sexta-feira, 1 de março de 2013

RAPIDINHAS

* Quem é vivo sempre aparece. Nem que seja na porta da prefeitura de Quissamã para ser visto conversando 'um pouquinho' com autoridade eleita por seu partido. É o caso de ô ... (errou quem falou Zé Caxias)
* Há pessoas que entram na política para se dar bem do ponto de vista financeiro. Outras, pelo poder. Poder mandar, arrumar a vida da família, ganhar foro privilegiado, enfim, se utilizar do cargo. Mas onde ficam aqueles bem intencionados, que um dia pensaram em 'mudar o mundo' ? Pra infelicidade geral da nação, estes são minoria.
* O ex-presidente boquirroto Lula, do alto de seu alter ego, sua patologia psiquiátrica caracterizada pelos mais diversos distúrbios, durante comemoração (ou bebemoração) pelos 30 anos da CUT, se comparou ao ex-colega americano Abraham Lincoln. O 'cara', que ainda pensa que é Deus, deve ter assistido ao filme de Spielberg, comparando-o ao seu e feito o seguinte comentário: "O Oscar tinha que ter saído pra mim. Lula, o Filho do Brasil, é muito melhor, companheiros"!.
* A propósito: será que ele não queria dizer Abram o litro? Ou ao carro Lincoln, pois os dois bebem pra caramba?
 
* Tem gente duvidando que quando se fecha janelas, portas se abrem. É o caso de filhotes  de políticos que assumem cargos nas administrações públicas . É bom essa gente saber que o sábio abre as portas para a felicidade e fecha as janelas para a inveja.
* Toda vez que entra Papa, sai Papa, a gente conhece mais algumas expressões latinas. Desde ontem, mesmo, passamos a ouvir Sede Vacante ( período em que o governo da Igreja ficou entregue ao cardeal Carmarlengo, Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, a quem cabe anunciar a data do Conclave em que vai ser eleito no novo chefe da Igreja Católica).
* Em boca fechada não entra mosca. Podiam lembrar isto a muitos políticos que têm falado um monte de asneiras. Ouvido, também, pois estão cercados de bestas quadradas.

* Aproveitando a campanha Vem, Sean Penn!, acabo de lançar a Vem, Pezão! Trata-se de um convite para que o vice-governador e secretário de Obras do Rio visite a RJ-178, principalmente, no trecho compreendido entre Campos e Quissamã, na localidade de Dores de Macabu. Muito frequentada por professores, alunos e comerciantes dos dois municípios, o mau estado da estrada tem provocado acidentes (alguns graves, como o que causou a morte de uma senhora há poucos dias) e propiciado assaltos devido à redução da velocidade dos motoristas causada pelos enormes buracos e a lama acumulada. É uma pena que a estrada não possa ser usada com a mínima segurança e os usuários sejam obrigados a fazer um percurso maior e mais perigoso que é a BR-101. 

* Tomara que a boa parceria entre os municípios de Quissamã e Campos possa reforçar a Campanha Vem, Pezão! e o desenvolvimento na região, muito preocupada com a possível perda de recursos advindos dos royalties do petróleo. Com a votação da derrubada do veto presidencial, empreendimentos como o de Barra do Furado, idealizados pela prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (segundo o próprio blog do garotinho do dia 28), são cada vez mais necessários para evitar a falência nos municípios do norte fluminense. 

* E por falar no casal Garotinho, ele esteve em Brasília, esta semana, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, falando sobre o Complexo Farol-Barra do Furado,  das empresas parceiras que estão chegando e da geração de empregos que vai bater na porta de muito trabalhador. É muito importante que o governo federal apóie esse projeto. Também acho que é preciso ficar em cima e não marcar toca. Se precisar, lancemos outra campanha: Vem, Dilma!

 * É quase definitivo: a votação para derrubar o veto de Dilma sobre a redistribuição dos royalties do petróleo pode acontecer terça-feira. Estão sendo convidados representantes dos municípios e estados produtores, os mais prejudicados caso aconteça, para participar da sessão. Tomara que eles não gastem dinheiro dos royalties levando pessoas que em nada vão acrescentar o movimento.
* Perguntam-me sobre o tão esperado concurso para provimento de cargos na Prefeitura de Quissamã, previsto para acontecer em breve. Assim que souber de algo informarei, pois entendo a expectativa de todos para se obter um emprego público numa instituição que até hoje pagou em dia e administra excelentes recursos para cerca de 20 mil habitantes. E está localizada num lugar tranqquilo e de hábitos modestos e tradicionais.

* Quissamã vai ganhar uma agência da Caixa Econômica. As obras estão meio devagar mas, pelo menos, a população vai ter mais uma boa opção. Feliz daqueles que têm opções. De qualquer maneira, valeu a espera.
* Nada como um velho ditado para terminar uma coluna: Se queres conhecer alguém, dê-lhe poder.