, pois não se trata de uma relação unilateral. Tendo isso em vista, os pacientes não podem estar sujeitos a um diagnóstico fechado, em que uma doença automaticamente eliminaria a outra. Ao contrário disso, é preciso reconhecer o parentesco entre os transtornos psíquicos e ter muito cuidado na hora de dar um diagnóstico e de indicar um tratamento.  Outra questão fundamental é o acompanhamento das famílias desses pacientes, já que o sofrimento atinge todos que o cercam e pode, inclusive, desencadear problemas psicológicos nos mesmos. Somente assim é que as famílias terão condições de cuidar e de apoiar o paciente durante todo o tratamento, que deve ser seguido rigorosamente para surtir efeito e garantir se não a cura, pelo menos uma melhora do quadro.




segunda-feira, 7 de maio de 2012

REABERTO SÓ O ZOO



Fechado à visitação desde julho de 2009, após uma série de mortes registradas de animais, o zoológico de Goiânia acaba de ser reaberto. Crianças e adultos voltaram a ter uma excelente opção de lazer, pois os bichos sempre exerceram forte atração sobre os humanos. Sobre contraventores, também. E como se trata de bicho, reforma, licitação (com ou sem dispensa), governos estadual e municipal, amigos-ursos - senador e deputados -, além de dinheiro em jogo, a pergunta que não quer calar é: tem ou não o dedo do megacontraventor Carlinhos Cachoeira nessa história? Mais um bom assunto para a CPMI do Senado e seus mosqueteiros da ética.





MAGO 'CABRAL' MERLIN

Parece que o governador, Sérgio Cabral, conseguiu, sem nenhum alarde e sem a tradicional mídia que ele tanto gosta, reativar o voo do Concorde entre a França e o Brasil ( mais precisamente entre o Rio e Paris) ou alugar um só pra ele e sua fiel, tradicional e refinada comitiva. Só assim mesmo, e com muito esforço, ele poderia, por exemplo, assistir ao show do U2 num sábado, - que acabou na madrugada do dia seguinte -, embarcar no supersônico e já estar despachando no Palácio Guanabara na manhã de segunda-feira, como fez em junho de 2009 e, certamente, outras vezes. Do jeito que ele é versátil, bom de voto e gosta tanto da cidade-luz, poderia tirar um título de eleitor francês para disputar as próximas eleições por lá ou ensinar ao novo presidente, François Hollande, como levar a vida que leva ganhando um salário de governador, ter muitos amigos importantes, -suspeitos de praticar irregularidades - e oferecer à população serviços públicos de má qualidade sem que nada aconteça. Mas, até lá, Cabral deve continuar fazendo suas 'cansativas' viagens internacionais, usufruindo das benesses que elas proporcionam e, quem sabe, esperando que alguma CPI o 'convide' para falar como consegue tantas dessas façanhas.




domingo, 6 de maio de 2012

O FLU. UM JORNAL.

O Fluminense comemora, esta semana, 134 anos de existência. Por lá passaram grandes nomes da imprensa nacional, - apesar de não ser o meu caso -, que naqueles corredores do jornal aprenderam na prática tudo que hoje sabem. Neste particular, o meu caso. Ter o saudoso, saudoso mesmo, Dr. Alberto Torres ( se tratava, assim, alguém por seu saber e sua condição moral) como 'mestre' a se interessar pela qualidade do diário ( repetido, apenas, às segundas-feiras) era um grande prazer, a despeito de todas as exigências que nos fazia sair de lá muitas vezes madrugadas a dentro. Hoje, nenhum de nós pode reclamar das limitações que O Fluminense apresentava, por ser o único grande jornal da região metropolitana a disputar espaços com os 'grandes' do outro lado da baía. A liberdade que tínhamos, ao gozar da confiança do 'caxias' Dr. Alberto, nos fez crescer a todos, aprender com as limitações e nos fazer impor perante os detentores das maiores verbas publicitárias. Aliás, esta era a única diferença entre O Fluminense e os outros. E que diferença, entre nós e os jornalistas de hoje.




PRA COMEÇAR A SEMANA

'Em breve, verás passar boiando no rio o cadáver do teu inimigo'.
                                     (provérbio hindu)

RIO SEM REGRAS

O Rio é, mesmo, um lugar sem regras definidas. Literalmente. A Operação Lei Seca que multa um ciclista, na ciclovia, por estar sem capacete, retrovisor e sem carteira não deixa dúvidas. Essa mesma 'operação', até pouco tempo, tinha como diretor um motorista que, supostamente, embriagado, atropelou e matou pessoas em Niterói. Será que este senhor fez o bafômetro, pagou multas, teve a carteira apreendida ou encontra-se preso? Se fosse com um de nós, tenho certeza que a coisa seria bem diferente. Falei, pronto!


MOVIMENTO PELA MORALIDADE

A proposta abaixo, de se fazer uma grande mobilização em São Paulo, não é minha. Ela deve estar no ICS coletivo de milhões de brasileiros que não aguentam mais uma carga tributária voltada para suportar os desvios praticados por Assembleias Legislativas de todo país - salvo, talvez, raríssimas exceções - e pelo Congresso Nacional, leia-se seus 'mandatários', sempre, bem próximos a contraventores, fraudadores e tudo que os torne bastante 'íntimos e sócios'. Os itens relacionados, referentes aos governantes, deputados e senadores, representam as principais mazelas praticadas por eles e o que se deve fazer, urgentemente, para acabar com a farra com o dinheiro público que só vem trazendo aumento da dívida interna, mais fome, insegurança e serviços públicos a cada dia mais caóticos. Portanto, toda vez que houver movimentos apartidários, cuja bandeira seja acabar com as mordomias e colocar atrás das grades todo e qualquer cidadão que tenha cometido crime, previsto em lei, com ou sem mandato, com imunidade ou não, estarei aderindo, repassando através de e-mail, colocando no blog e sugerindo que pessoas de bem façam o mesmo. E gritem BASTA!

"É... o clima lembra o período que antecedeu a revolução francesa. O terceiro estado (povo) clama por justiça. Um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a classe política (ainda sem data marcada). Este e-mail vai circular e será lido por centenas de milhares de pessoas. A guerra contra o mau político e contra a degradação da nação está começando. Não subestimem o povo que começa a ter conhecimento do que nos tem acontecido, do porquê de chegar ao ponto de ter de cortar na comida dos próprios filhos! Estamos de olhos bem abertos e dispostos a fazer tudo o que for preciso, para mudar o rumo deste abuso.Todos os ''governantes'' do Brasil, até aqui, falam em cortes de despesas - mas não dizem quais despesas - mas, querem o aumentos de impostos como se não fôssemos o campeão mundial em impostos.
Nenhum governante fala em:
1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários etc.) dos poderes da República;
2. Redução do número de deputados da Câmara Federal, e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países sérios. Acabar com as mordomias na Câmara, Senado e Ministérios, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do povo;
3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;
4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.
5. Acabar com o Senado e com as Câmaras Estaduais, que só servem aos seus membros e aos seus familiares. O que é que faz mesmo uma Assembleia Legislativa (Câmara Estadual)?
6. Redução drástica das Câmaras Municipais e das Assembleias Estaduais, se não for possível acabar com elas;
7. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades; Aliás, 2 partidos apenas como os EUA e outros países adiantados, seria mais que suficiente;
8. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc.., das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País;9. Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e famílias e até, as ex-famílias...
9. Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e famílias e até, as ex-famílias...
10. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado;
11. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.;
12. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;
13 Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós que nunca estão no local de trabalho). HÁ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE CONSULTORIAS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES....;
14. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder - há hospitais de cidades com mais administradores que pessoal administrativo... pertencentes Às oligarquias locais do partido no poder...
15. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar;
16. Acabar com as várias aposentadorias por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo LEGISLATIVO;
17. Pedir o pagamento da devolução dos milhões dos empréstimos compulsórios confiscados dos contribuintes, e pagamento IMEDIATO DOS PRECATÓRIOS judiciais;
18. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os ladrões que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente "legais", sem controle, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efetivamente dela precisam;
19. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas VALEM e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;
20. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos;
21. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimônio antes e depois;
22. Pôr os bancos pagando impostos e, atendendo a todos nos horários do comércio e da indústria.
23. Proibir repasses de verbas para todas e quaisquer ONGs;
24. Fazer uma devassa nas contas do MST e similares, bem como no PT e demais partidos políticos.
25. REVER imediatamente a situação dos Aposentados Federais, Estaduais e Municipais, que precisam muito mais que estes que vivem às custas dos brasileiros trabalhadores e dos Próprios Aposentados.
26. REVER as indenizações milionárias pagas indevidamente aos "perseguidos políticos" (guerrilheiros).
27. AUDITORIA sobre o perdão de dívidas que o Brasil concedeu a outros países;
28. Acabar com as mordomias (que são abusivas) da aposentadoria do Presidente da Republica, após um mandato, nós temos que trabalhar 35 anos e não temos direito a carro, combustível, segurança, etc.
29. Acabar com o direito do prisioneiro receber mais do que o salário mínimo por filho menor, e, se ele morrer, ainda fica esse beneficio para a família. O prisioneiro deve trabalhar para receber algum benefício, e deveria indenizar a família que ele prejudicou;
30- Finalmente, nossas desculpas por escrevermos algo tão longo. Mas é que são longos e cansativos os problemas nacionais".







sexta-feira, 4 de maio de 2012

CIDADE LARGADA

A popularidade do vereador Renatinho (PSOL), em Niterói, é indiscutível. Como também o número de problemas na cidade. Foi só parar para trocarmos uma ideia, em um de seus QGs, na Pereira da Silva com Gavião Peixoto, Icaraí, e isto ficar comprovado. Em poucos minutos, surgiram pedintes de todos os tipos, - e gostos - duas senhoras reclamando da indústria de multas e da truculência de guardas municipais e de trânsito (não sei se é este o termo certo) e um rapaz dizendo que tinha acabado de ter furtado seu capacete de motociclista, segundo testemunhas, por alguém de terno e gravata. Podem até parecer futilidades, mas a verdade é que se na zona sul, onde se pressupõe melhor padrão de vida, está assim, como devem estar se sentindo os moradores de outras áreas menos afortunadas da cidade?

O SILÊNCIO DE CABRAL

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, está sendo bombardeado por suas estreitas relações com empresários suspeitos de praticar várias irregularidades e não aparece para se defender. O famoso 'quem cala, consente' já começou a estar no inconsciente coletivo e isto depõe contra a imagem de um Estado que irá promover vários eventos de repercussão mundial. Como político eleito e custeado pelo dinheiro público, Cabral não deve e, principalmente, não pode se manter em silêncio. Não é prerrogativa sua sujar esta imagem e se sentir  imune, acima do bem e do mal, tampouco permitir que mostrem fotos de suas viagens pelo mundo em companhia de pessoas suspeitas e continuar apenas balbuciando pelos corredores frios do Palácio e nos bastidores da Assembleia e do Congresso Nacional que 'não mistura o público com o privado'. Também não é prerrogativa dessas instituições e de políticos blindar alguém  todos os dias apontado por práticas, no mínimo, estranhas. Como fez a maioria da Alerj, ao não assinar a CPI das viagens do governador e pretende fazer a do Senado, instalada para investigar  o megacontraventor Carlinhos Cachoeira.  

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CPI PRA QUÊ?

Finalmente, começaram os trabalhos da CPMI para supostamente apurar supostos crimes praticados por supostos roubadores do dinheiro público. Brincadeira alguém achar que com aquela turma do PMDB e do PT, tendo ao lado o ex-presidente e hoje senador, Collor de Mello, além de outros 'notáveis', o relator aponte as principais mazelas praticadas por Carlinhos Cachoeira, governadores e grandes empresários do país. É mais fácil o mundo acabar, agora, em 2012, do que esforçados políticos que participam daquele glamour colocarem alguém atrás das grades. O povo brasileiro já está se acostumando a ver CPIs terminarem em pizza ou ajudando a eleger novos deputados e prefeitos, como aconteceu, por exemplo, com o do Rio, Eduardo Paes, eleito logo após ganhar notoriedade ao fazer duras críticas ao PT e ao presidente Lula.


terça-feira, 1 de maio de 2012

SONHAR VALE À PENA


As eleições se aproximam e não custa sonhar. Vale à pena você imaginar, -sonhar mesmo-, algo mais humano e que se assemelhe ao mundo onde haja menos desigualdades. Não como fazem, por exemplo, alguns políticos e partidos que pregam isto na teoria, mas que na prática são completamente diferentes.

TRABALHO PARA BRIZOLA NETO

Nada como ter um novo ministro do Trabalho anunciado, exatamente, um dia antes da comemoração pelo Dia do Trabalho. O deputado federal, Brizola Neto (PDT-RJ) assume a pasta com a 'dura' missão de aumentar o número de carteiras assinadas, dizem alguns entendidos. E para marcar território e serenar os ânimos dentro de seu partido, base aliada do governo, dizem outros. Mesmo não sendo muito da preferência da presidente Dilma Rousseff, tampouco unanimidade entre os pedetistas, o neto de Leonel Brizola deve chegar com algum prestígio e com projetos na cabeça, apesar de até ele ter sido pego de surpresa. Ele e muita gente por aí. De qualquer maneira, fluminenses e capixabas passarão a torcer por este 'prestígio' junto à Câmara de Deputados já que ele foi - e deve continuar a ser (quem sabe?) - um ferrenho defensor pela manutenção dos royalties do petróleo para os produtores e a Casa deve votar a Emenda Ibsen Pinheiro que trata da redistribuição e modelo de partilha nos próximos dias. A propósito, emenda que, dizem, a presidente é bastante favorável.