quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

+ OU - RAPIDINHAS

1- O ex-vereador, 'mão amiga', novamente, faz ecoar pelas ruas de Quissamã a frase: nossa rádio vai entrar no ar! Tudo a ver e a tentativa é superválida, uma vez que Quissamã é a terra do 'tanto bate até que fura'. Ou para alguns, 'tanto bate até que sai fumaça'. Para ele, evangélico que é, só não vale a fumaça branca do Habemus Papam.

2- A Câmara Municipal de Campos fez bonito logo no início dos trabalhos legislativos na República do Chuvisco. Entrou de cara na Campanha de Doação de Sangue, numa parceria com o Hemocentro do Hospital Ferreira Machado. Uma que aplaudiu de pé a iniciativa foi a assistente social da prefeitura de Quissamã, Márcia Direnna, que implantou e viu fazer água - ao invés de sangue - a campanha de doação daquele município. ( grifo meu)

3- E por falar em fazer bonito, tomara que todos os milhares de vereadores por aí cumpram seu papel de fiscalizar e criar projetos que possam melhorar a vida dos cidadãos. Quissamã, por exemplo, tem no comando da Casa Legislativa, Marcelo Batista, velho companheiro vítima de algumas 'perseguições' e do Partido Verde, para o qual torcerei que não perca a pureza d'alma, tampouco se deixe levar por quaisquer formas de tentações.  

4- O discurso até pode ter sido de paz mas, na prática, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) apresentou, de uma só vez no seu primeiro dia de trabalho como vereador, 53 atos legislativos. Deste total, 25 são requerimentos de informações da administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB), seu afilhado político. Na lista estão incluídos, por exemplo, pedidos de balanços financeiros de órgãos municipais, detalhamento de repasses de dinheiro à prefeitura no Orçamento, custos e cronogramas de obras e até cópias dos contratos firmados entre a prefeitura e empresas de ônibus.

5- De parabéns a iniciativa da secretaria de Educação de Quissamã que determinou às escolas da rede fazer uma grande reunião com pais de alunos, corpo docente, direção e demais profissionais antes da abertura do ano letivo. Como a da semana passada, no Ciep 465 - Amilcar Pereira da Silva, quando se pode trocar informações sobre o trabalho na escola em 2013 e seus objetivos. Atitudes assim, certamente, elevarão o conceito de todos.

6- Na entrada da prefeitura de Quissamã, agora é a vez de alguns que estavam 'dentro' e agora estão  'fora' ( não significa que quem estava contra antes não esteja a favor hoje) fazerem fila para ver a banda passar. Com uma expectativa de arrecadação de R$ 300 milhões/ano, o município está cheio de gente assim.

7- O Congresso Nacional aguarda decisão do plenário do STF sobre os vetos presidenciais,entre eles o dos Royalties. Enquanto isso, a MP da presidente Dilma que destina os recursos dos royalties para a educação será apreciada pela Comissão Mista que foi instalada hoje. O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) foi escolhido relator, ele que teve seu relatório no projeto dos royalties rejeitado por 220 votos a 211. Para vocês entenderem são duas coisas diferentes. A MP trata do destino dos royalties, a votação dos vetos presidenciais define a distribuição, a cota dos estados, municípios e da União. ( blog do garotinho)


8- E por falar em Garotinho, a luta para voltar ao Guanabara será árdua. Deve encarar uma parada duríssima contra Pezão ou contra Lindbergh. Ou os dois. Uma coisa é certa: o Planalto e Sérgio Cabral serão as pedras na sua chuteira.

9- Me perguntaram em quem apostaria minhas fichas? Ainda é cedo. Muito cedo, mesmo. Independente de máquinas e mandatos, que todos têm, cada qual à sua maneira, vão pesar discursos populistas mais próximos à realidade da maioria da população fluminense que deseja candidatos ficha limpa e grupos políticos fortes.

10-  Nem sempre os físicos viajam na maionese, na cauda de um cometa ou se metem na política para conquistar algo no planeta Terra. De acordo com o professor em física, Marcelo de Oliveira e de moradores de várias cidades do interior do Rio, um meteoro pode ter passado, hoje, pelo céu da região norte fluminense, segundo ele, por Campos, Rio das Ostras e Cabo Frio. Como sempre, só fez uma curva quando passou em Quissamã, lugar onde a mídia espontânea, geralmente, passa longe.

11- Nada como moral e orgulho para levantar o astral. O convite para congresso internacional de blogueiros, nos EAU, nos deixa assim. Não é para qualquer um saber que trilha o caminho certo. A passagem já está na mão e a bandeira por um país menos corrupto também. Isto serve para a possibilidade de voltar a representar a Delegacia do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro.

12- O professor de Ciência da Informação, Manuel Núñez Encabo, acertou em cheio quando compara o trabalho de informar com a política, dizendo que se sente "envergonhado" ao ver como os partidos propõem de qualquer jeito códigos de ética. "Subordinar o público aos interesses privados é a maior violação ética. E daí vem a corrupção".Com conferências de imprensa que colocam mordaça nos profissionais, os políticos não são exatamente um exemplo. Núñez Encabo proclama que "sem direito de perguntar, não existe jornalismo" e que sem jornalistas, não têm sentido os meios de comunicação. “Quem garante a população informações verdadeiras e rigorosas, são os profissionais treinados. As redes sociais não substituem o jornalismo”, diz. O que não significa, em minha opinião, que as mídias alternativas não têm valor.

13- Por mais bobo que possa parecer, neste momento tenho até receio de fazer algo que lembre os números 11 ou 13. Tinha 11 rapidinhas mas resolvi colocar mais algumas, aproveitando a inspiração que é muita. Aí o número que apareceu, em seguida, foi o 13. Apesar de não estar atrelado - ou compromissado - a nenhum deles, mesmo porque respeito mas não adoto a numerologia (cabalística), vou escrever mais uns posts pois me parece ser a melhor opção. Por enquanto. É sensato e menos problemático.

14- Antigamente, muito antigamente, quando entrava na prefeitura de Quissamã respirava melhor. Agora são tantos os entraves para os alvéolos que desisti. Uma pena para quem acreditava que os dois pulmões pertenciam a uma só pessoa. Entretanto, ainda acredito que todo mal será extirpado e a doença desaparecerá. Olha que não sou pastor, hein!


15- Por falar em Quissamã, corre à boca miúda que a ordem é colocar "adversários" no final da fila. Ou, como não há perseguição (graças a Deus!, Oxalá! Pé de pato, mangalô três vezes!), ' tirar do freezer e colocar na geladeira' ( naquela parte de baixo). Quero crer que isto é à revelia de muitos que estão no atual governo de lá, inclusive do prefeito Octávio Carneiro, o qual acho que conheço relativamente bem e nunca vi fazer coisas assim.

16- Que frisson dar logo um DestAqui à coisa. Mas aprendi que o tempo é o senhor da razão.

17- Moçada de Quissamã e adjacências: os blogs são saudáveis mas exijam o fim do anonimato ou façam como este humilde blogueiro e a marca Havaianas. Não aceite as imitações.

18- Para encerrar: obrigado à legião de seguidores. Nada como se trabalhar com o factual, o descompromissado e não ter o 'rabo preso' ( desculpem a expressão). A luta continua. Sem nenhum interesse que não seja a manutenção da verdade. E você que está nos acompanhando agora? Pensa assim? Pode bater ficha comigo? Ou tem de pagar ( receber, primeiro) pra ver ou se resignar com a insignificância? ( mais uma vez, desculpem a presunção de que a verdade está comigo)