sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SAÚDE POR FORA

Quando se trata de serviço público, pago, portanto, com nossa grana, há sempre a figura do intermediário. Agora, mesmo, no recrutamento de médicos cubanos para o País, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) vai receber R$24 milhões - 5% do valor total do acordo- até fevereiro para custear 'despesas indiretas'. Depois querem que a saúde melhore. Então tá.

PROMESSA É DÍVIDA

Se Niterói ainda deixa a desejar em termos de segurança, trânsito caótico e desordem no comércio, principalmente, nas ruas do Centro, o mesmo não se pode falar da acessibilidade digital. Já tem o maior percentual do estado de residências conectadas à internet, é o quinto município do Brasil e acaba de entregar à população mais um ponto wifi gratuito, desta vez na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí. O prefeito Rodrigo Neves, durante a campanha, prometeu deixar Niterói totalmente digitalizado e conectado. E, neste particular, está cumprindo.

DEPUTADO DON RATÓN

Alguém tinha dúvida de que o deputado Natan Donatan não seria cassado por seus pares? O que aconteceu naquela casa (cada vez mais minúscula) apenas comprova o predomínio do corporativismo que acoberta ladrões do dinheiro público vindos de todos os lados. E isto já sabíamos, pois ainda resta inteligência aos eleitores. Pena que o QI não seja suficiente pra limpar o Congresso ano que vem, uma vez que a maioria ainda se rende às tentações da carne, ao canto da sereia e, principalmente, à riqueza da viúva.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

GIGANTE ADORMECIDO

Um dos males do Brasil, hoje, é a submissão. Só para citar o exemplo maior, tem ficado, ultimamente, de joelhos para a Bolívia, um país sem a menor expressão ( não produz nada) que vive de royalties pagos pela exploração de gás natural vendido a nós, do contrabando e da folha de coca que seu presidente plantou um dia e gosta até hoje de mastigar. O Brasil ruge para os Estados Unidos e Europa, mas fica de joelhos para um país governado por um índio cocaleiro que diz detestar o capitalismo, Coca-Cola e rock'n' roll, mas adora as delícias da vida. Isto parece contaminar toda nação pois, do Oiapoque ao Chuí, o brasileiro vive com medo de expressar seu repúdio (graças à submissão), gritando bem alto contra aqueles que lhe fazem mal. Ainda bem que surgiram as redes e os movimentos sociais das ruas para amenizar um pouco essa dor.

ABRE O OLHO, ZOINHO!

O deputado Zoinho tem de abrir os olhos ( parece até gozação, trocadilho, mas não é) para não cair numa arapuca ou na precipitação do aliado Garotinho, presidente do PR, seu partido. É que ele pode assumir a vaga do prefeito cassado de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), mas para isto tem de renunciar ao mandato na Câmara federal. A ministra Laurita Vaz, do TSE, até negou a liminar pedida pelo prefeito cassado mas sabe como é: seguro morreu de velho.
 

SAÚDE ESTÁ UMA M....

Você que se levanta bem cedo e procura um posto de saúde com uma criança febril no colo, entra na fila de um desses hospitais vagabundos e insalubres, tem um filho com problemas mentais trancafiado em casa por falta de vaga em um CAPS, está com várias artérias entupidas podendo enfartar a qualquer momento, o pulmão congestionado de catarro dependendo da contratação ou boa vontade de um pneumo, uma perna quebrada e a outra quase gangrenada há três meses mas depende da convocação do médico através de concurso público, uma hanseníase não diagnosticada, cólicas e diarreias diárias, uma dor de dente dos diabos mas tem de aguardar sua vez vinda de uma tradicional politicagem de algum coordenadorzinho de saúde (pasmem) bucal ou uma doença venérea por não poder comprar antibióticos, infelizmente, seus problemas vão continuar. Não adianta esperar médico de fora, nem de Cuba, pois a verba da Saúde, quando não é desviada, vai toda para mordomias, por exemplo, tais como despesas médicas no Hospital Sírio Libanês pagas pelo Senado. Para se ter ideia da farra, sob o comando de Renan Calheiros, o Senado gastou em seis meses 70% a mais do que o total pago em 2012 para atender congressistas, dependentes, servidores e até ex-senadores e seus cônjuges no hospital paulista. E, como consolo para quem não tem um bom plano de saúde, enquanto você espera o atendimento, geralmente, 10, 12 horas na fila, se sentir vontade de ir ao banheiro não se preocupe pois, pelo menos, haverá papel higiênico para limpar o ..., isto se ele não estiver sangrando por falta de cirurgia de hemorroida.
 

PASSANDO DOS 200 MILHÕES

O Brasil já tem mais de 200 milhões de habitantes. Segundo cálculo do IBGE, a população brasileira em 2013 é de 201.032.714 pessoas. A tendência é de crescimento cada vez menor até que a população começará a cair. O número de habitantes vai diminuir a partir de 2043, depois de um período de baixíssimo crescimento, chegando a 218,173 milhões em 2060. O recorde da população, segundo as projeções, será de 228,350 milhões de habitantes, no ano de 2042. Também houve mudança em relação à expectativa de vida, com os brasileiros vivendo mais, porém não tanto quando o previsto. Nem como deveriam.

MEDICINA PELO AMOR DE DEUS

Nunca São Lucas (Lucas, o evangelista, o médico amado), foi tão lembrado como agora. O padroeiro da classe pregava o amor ao próximo e a profissão por vocação, não por dinheiro, o mesmo que alguns médicos estão dizendo ao desembarcar no Brasil para trabalhar. Principalmente os cubanos salvacionistas, contratados, que chegam ao Brasil com emprego garantido, isentos de qualquer exame de capacitação, que seria o mínimo (Revalida) para o exercício da medicina. Ao invés de programas como o 'Mais Médicos', precisamos de outros tipo "Mais Seriedade" e "Mais Vergonha na Cara". Chega de fazer caridade aos 'comunas' com chapéu alheio, no caso, nosso dinheiro e de dar mesada aos irmãos Castro.


TIPO SANGUÍNEO NA CNH

O Brasil é atrasado em vários aspectos. Carrega-se um monte de documentos no bolso e a promessa de um único, contendo várias informações, a exemplo da carteira de habilitação americana, não sai do papel. Mas, enquanto isto não acontece, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) conseguiu aprovar a inclusão do tipo sanguíneo em todas as emissões de documentos expedidos pelos órgãos oficiais do Estado, inclusive na habilitação, facilitando o atendimento médico do portador em caso de acidente.

DONADAN PARA PRESIDENTE

Se faltava algo para mostrar o quão a Câmara de Deputados é corporativista e seus membros, na maioria das vezes, só pensam em si mesmo, a partir de agora não falta mais. Mesmo condenado pelo STF e preso por formação de quadrilha e desvios de verba pública, o ex-deputado, ou deputado Natan Donadan (PMDB-RO) -  não sabemos mais -, se livrou da cassação. Para que houvesse coerência entre a decisão do Supremo e a voz das ruas, que condenam e exigem políticos corruptos atrás das grades, eram necessários 270 votos mas apenas 233 votaram por sua saída da vida pública. E através de voto secreto, mais uma das excrecências praticadas naquela casa das leis, cada vez mais minúscula e fora dos propósitos.

VOCABULÁRIO DE DILMA

A presidente Dilma Rousseff não consegue se libertar do passado. Suas entrevistas mostram um lado agressivo, ainda ligado a movimentos terroristas - do qual fez parte -, e isto faz mal à saúde, aos projetos de reeleição e nossos ouvidos. Sobre a retirada do senador boliviano, por exemplo, ela cita o período em que esteve no DOI-CODI, fazendo comparações entre o céu e o inferno, neste caso governo e terrorismo, esquecendo-se que agora ela é poder e, portanto, não pode aceitar atos ilegais e excessos como ela mesma praticou. Nesta linha, acaba de ir pra TV dizer que tem 'bala na agulha para frear o dólar', linguagem chula usada, geralmente, por foras da lei. Dona Dilma deveria mudar tal comportamento, procurando se libertar de arquétipos que fazem tão mal.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

TÁ CHEGANDO A HORA...

... que eu tenho que ir embora. Essa famosa marchinha de Carnaval não deve sair da cabeça de muita gente em se tratando de política. Os secretários Zaqueu e Minc, do Estado do Rio de Janeiro, deputados petistas licenciados, por exemplo, podem estar com os dias contados caso o senador de seu partido, Lindbergh Farias, insista em enfrentar o PMDB do governador Sérgio Cabral, atual chefe dos dois e que apóia Luiz Pezão para sucedê-lo. A sopa de letras e nomes, conluios e negociatas, pode fazer entornar o caldo ou mesmo azedar se os dois maiores partidos nacionais não chegarem a um consenso. Quem deve estar torcendo muito pra isto é o mestre-cuca Garotinho, outro pretendente ao Palácio Guanabara.
 

POLÍTICA EM BAIXA

Fizeram uma pesquisa na Espanha para avaliar a confiança da população pelas instituições. As políticas ficaram em último lugar, com apenas 6 % de aprovação. Não me surpreenderia se por aqui a coisa mostrasse resultado bem parecido.
 
 

RIO SEM TRANSPORTES

Há dois anos, o Rio viveu mais uma tragédia anunciada e provocada pela omissão das autoridades. O bonde número 10 de Santa Teresa matou seis e feriu 56 pessoas. E  ninguém foi punido. Nem o secretário de Transportes, Júlio Lopes, que dois meses antes do acidente recebeu um relatório pedindo melhorias na segurança do sistema e deve tê-lo jogado num cesto de lixo repleto de outras reivindicações de usuários de barcas, ônibus, trens e metrô. Mas neste país é assim mesmo. Pra ganhar sustentabilidade e governar com mais 'liberdade', se coloca pra dirigir os transportes públicos políticos que não sabem, por exemplo, que a roda é redonda faz tempo.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

COLHER FRUTO SEM PLANTAR

Você sabia que o Ministério Público Federal está investigando, em todo Brasil, 1.789 denúncias relacionadas a fraudes em concursos públicos? Organizá-los, em nosso país, virou um negócio lucrativo. Até empresa fantasma existe na área e é preciso estar atento. As fraudes nos concursos seriam sintomas de uma sociedade pouco acostumada à igualdade e à meritocracia ( Salvem a meritocracia!). A velha malandragem, que marca a formação histórica brasileira, continua mais viva que nunca nas subjetividades de muitos candidatos.

NITERÓI + EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói tem feito um bom trabalho. Lá, a educação é levada a sério. O mesmo não se pode dizer do local onde fica o prédio da secretaria, no Centro, cujo comércio, muitas vezes, pirata, tomou, literalmente, ruas e calçadas próximas sem que as autoridades façam seu devido papel. É um verdadeiro festival de mercadorias irregulares, vendidas por camelôs, muitos, igualmente, ilegais, sem nenhuma educação. O prefeito Rodrigo Neves, que, ao assumir, determinou choque de gestão, poderia estender a fiscalização até lá, como fez em algumas áreas nobres - tendo sido aplaudido por isto -  pois Niterói também é educação, cultura, turismo e a número um do estado em qualidade de vida. Não no Centro.
 

 

AMOR À PÁTRIA

Há de se reconhecer que a presidente Dilma Rousseff, como boa petista que é, comete muitos erros. Mas uma coisa a gerentona tem de sobra: coragem. Toda vez que tentam colocar em prova sua autoridade, independente de compromissos políticos, ela põe pra fora. Como fez com o, agora, ex-ministro Antônio Patriota, no caso do senador boliviano. Espero que nesta mesma linha, dona Dilma também não permita que o presidente daquele país 'hermano e muy amigo', Evo Morales, fique por aí achando que é o maioral, intervenha em empresas brasileiras, traga prejuízos ao Brasil e não tome nenhuma atitude como fez o padrinho Lula.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PRA COMEÇAR A SEMANA

Existe algo muito mais escasso, fino e raro que o talento.
É o talento de reconhecer aos talentosos.
Albert Hubbard

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ATO MÉDICO

De um lado alguns médicos, que atribuem como sendo responsabilidade, exclusivamente, sua, o diagnóstico das doenças, prescrição de medicamentos e indicação de tratamento complementar aos pacientes. Do outro, profissionais, igualmente, de 13 áreas de saúde, ou seja, que também prestaram juramento para fazer o melhor pelo doente, portanto, visando o mesmo que os médicos. A verdade é que alguns congressistas-lobistas, como os médicos Caiado e Chinaglia, mal-acostumados a levar no grito, mais uma vez, querem manter a reserva de mercado - sustentando a base e interesses eleitorais ( quem sabe, profissionais?) - derrubando o veto da presidente que pelo menos deseja mudar a situação caótica da saúde no Brasil, onde predominam a morosidade e a burocracia. E isto parece estar incomodando a turma do jaleco branco e do esteto, muitas vezes pendurados num canto de alguma sala de uma fria repartição do serviço público. Pelo bem de toda a prática visando celeridade e eficácia no tratamento, é bom que se lhes dê a equipe multiprofissional a possibilidade de, por exemplo, realizar diagnósticos em protocolos já estabelecidos no SUS. Insinuar, como alguns médicos estão fazendo, que esta equipe quer avançar nas prerrogativas de suas funções e as estatísticas apontam ser ela responsável pela maior parte das infrações é colocá-los, todos, numa vala comum e se esquecer de que nela também encontram-se maus médicos a cometer, todos os dias, os mais variados crimes contra o cidadão.



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PLANO ELEITORAL

Mais de 25 milhões de pessoas têm plano de saúde no Brasil. Todas que conheço reclamam de alguma coisa quando precisam recorrer ao serviço. Desde o valor pago mensalmente até a ponta, no caso, o atendimento dos profissionais. Mas como era de se esperar, já que falta menos de um ano para o início das campanhas eleitorais, a classe política, aquela que não tem problema na área de saúde pois a população lhe dá respaldo e guarida (vota e paga seus salários e banca outras mordomias que incluem excelentes planos), tem discursado dos abusos. E mais uma vez, a maioria dos eleitores vai acreditar. E votar nessa gente.
 

OVO DO GOVERNO

Nosso governo se assemelha, muito, à história do ovo. Em alguns episódios faz um grande estardalhaço, como quando a galinha põe ovos. Em outros, fica em silêncio como a pata, tal qual o episódio dos brasileiros presos na Bolívia. Não entendo por que tanto  estardalhaço por causa da detenção de um brasileiro no aeroporto de Londres. Só porque é brasileiro não pode ser interrogado? Comigo, mesmo, já aconteceu coisa parecida em alguns aeroportos internacionais e, há dois meses, tive até de fazer cara de paisagem no Aeroporto do Cairo por causa de seus problemas internos. Mas tô aqui, vivo sem nenhum 'trauma".

domingo, 18 de agosto de 2013

MENSALINHOS E MENSALÕES

Faltando 16 meses para o término de mais um governo do PT, é mesmo questionável - e prematuro - dizer que o mensalão foi o maior escândalo do País. Nunca se sabe o que mais aparecerá na Ilha da Fantasia, local de PACs, espúrios acordos e de sacolões. Uma verdadeira caixinha de recordes e  surpresas. Isto se aplica a vários outros governos, dos mais variados partidos, que ainda têm 40 meses para o fim.

SALTO EM NITERÓI

Tenho vaga lembrança do trampolim público da Praia de Icaraí, demolido há quase 50 anos. Não lembro de seu auge mas meu pai, 'Celhão' Direnna, amante do mar, campeão de natação e remo, conta que, além de usá-lo, presenciou várias competições nacionais importantes. E para reviver aqueles tempos, será construída, no local, uma nova plataforma especificamente para etapa do Red Cliff Diving, campeonato mundial de salto de penhasco que acontece nos dias 27 e 28 de setembro. Niterói é a primeira cidade da América Latina a sediar a disputa. Niteroienses saudosistas ou, simplesmente, admiradores do esporte vão poder ver de perto 'feras' saltando mais de 27 metros.
 
                                                   (foto do também saudoso "Tio Fonseca")
 
 
 

STF X UFC

Do jeito que as coisas estão no STF, com constantes apartes, bate-bocas, acusações, encerramentos de sessão (luta)  por nocaute ou golpe baixo e até WO (falta de quórum), chicanas, marmeladas com presumíveis resultados e tudo, é possível que Dana White contrate o presidente Joaquim Barbosa e alguns de seus pares para as próximas lutas de UFC.

NITERÓI NÃO PODE PARAR

Niterói continua com o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do estado e sétimo do país. Mas isto tem um preço e a administração pública não pode desgrudar do aspecto migratório que procura, exatamente, maior qualidade de vida. Se Niterói vem enfrentando problemas na saúde, segurança e transportes, se o comércio está em crise e o trânsito cada vez mais caótico, é preciso que o poder público municipal melhore o plano estratégico a cada dia, empreendendo ações perdidas numa mesma proporção de quem também perde posições por este motivo. E o prefeito Rodrigo Neves sabe muito bem. Seu choque de gestão tem de ser ampliado e direcionado para todo município, em todas as áreas. É preciso revitalizar a máquina administrativa, cujo modelo precisa se libertar dos compromissos políticos, aliás, que fizeram Niterói perder posições nos últimos IDHs. 

GUERRA NO STF

Ou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tem, mesmo, seríssimas restrições quanto à atuação de boa parte de nosso judiciário e à maneira como se pratica a política no País ou bem poderia trabalhar em novelas mexicanas. As recentes cenas e discussões travadas no STF entre ele a Ricardo Lewandowski e Dias Tóffoli são a mais autêntica prova de que tem algo estranho no reino. Se tivesse de escolher uma opção, ficaria com a primeira pois, quem tem origem das camadas mais desfavorecidas da população, como Joaquim Barbosa, não pode traí-la dizendo uma coisa e fazendo outra, participando de um teatro onde o público, no final, chora por causa da corrupção, dos baixos salários, insegurança, saúde e educação de baixa qualidade.

LULA-SEM-CABEÇA

Dona Dilma até recuperou uns pontinhos na pesquisa, é verdade. Verdade, também, é que milhões de brasileiros acreditam em sacis e mulas-sem-cabeça ( nada contra o Lula, o qual ainda acredito que sai do armário e assume a candidatura petista), parte do folclore nacional e da folclórica política nacional. Mas e daí? Todo mundo sabe, inclusive, nosso folclórico povo, que nunca se gastou tanto em propaganda e tem uma hora que a pessoa começa a acreditar em fadas e Papai Noel. E até nas pesquisas.
 
 
.

PRA COMEÇAR A SEMANA

Podemos escolher o que semear,
mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos.
(Provérbio Chinês)

REPÚBLICA DO PARTIDO

O duro tom das críticas de Garotinho em relação aos outros pré-candidatos a governador prenunciam a guerra do ano que vem. Na convenção do PR em Quissamã, por exemplo, disse que Lindbergh nunca trabalhou na vida, ganhava dinheiro para provocar quebra-quebra quando estudante e que nunca concluiu curso algum. Ou seja, vagabundo e mau aluno. Já o vice-governador Pezão foi até chamado de gente boa, tinha sido colocado na vida pública por ele e era digno de pena. Só não ouviu-se o que Garotinho pensa de César Maia, seu 'aliado' na eleição de 2012 quando os filhos a disputaram ( aliás, ficando muito mal), que vem crescendo muito nas últimas pesquisas.   

sábado, 17 de agosto de 2013

RAPIDINHAS DE QUISSAMÃ

1- O município de Quissamã, que já tem detém uma das maiores rendas 'per capita' do País, deve estar beirando outra grande marca: maior número de igrejas evangélicas por metro quadrado. Pelo número de templos, deve-se cometer muitos pecados por lá. Aleluia, amém, oxalá!
 
2- E por falar em Quissamã, simpático - e ex-pacato - município de pouco mais de 20 mil habitantes, circula pelas redes sociais que católicos farão, hoje, uma manifestação pelo pároco local que foi afastado de suas atividades na Igreja Nossa Senhora do Desterro sem muitas explicações.
 
3- Também circula, desta vez pelas ondas de rádio comunitária, a convenção do Partido da República (PR), que acontece, hoje, na Câmara de Quissamã. Deputado Garotinho, certamente, marcará presença com vários de seus correligionários e representantes políticos da região, o que, por n razões, representa casa cheia logo mais.
 
4- A convenção do PR abre a temporada para a realização de outras dos muitos partidos políticos no município. Aliás, são tantos que este deve ser mais um de seus recordes.
 
5- São tantos os ex-personagens políticos de expressão em Quissamã, desaparecidos nos últimos meses, que se podia até lançar a campanha 'ONDE ESTÁ VOCÊ?' No caso, 'ONDE ESTÃO VOCÊS'?

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NITERÓI AGRADECE

Niterói é um lugar privilegiado por vários aspectos. Tem belezas naturais incomparáveis, uma população super-atenta, não só aos problemas do município mas aos que acontecem no País e políticos (gestores) preocupados em dar mais qualidade de vida à população. Como o prefeito Rodrigo Neves e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, que se reuniram esta semana para tratar da cogestão do Horto Botânico de Niterói, sede da secretaria, Emater-Rio e Pesagro. O espaço possui centenas de árvores nativas da flora brasileira, representa uma das mais importantes áreas verdes do município para o lazer da população e, se depender dos dois, a falta de integração entre governos não continuará, muito menos o desrespeito para com o niteroiense e os turistas que o visitam.
 

COBERTOR CURTO

Que ninguém se engane com os índices de criminalidade em Niterói. A tendência é que aumentem, pois o cobertor está cada vez mais curto do lado de lá da ponte. A cúpula da Segurança Pública está toda preocupada com os vários problemas na Capital - incluindo o Caso Amarildo, o descrédito da população com a eficácia das UPPs, a recente mudança do comando-geral da PM  e seus desdobramentos -  e não serão os enfrentados pelos niteroienses que vão tirar o sono do governador Sérgio Cabral ou deixá-lo sentir frio. Isto serve para os municípios do Interior, cuja violência também é crescente.

AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS

O governo petista, que nos últimos 10 anos incentivou as pessoas a adquirirem seus veículos, reduzindo o IPI, diz que a gasolina precisa ser reajustada muito em breve e que isto poderia ajudar a reduzir o preço das passagens de ônibus, por exemplo. O prefeito-poste, Fernando Haddad, de São Paulo, está entre os que defendem um reajuste de 20%. Agora, os que se endividaram com a aquisição do bem, correm o risco de deixá-lo parado por causa do preço dos combustíveis.
 

COMEÇOU MAL

Muitas vezes, pode-se concluir, logo de cara, a que veio alguém quando entra no serviço público. O ministro Luís Roberto Barroso, por exemplo, ao estrear a toga de magistrado da mais alta Corte de Justiça do País no julgamento da Ação Penal 470, questiona se o Mensalão foi o maior escândalo do País. Diz, ainda, que "não há corrupção melhor ou pior, dos 'nossos' ou dos 'deles'". Levando-se em consideração que o novo ministro do STF foi indicado pela presidente Dilma Rousseff, portanto, pelo PT, recordista de escândalos de corrupção, não se poderia esperar conduta diferente quando afirma que a culpa é nossa, dos brasileiros, como fez Barroso.


ONDE ESTÁ AMARILDO?

Se as autoridades do Rio não sabem nem quando o governador Sérgio Cabral está, devido às várias 'fugidinhas' para Paris, imagine se vão saber onde se encontra o corpo - provavelmente, morto e enterrado - do pobre do Amarildo. Fala sério!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

NOVA APLICAÇÃO DOS ROYALTIES

Muita gente está curiosa para saber o que o deputado Garotinho, marido da prefeita de Campos, município produtor de petróleo e, portanto, grande arrecadador de royalties, pensa sobre a aprovação do projeto que destina 75%  para a educação e 25% para a saúde. A turma quer saber o que o casal vai fazer com a dinheirama nas áreas de educação e saúde e com o que vai sobrar quando o pré-sal começar a brotar do fundo do mar. Nos últimos dias, eles têm falado muito pouco sobre o assunto.
 

DIREITO DE VOTAR

Acabo de conversar com um cidadão de 72 anos e portador de deficiência física que acaba de atualizar seu título de eleitor para, segundo ele, 'exercer o direito de votar contra aqueles que criaram e participaram da quadrilha que, entre outras, criou lei reduzindo minha aposentadoria conquistada após 33 anos de serviço em uma só empresa, enquanto o seu grande líder fazia piquetes de greve para impedir os outros de trabalhar'.

KITS NAS ESCOLAS

Um bom projeto (oba!) acaba de ser aprovado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Sancionado, o Poder Executivo poderá fornecer microfones e amplificadores às escolas públicas. Para os professores que cada vez mais têm de gritar ( não só para o aumento de salários), a disponibilização  do aparelho, que inclui sistema de sonorização em todas as salas de aula, diminuirá os problemas vocais uma vez que o uso excessivo e inadequado da voz e as condições impróprias de trabalho estão entre as principais causas dos problemas enfrentados pelos mestres.
 

A SERIEDADE DO SUPREMO

Não dá mais para o brasileiro ficar parado vendo a banda passar. O que aconteceu, ontem, no Supremo Tribunal Federal, durante a votação dos recursos de condenados pelo Mensalão foi, no mínimo, de arrepiar. Em dado momento, no calor das discussões, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, pede ao ministro Dias Toffoli que vote de maneira séria, ouvindo dele, imediatamente, o pedido para que presidisse de maneira séria. Isto, em um país sério, além de suscitar muitas dúvidas, daria uma confusão dos diabos. 

A ELITE DO CARA

Lula acaba de dizer ( e deve escrever em sua coluna no NYT), durante solenidade em Brasília, que "Dilma Rousseff já está reeleita e que isso incomoda a sociedade elitista brasileira". O 'cara' não deve saber mais diferenciar as elites, a estratificação social como um todo no Brasil, pois ninguém vem sendo mais elitista do que ele mesmo, ao ser atendido no Hospital Sírio Libanês, psicografar artigos em jornal americano e ter várias despesas bancadas pela mesma sociedade elitista, entre elas palestras no exterior. Sem falar nos bons vinhos, charutos, enfim, first class em tudo.
 

MAIS EDUCAÇÃO

A Educação no Brasil parece que agora vai. Pelo menos é o que todos esperam. Foram aprovados 75 % dos royalties do petróleo para o setor, proibição de lanches gordurosos nas cantinas das escolas e, até, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para os alunos que terminarem as três últimas séries do ensino fundamental. Ficarão, faltando, 'apenas' uma melhor remuneração dos profissionais, maior rigor com a aplicação das verbas e, claro, os estudantes voltarem a ter mais interesse e respeito dentro das salas.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PREFEITO ASTUTO

Novas possibilidades precisam ser levadas a sério pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, quando trata-se da eleição do ano que vem. Precisamente, para governador do Rio. O negócio de insistir apoio a Pezão, por causa de sentimentos de gratidão, por exemplo, não cola mais. Ele representa os niteroienses e sua obrigação é fazer o melhor pelo município, independente das brigas palacianas. Por sua representativa liderança, ele deve ouvir bem todos os pré-candidatos para que Niterói, num futuro próximo, não caia em desgraça sofrendo qualquer represália.

MÁS COMPANHIAS NA POLÍTICA

Tenho muita pena daqueles que se deixam influenciar, se envolver, mesmo, por pretensões de outrem. Principalmente, de políticos que, por exemplo, se deixam levar por pessoas cujas pretensões são obter alguma vantagem. Tal qual a Lei de Gérson, aliás, prática comum na política nacional. Ridículo ver gente, notadamente simples, do interior, se submeter a isto, acreditando que as pessoas que a cercam são 'suas amigas'. A dica é manter a coerência, mesmo porque com a tecnologia de hoje fica fácil resgatar fala e imagens recentes e qualquer deslize pode ser fatal. Isto serve para quem foi 'rei' e, de repente, corre o risco de perder toda majestade por causa das más companhias.

NITERÓI ISOLADO

Comerciantes de Niterói fizeram, outro dia, mais um luto pela morte de tradicional empresário da cidade. O crime aconteceu na porta de seu estabelecimento em plena luz do dia e, como sempre, chocou a todos que ainda não se acostumaram com o aumento da cruel estatística dos últimos anos. E jamais se acostumarão. Não adianta autoridades ligadas à segurança do estado atravessarem a Baía e, com os tradicionais blá-blá-blás, não resolverem o problema do baixo efetivo de policiais, que inclui o compartilhamento com Maricá, o fim dos PROEIS, a impossibilidade de serem instaladas UPPs e outros argumentos que não nos convencem mais.

CONCURSO EM QUISSAMÃ

Ano que vem, teremos eleições para presidente, governador, deputados estaduais e federais e uma vaga de senador. E, como determina a Constituição federal, quem deseja entrar pela porta da frente do serviço público tem de estar preparado para os concursos que se avizinham, exatamente, um ano antes do pleito. Um deles deve ser para a prefeitura de Quissamã, que pode realizar o seu em breve. É bom o candidato estar muito bem preparado pois aquele município, localizado a 250 km do Rio e de algumas vantagens, tem atraído cada vez mais gente. Sendo assim, é bom 'meter a cara' nos livros e ficar de olhos e ouvidos abertos para fazer a inscrição.
 

FARRA NA POLÍTICA

Enquanto milhões de brasileiros sofrem para chegar ao trabalho, os congressistas continuam a receber Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar. A tal da Ceap. Você que, certamente, também sofre com baixos salários, insegurança e nas filas dos hospitais não deve saber que deputados e senadores recebem, em média, cerca de R$ 400 mil por ano só para bancar despesas necessárias ao bom exercício do mandato. Entre elas estão auxílio para divulgação do mandato, passagens aéreas, aluguel de veículos e gastos com combustíveis. Como se vê, está tudo errado e o país precisa ser passado a limpo. Mesmo. Pra começar, as manifestações sérias (sem baderneiros e sectários) têm de continuar. Com o povo indo pras ruas - e  urnas - mostrar força suficiente no sentido de retirar desiguais benefícios e colocar atrás das grades corruptos e usurpadores, aliás, a maioria dos vossos políticos brasileiros.

CULTURA DO QUEBRA-MOLAS

Nada mais simbólico do que a colocação de quebra-molas. Quando um município começa a espalhá-los, de maneira quase centimétrica, fica claro que sua população não respeita sinalizações muito menos tem bom-senso para andar nas ruas e avenidas. Pior ainda é quando se coloca os dito cujos bem altos, que ao invés das molas, muitas vezes danificam outras partes do veículo.

MICO DA SEMANA

Cheguei à conclusão que a maioria dos políticos está desacreditada por dois fatores: a corrupção, ainda, a hors concours nacional e o excesso de projetos improváveis, muitos beirando ao ridículo. Como o de deputado do Rio que obriga condomínios residenciais a manter, para casos de emergência, desfibriladores externos em suas dependências. Mesmo sabendo que a existência do aparelho reverte a parada cardiorrespiratória, o projeto, aprovado e sancionado, tem tudo para se tornar mais uma daquelas milhares de leis não cumpridas.  Enquanto faltam médicos, remédios e até desfibriladores nos hospitais, sobram políticos achando que vivemos em algum país nórdico.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PRA COMEÇAR A SEMANA

O caminho mais certo para evitar-se o fracasso
é decidir vencer.
Sheridan

À MODA DA NORUEGA

O primeiro-ministro da Noruega usa e abusa da originalidade quando se trata de melhorar a vida dos cidadãos. Prova disso é que ele, outro dia, se fez passar por motorista de táxi e ia perguntando aos passageiros o que achavam sobre este ou aquele serviço público. Tem administrador por aí que precisaria se disfarçar, no mínimo, de motorista de ônibus, tamanho são os problemas de sua cidade ou estado. Em se tratando de país, localizado abaixo do Equador e governado pelo PT, nem se fala Teria de vir como piloto de Airbus.

sábado, 10 de agosto de 2013

MARGINAIS NO PODER

O senador Ivo Cassol (PP-RO) cometeu crime de fraude em licitações quando era prefeito de Rolim de Moura. E o Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou a 4 anos, 8 meses e 26 dias de prisão em regime semiaberto. Mas a cassação ou não de seu mandato caberá ao Congresso Nacional. Esta é mais uma das grandes aberrações praticadas no país, onde corruptos saem de um poder e vão legislar em outro com todas as prerrogativas que a lei oferece. O Brasil só avançará, mesmo, quando quem desviou qualquer coisa da população, se condenado, vá para trás das grades independente da condição financeira ou cargo que ocupe. 
 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MUDANÇAS EM NITERÓI

O Egito tem vivido dias terríveis. A bagunça no trânsito, as ruas ocupadas, falta de segurança, comércio clandestino e o caos nos serviços públicos, amparados pela corrupção, parece ser a palavra de ordem por lá. Pude ver isto de perto, dias atrás, quando lá estive e, apesar das belezas das Pirâmides de Gizé, Alexandria e Aswan, o gosto foi de não voltar mais àquele país. Lamentavelmente, tenho sentido o mesmo clima em Niterói onde camelôs fazem o que querem -onde e como querem- delinquentes abordam pessoas com as mais variadas intenções, sem-teto e craqueiros se multiplicam sem nenhuma atenção das autoridades e transportes estão à deriva. Tomara que a cidade faça um verdadeiro choque de ordem de cabo a rabo e as pessoas voltem a sentir orgulho de morar numa cidade com boa qualidade de vida. De fato e de direito. O prefeito Rodrigo Neves ainda tem tempo para isto. Mas é preciso se mexer logo.
 

NEM PÓS NEM PRÉ-SAL

Pra quem vive, exclusivamente, do petróleo, é bom ir colocando as barbas de molho. É que, além da guerra nacional pelos royalties, a Economist acredita que o preço do petróleo está próximo ao seu pico. De acordo com a revista, a demanda, e não a oferta, pode vir a cair. Nos países ricos a demanda já chegou ao seu pico e cai desde 2005. Outro grande motivo para que se crie novas alternativas de arrecadação, oriunda da famigerada autosustentabilidade - a do discurso diferente da prática para a maioria dos políticos  - é que a tecnologia automotiva também mudou. Avanços rápidos nos motores e no design dos veículos também ameaçam a hegemonia do petróleo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

DOENÇA BUCAL

O serviço odontológico público em Carapebus, cidade localizada no norte-fluminense, parece que vai mal das pernas. Ou das bocas. É que técnicos do Ministério da Saúde interditaram, ontem, seu Centro de Atendimento, apesar da arrecadação milionária. Tomara que na vizinha Quissamã a coisa esteja sob controle absoluto e não venha a sofrer tal constrangimento já que, agora, responsáveis costumam agir com muito rigor impedindo, por exemplo, que profissional da área, após ter feito especialização em 'Pacientes Especiais', possa praticar, gratuitamente, em um de seus consultórios. Como fez, outro dia, um de seus coordenadores, sem nenhum motivo plausível. Pelo menos, que saibamos. Talvez, para ele, plausível seja o mesmo que a ética para o senador Lobão.

LINDBERGH EM PAZ

O senador Lindbergh entrou na TV, para o programa do PT, seu partido, com a dupla missão de falar mal do governo do Rio mas sem atingir o governador Sérgio Cabral. Como ele não sofre de esquizofrenia - pelo menos aquela diferente dos políticos - e ninguém é bobo, não conseguiu. Sua 'missão de paz', com um olho no padre e outro na missa, isto é, pensando nas eleições e no apoio do PMDB, não surtiu muito efeito. Lindbergh falou, por exemplo, que o estado precisa se equilibrar com o Brasil, cuidar de quem precisa e fez alusão ao enriquecimento ilegal de pessoas ligadas ao governo. Como se pode ver na telinha, o duelo titânico já começou valendo dedo no olho, puxão de cabelo e até soco nas partes mais sensíveis. 

CHOQUE DE GESTÃO NA VILA

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, independente de ter conquistado a maioria dos votos dos moradores da Vila Pereira Carneiro e adjacências, precisa dar uma passadinha naquela tradicional e bucólica localidade para ver de perto o que está acontecendo ali. Pra começar, ela se tornou um grande estacionamento a céu aberto e local preferido para aulas de direção, onde várias auto-escolas fazem balizas e ensinam seus alunos a dirigir 'em paz'. Quem não tem sossego são aqueles acostumados a sair de suas garagens quando desejam, deixar seus filhos brincando nas ruas e travessas e passear tranquilos com os animais de estimação. Aliás, como sempre fizeram. Aliás, como fizemos quando crianças na Pereira Carneiro dos nossos antepassados.


MÉDICO DE VERDADE

A presidente Dilma Rousseff e os ministros da Saúde, Alexandre Padilha e da Educação, Aloísio Mercadante, precisam parar de 'brincar de médico'. Enquanto tratam do Mais Médicos, do Revalida e de importar médicos de Cuba, as pessoas continuam sofrendo atrás de tratamento ( quando têm a sorte de serem 'atendidos') ou morrendo em macas, corredores e nas mãos de maus profissionais. A coisa é muito mais séria do que parece e não vai adiantar vir com politicagem. Nem quebrar o termômetro. Para se ter ideia, o resultado da primeira chamada do Mais Médicos mostrou que metade dos escolhidos formou-se entre 2011 e 2013, ou seja, é praticamente recém-formada, provavelmente sem residência ou treinamento para urgência e emergência. Quanto ao Revalida e à importação dos supostos profissionais, aptos a melhorarem a saúde no Brasil, o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) considera a medida eleitoreira, irresponsável e desrespeitosa.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

LINDBERGH EM PRIMEIRO

De agora até o início das próximas campanhas eleitorais, em se tratando de disputa para governador do Rio, muita coisa ainda pode acontecer. Mas, até agora, a preferência pelo nome do senador Lindbergh Farias (PT) já começa a ganhar robustez. Em várias pesquisas, seu nome aparece em 1°, como a do Instituto Ideia, com 18 % das intenções de voto seguido por Marcelo Crivela (PRB), com 17.5 %;  Anthony Garotinho (PR), 13,5%; Pezão (PMDB), 11,5%; César Maia(DEM), 8,5% e Miro Teixeira (PDT), 4,3% que entrevistou 1.500 pessoas no estado do Rio.

 

SENADO SEM ÉTICA

Definitivamente, o Congresso Nacional deixou de ser a Casa do Povo. Agora, além das negociatas, mentiras e do lobby praticados pela maioria, tornou-se casa de gente arrogante que, inclusive, define ética como algo abstrato. Relator do projeto que altera o código de conduta dos senadores, Lobão Filho, afirma que "o que é ética para você pode não se para mim". O senador, que está lá, justamente, por causa da falta de ética (sem voto algum, assumiu a suplência deixada pelo pai que foi para o ministério das Minas e Energia) em nada nos surpreende pois apenas representa um grupelho voltado ao toma lá dá cá para o qual ética, compromisso com os verdadeiros interesses da população e respeito com o dinheiro público inexistem. Portanto, danem-se os valores morais.
 

sábado, 3 de agosto de 2013

DISPUTAS DE 2014

Proseávamos, outro dia, na frente da prefeitura de Quissamã, eu, Quim Pessanha e um ex-vereador e ex-deputado por São Gonçalo quando, os três,  surpreendentemente, concluíram que no período da Copa do Mundo e campanhas eleitorais do ano que vem haverá grandes manifestações, maiores mesmo que as recentes. Correrão risco o torneio esportivo e as pretensões de muitos políticos. Mesmo assim, Marina Silva, da REDE e o próprio escrete poderão surpreender saindo-se bem nas disputas.

ESPECIAL SANTA ROSA

Jamais poderia deixar de registrar o reconhecimento do 'time' de colunistas do Santa Rosa pelos 35 anos de luta de Sílvia e Tácito Tani à frente do tradicional jornal niteroiense. E ao belo - e saboroso -bolo feito para a  ocasião. Parabéns a todos!
 

PRA COMEÇAR A SEMANA

Não há maior cativeiro que a ilusão, maior força que a disciplina, maior amiga que a sabedoria, nem inimigo mais terrível que o egoísmo.
(Gheranda Samhita)

DILMA E O DIABO NA TERRA DO SOL

Como tudo que costuma vazar do governo, comenta-se que dona Dilma teria dito: 'Vou fazer o diabo e não vou ser eleita'. Se já não bastassem os 39 ministérios ( não fossem as ruas, quase emplacam o 40°), agora vamos bancar mais a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S/A ou Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA). Mas a brincadeira não para por aí. Para acomodar um novo "cumpanhero", vejam o cargo que foi criado no governo federal: "Coordenador da Coordenação-Geral de Produtividade do Departamento de Produtividade e Inovação da Secretaria de Competitividade e Gestão da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República". Fica faltando criar o Ministério da Caça - porque o da Pesca já temos - para, na linguagem dos petistas, ''cassar' os mandatos de quem não se alinhar conosco. Conosco, não, com eles. Eu, hein!. 

TAMU FULECO

Aquele amigo meu, com a tradicional gaiatice, enviou esta sugestão para o novo nome do mascote da Copa do Mundo de Futebol que, tudo indica (ou não indica), acontece por aqui ano que vem. Vale a brincadeira e o alerta.

O NOIVO LINDBERGH

Que não se enganem os entusiastas da candidatura do deputado Garotinho, ao governo do Rio, por algumas pesquisas. Com a queda de popularidade de Cabral e a inércia de Pezão - que não decola nem amarrado em o nome - quem fica melhor na fita é o senador Lindbergh, outro pretendente a sentar no trono do Guanabara. Embora alguns aliados - e puxa-sacos - do, agora, humilde governador fluminense, achem cedo demais para se descartar Pezão, a verdade é que há uma forte polarização entre Lindbergh e Garotinho onde o senador petista pelo Rio parece começar a levar alguma vantagem pois o namoro PMDB-PT pode dar casamento logo logo. Alianças já foram encomendadas.
 
 
 

PAÍS DO FUTEBOL E DA BAGUNÇA

O ministro da Defesa, Celso Amorim, aquele que joga nas onze e costuma mudar de ministério e até de partido com certa facilidade (dependendo de quem está na liderança) disse que o Brasil está pronto para receber outros grandes eventos referindo-se ao sucesso da Jornada Mundial da Juventude. Se o ministro estiver cuidando da defesa da pátria, usando parâmetros esdrúxulos como estes, é melhor que a pasta volte a ficar nas mãos de quem entende do assunto, como o pessoal das Forças Armadas. Ano que vem, não virão pra cá somente pessoas prontas a ouvir palavras santas e peregrinar por casas de desconhecidos, dormindo no chão, comendo farneis e andando quilômetros a pé sem reclamar. Serão milhões de turistas, chegando com dinheiro no bolso, dispostos a se divertir, pagando hoteis e restaurantes caros, bebendo muito e reclamando se os serviços continuarem ruins como estão. Mais uma vez, um ministro da presidente Dilma tenta ser laudatório com o governo e nos convencer que vivemos no país das maravilhas.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ESPERAR O QUÊ?

Lembro-me, bem, do trágico dia em que escutei de um veterano político, em plena campanha, que 'eleição era assim mesmo, despudorada', insinuando que valia até pacto com o capeta. Para se ter uma ideia de que isto acontece no Brasil, de cabo a rabo - geralmente, do próprio diabo  -  como a maioria dos petistas segue esta cartilha, é bom lembrar o Lula e o Fernando Haddad abraçados com Paulo Maluf. Revendo a cena, o que poderemos esperar de pessoas como o ex-presidente, do poste Dilma, seus ministros e da base alugada? O que poderá se esperar deste partido que nos governa há mais de dez anos? Resposta: falta de ética e vale-tudo. Aliás, muita malandragem e política do pão e do circo, onde pão são as políticas assistencialistas como, por exemplo, PACs, bolsas família, presidiário, crack e, por fim, bolsa prostituta em fase de aprovação, tudo dentro do programa Brasil sem Miséria. Já o circo, seriam os megaeventos, com destaque para os Jogos Mundiais Militares de 2011,  Copa das Confederações de 2013, Campeonato Mundial de 2014, Olimpíada de 2016. Isso sem considerar o Rock in Rio, o carnaval e os grandes clássicos do futebol.
 

CONGRESSO DOENTE

O senador José Sarney está doente. Apesar de tudo, torcemos para que se restabeleça. Torcemos, também, para que seu sucessor, Renan Calheiros e o colega da Câmara, deputado Henrique Alves, expliquem as exigentes vozes das ruas, por exemplo, por que em quatro meses de gestão, em valores constantes, o Congresso Nacional desembolsou R$ 140 milhões a mais do que no mesmo período de 2012? Isto tudo depois de os dois parlamentares anunciarem diversas medidas para controle de gastos. (Confira aqui a tabela de gastos do Congresso). De gestores assim, o Brasil não precisa. 

A HUMILDADE DE CABRAL

As entrevistas concedidas nos últimos dias pelo governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, são o mais genuíno ( não confundir com o deputado condenado, José Genoíno, do PT, embora haja similares particularidades) exemplo de desfaçatez. Da autêntica cara de pau, mesmo. O estilo Cabralzinho paz e amor está bem longe de ser aceito por aqueles que, nas ruas - e muitas vezes na torcida de seus lares - vêm se manifestando contra gente que comete vis e desprezíveis atos, como desviar dinheiro, dilapidar patrimônio, usar a máquina em proveito próprio, negligenciar em relação aos serviços públicos e outras formas de 'se dar bem'. Ir pra mídia e reconhecer seus erros, justamente, agora, quando o bicho tá pegando ( usando a linguagem da malandragem carioca), é uma demonstração inequívoca que Cabral, um dos representantes maiores da esperteza política nacional, acha que tudo passsará, as manifestações cessarão e somos, todos, idiotas.

QUANDO UM BURRO FALA...

O outro diz 'Amém'. Ainda tem político acreditando neste ditado e achando que vai se dar bem nas próximas eleições. A força demonstrada nas ruas e nas redes sociais vieram para ficar. Podes crer. O cara que acha que vai fritar alguém por baixo dos panos e depois ressurgir com soluções mirabolantes e, no fim, se dar bem, deve colocar as barbas de molho. Neste caso, o 'cara' pode ser o Lula, ex-sapo barbudo que, segundo a presidente Dilma, não voltará porque nunca saiu.  Aquele governador, que depois das mais variadas estripulias como andar de helicóptero oficial pra lá e pra cá com comitiva familiar, viajar à Europa só Deus sabe quantas vezes - nem Alerj, TCE e MP devem saber - para integrar uma gangue de guardanapos, despencar nas últimas pesquisas e ainda querer emplacar seu vice goela a baixo, pode ser outro bom exemplo desse tipo de gente que sequer ouviu falar sobre a invenção da roda e uma tal de internet. Como o do Rio, Sérgio Cabral, que mesmo com modestíssimos 12%  começou a admitir ter lhe faltado humildade e isto ser suficiente para reverter a grande impopularidade. Finalmente, aquele prefeito, também eleito como poste, que acha ser possível fazer uma boa administração, de maneira independente, transparente, sobretudo honesta, ignorando compromissos assumidos com os 'patrocinadores (sempre com muita fome), é bom não se esquecer que sua cara, de repente, pode chafurdar na lama vítima das manifestações de milhões de pessoas que não aguentam mais a política praticada. Neste caso, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, apresenta tal perfil. Mas pode ser qualquer outro dos 5.600, com igual perfil de achar que a sujeira pode ser jogada pra baixo do tapete e a saúde melhorar quebrando-se o termômetro. 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PREÇO DO PROGRESSO

Conhecemos Quissamã nos anos 70. Nos instalamos no então 4° distrito de Macaé, mais precisamente na Praia João Francisco, principal balneário daquele que é hoje um município de pouco mais de 20 mil habitantes. Não havia água encanada, muito menos luz e as opções eram, por exemplo, levar água para beber, gelo no isopor, adquirir geladeira a gás, caixas de vela e lampiões. Nunca reclamávamos, pois tínhamos o principal que era a certeza de ficarmos com portas e janelas abertas e desfrutarmos da tranquilidade, segurança e beleza do lugar. Mas tudo  mudou. E muito. Conquistamos água, luz e outras vantagens como a estrada pavimentada. Não podemos afirmar que na praia, e em Quissamã todo, pode-se ficar à vontade, indiferentes àquela criminalidade que, um dia, não imaginamos chegar com seus mais variados e contumazes casos de roubos, assassinatos e até sequestros.