sexta-feira, 29 de agosto de 2014

BARCAS À DERIVA

Hoje, ao voltar do Rio de lancha, pela primeira vez ficamos esperando 'desocupar uma ponte para atracação', conforme anúncio do serviço de alto-falante. Ficamos quase à deriva por 10 minutos. Olha que sou do tempo daqueles horríveis bancos de madeira e do longo percurso de meia hora. As Barcas S.A não conseguem fazer seu trabalho de boa qualidade mesmo.

CÉSAR MAIA SENADOR

Anos atrás, um dos meus votos para senador foi para César Maia. Por sua trajetória, personalidade forte e, principalmente, pela competência como administrador. Ontem, durante o encontro no Clube Português, em Niterói, carimbei o voto logo após lhe falar que ele não poderia levar 'por baixo das pernas' de outros candidatos. Apenas sorriu e, com humildade ( parecia estar debutando na política), nos agradeceu pela consideração. E pelo 'conselho'.
fotos: Ric Pereira

DORNELLES EM NITERÓI

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), boa praça e competente de montão, foi até Niterói abraçar alguns de seus muitos amigos. E eu estava lá entre os convidados. O convite serviu para falar um pouco de seus planos caso Pezão seja eleito governador tendo ele ao seu lado como vice. A experiência e o carisma de Dornelles têm ajudado a campanha. Na festa de ontem, no Clube Português, não podiam faltar outros de seus companheiros do lado de cá da ponte, como os deputados estaduais Comte Bittencourt e Felipe Peixoto e o ex-secretário Paulino Moreira Leite.
 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DIA DO PSICÓLOGO

Depois de muito ( bota muito nisso) tempo de profissão, nem nos lembramos mais de comemorar a data. De qualquer maneira, obrigado a todos que se lembraram que É HOJE, nos enviaram os parabéns e uma das mensagens mais psicanalíticas que conheço.

COMPADRIO

O que mata ( ou mamata) os governos é a mania de dar cargos em retribuição a 'favores' prestados. E muitas vezes a corruptos ou pessoas sem a menor capacidade para ocupá-los. Como fez a Venezuela, ao indicar a filha de Hugo Chávez, María Gabriela Chávez, como embaixadora assistente da Venezuela nas Nações Unidas. Seria uma história de herdeiro político de sucesso, não fosse um detalhe: a ascensão de María Gabriela está repleta de críticas, interesses obscuros e, principalmente, corrupção no país. Aliás, muita corrupção, desvios, etc., seguindo a maioria dos manuais da política do lado de cá do Equador. 

EMBROMATION NA TV

Para não fugir às regras de um bom e velho debate na TV, nossos candidatos a presidente da República fizeram o que sabem e conhecem bem. Partiram mais para o enrolation, sarcasmo e a polarização já visando um provável segundo turno. As críticas se sobrepuseram às propostas e programas de governo, haviam intenções deliberadas e um jogo de cena, frustrando quem queria começar a definir o melhor para o Brasil antes de desligar a TV e ir dormir. Mas, pelo menos por enquanto, isto não passou de um sonho e milhões de eleitores continuam a conviver com a indefinição e a ideia de que são todos muito parecidos. Pra não dizer iguais. 

HELP NA UFF

Alunos de biologia da Universidade Federal Fluminense querem respostas sobre a construção dos novos prédios no campus Gragoatá. Assustados com os últimos acontecimentos, eles querem saber por que as obras estão tão lentas e o novo ambiente de estudos e pesquisas, que deveria estar pronto em 2011, não passa de um sonho. Segundo eles, "o Instituto de Biologia da instituição, no campus Valonguinho, foi interditado por problemas estruturais. Rachaduras e infiltrações fizeram com que uma engenheira da própria UFF declarasse risco de desabamento. O prédio foi reaberto após um novo laudo determinando o remanejamento e retirada de alguns móveis e aparelhos dos laboratórios que eram mais pesados. Apesar disso, nem todas as salas estão em funcionamento, alguns laboratórios terão que encontrar outro lugar para funcionar e os alunos continuam pressionando a reitoria". E nos pedindo help pois o medo os cerca todos os dias.

MORTES NO AR

Teorias da Conspiração e período eleitoral à parte - quando a emoção fica mais à flor da pele - , não devemos nos esquecer que Eduardo Campos não foi o único a morrer durante a campanha. E em acidente aéreo. O mesmo aconteceu com os candidatos a governador do Rio Grande do Sul, Salgado Filho, em 1950 e Clériston Andrade, ao governo da Bahia, em 1982. Outras tragédias envolvendo políticos e que permanecem até hoje suspeitas foram as de Nereu de Oliveira Ramos (1958)  presidente da República interino durante três meses; Roberto Silveira (1961), governador do Rio de Janeiro, na queda de helicóptero em Petrópolis; Castelo Branco (1967), quando um caça da FAB atingiu seu avião quando fazia o percurso entre Quixadá e Fortaleza e de Ulysses Silveira Guimarães que morreu em um acidente de helicóptero em 1992. A aeronave voava de Angra dos Reis para São Paulo, quando caiu no mar. Seu corpo nunca foi encontrado.


terça-feira, 26 de agosto de 2014

VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

Um companheiro me chamou a atenção para a nota em que fiz referência ao slogan "Vota que eu Volto" circulando em carros de Niterói. Só que, segundo ele, no adesivo está escrito " Volta que eu Voto". No fundo, mesmo, é tudo a mesma coisa e uma questão de semântica e interpretação - no mínimo interesse -, pois, certamente, diz respeito ao desejo de se ver algum figurão da política da cidade de volta.

DEU M PRA GAROTINHO

A campanha de Garotinho a governador pode ter dado m. Por sinal, uma grande M já que fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) lacraram o Centro Cultural Anthony Garotinho  por ter sido encontrada no local, semana passada, enorme quantidade de fraldas que vinham sendo distribuídas juntamente com um cadastro com o nomes de grávidas que ainda receberiam um kit enxoval. No centro cultural também foi encontrado material com o nome “Missão Palavra de Paz”, ONG criada por Garotinho, ligada à editora Palavra de Paz, da qual o candidato é sócio. Como se vê, a coisa não é brincadeira de criança e, se bobear, pode feder muito mais ainda.


SURRA EM VEREADOR


Tem gente por aí que não aceita as mentiras dos políticos que só aparecem em época de eleição. Estão dispostas, até, a dar-lhes uma surra. Nas urnas e, se puder, no lombo mesmo.

domingo, 24 de agosto de 2014

SEM CURRAL

Acho louvável que a Procuradoria Regional Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio discuta medidas de curto prazo para combater os 'currais eleitorais'. Só que, lamentavelmente, com a cultura implantada há décadas (ou será séculos) do toma lá dá cá e da perpetuação dos especimens parentais e dos corruptos acho mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha. Fala-se, até, em tropas militares para acompanhar o processo no Estado mas certo era que as ações fossem permanentes e a Justiça implacável com quem comete crimes. Sejam eles eleitorais ou não. Mesmo assim, é melhor pingar do que faltar, já dizia o velho ditado.

PRA COMEÇAR A SEMANA

"A queda acompanha a petulância; a glória acompanha a humildade." (Manúcio)

MARCAÇÃO DE ROMÁRIO

O ex-jogador Romário, com sua 'experiência' de quase quatro anos como deputado, parece que pegou o gostinho pela política. Tanto é que, na disputa pela única vaga para o Senado, vem fazendo coisas inimagináveis. Ele nunca gostou de marcar ninguém em campo, mas, agora, pede voto em cada cantinho do Estado por onde passa, como fez em Quissamã, município do Norte Fluminense com pouco mais de 17 mil eleitores. Andou pelas pequenas ruas, apertou mãos e abraçou simpatizantes. O baixinho só não conseguiu desamarrar aquela carranca.

BATALHA FINAL

Segundo todas as pesquisas, pode se dizer que três candidatos disputam a presidência da República: Marina, Dilma e Aécio. A primeira herdou a vaga do falecido mas, com perdão pelo trocadilho, é olhar pra ela e sentir uma coisa meio morta. Mesmo com cara de quem comeu e não gostou e sua maneira de falar devagar quase parando, ela tem conquistado a 'simpatia ' do eleitorado. Já a presidente Dilma vem conseguindo se manter na linha nem ...... nem sai de cima. Apesar de todo o poder da máquina e de algumas alianças espúrias, como no governo do Rio onde 'apóia' quatro candidatos, ela perdeu pontos importantes. Quanto a Aécio, quem diria, parece começar a deixar o segundo lugar e a provável disputa no segundo turno. Seus argumentos para defender excessos praticados quando governador de Minas não vêm funcionando. Sem falar nos outros que andam pelas redes sociais.  Como ainda falta pouco mais de um mês e a participação em debates e nos programas eleitorais costuma ser decisiva, pode ser que aconteçam mudanças. Não sei. É pagar pra ver!
 

POST MORTEM

Vivo estivesse, Eduardo Campos poderia ter ganho a eleição presidencial. Pelo menos para a maioria das pessoas que, após a tragédia que o vitimou com mais seis pessoas, afirma que ele era o melhor e iria votar nele. Ou são os efeitos da martirização ou há forte exagero nisso aí.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

CORDA PARA SE ENFORCAR

Confesso que já estava perdendo as esperanças na mudança política. Mas, ontem ( segunda-feira), a entrevista de Dilma Rousseff na TV Globo não deixou nenhuma dúvida: ela é mesmo um poste e tem de haver renovação. Como muita gente enganadora que anda por aí, a presidente mostrou a que veio, ou melhor, que ainda não veio e não tem condição de enganar a todos por mais quatro anos, defendendo pontos de vista que desconhece com grande profundidade. Quando se trata de falar dos muitos problemas brasileiros, a presidente se perde, é difusa, prolixa e o pior, tenta enganar a todos ao vivo na TV e nos discursos que, aliás, não sabe fazer. A esperança recai, agora, na Justiça que tem de fazer sua parte alijando outros enganadores da vida pública, fazendo cair a máscara e quando necessário, tirando-os do convívio e deixando-os órfãos daquilo que mais amam, o poder que costuma usar para humilhar pessoas e ampliar seus escusos negócios oriundos, sempre, da velha e detestável corrupção.

domingo, 17 de agosto de 2014

sábado, 16 de agosto de 2014

PRÉ E PÓS SAL

Essa é pra quem tá ansioso com as eleições. Não só os candidatos que querem se dar bem, ganhar novos cargos e ver mais dinheiro na conta (sem falar naqueles que têm ambições políticas maiores). É que o preço da gasolina deve ocorrer após cinco de outubro e, segundo cálculo preliminar do reajuste, deve ser entre 5,5% e 6%. Quem depende do combustível deve prestar atenção nas propostas dos candidatos e preparando o bolso pois, vença quem vencer o pleito, o aumento virá. Ainda dizem que temos petróleo pra dar e vender.


DENTISTA NO IML

O dentista, além de odiado pela maioria da clientela, às vezes ainda fica incumbido de outras tarefas nada agradáveis. O de Eduardo Campos, por exemplo, teve de ir ao IML de São Paulo, com urgência, reconhecer sua arcada dentária pois acabara de fazer tratamento odontológico estético para aparecer na TV, como esconder um dente rachado.

VICE DE MARINA

A coisa vai esquentar assim que sepultarem os corpos de Eduardo Campos e os outros seis que estavam a bordo do Cessna.  O jogo do poder prevalecerá e Marina Silva vai ter trabalho para arranjar um vice. É que ela e o mais provável, deputado Roberto Freire, presidente do PPS ( um dos partidos da coligação), não se bicam. Nem por um decreto. Talvez com um 'decretozinho' e uma 'conversinha'  que atendam a interesses. Dias atrás ( antes do acidente), Freire classificou de ‘grande equívoco’ a aliança de Campos com ela. Os potenciais vices são de Minas, Pernambuco e SP. É ver pra crer.

COMOÇÃO NO AR

Em muitos aspectos, ainda somos um país de piiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!! Memória à cultura e respeito às tradições e figuras ilustres, nem pensar. Vale mais o que o cara conseguiu roubar. Na vida pública ou na privada. Aliás, lugar onde gente assim deveria sentar quando fosse para prisão. Esta semana, mesmo, a Justiça do Rio determinou a desocupação em até 30 dias do Aeroclube do Brasil (ACB), em hangares do Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio. A sentença do juiz vem do processo de despejo que a Infraero move contra a entidade há mais de um ano. Fundado por Alberto Santos Dumont em 1911, o centenário Aeroclube tornou-se ícone da aviação civil, escola de milhares de pilotos. Será que não existia uma outra alternativa que não provocasse a comoção entre aeronautas e historiadores. ‘O ACB foi o verdadeiro berço de uma multidão de aeronautas e todo mundo sabe disso. Menos a maioria dos políticos fluminenses que só pensa em se reeleger e levar vantagem pessoal, sem olhar pro céu e pra terra.

FUNDO NAS INVESTIGAÇÕES

Independente de qualquer Teoria da Conspiração, a morte trágica e surpreendente do presidenciável Eduardo Campos (PSB) deve - e tem de -  se tornar questão de segurança aérea nacional. Especialistas dizem que o avião Cessna estava em boas condições e os pilotos eram experientes. Mas dois outros dizem suspeitar que a queda pode ter ocorrido por mau tempo aliada a ‘fator externo’, como choque com objeto ou animais, devida à baixa altitude após eventual arremetida. Tem, ainda, um grupo a reforçar algo mais 'político', ou seja, uma sabotagem pois a candidatura de Eduardo e suas propostas inovadoras poderiam se tornar uma ameaça. Pelo sim e pelo não, é de bom alvitre que a PF investigue toda e qualquer suspeita pois o povo brasileiro quer saber o que vitimou Eduardo e mais outras seis pessoas. Senão fica igual à morte de Tancredo Neves, Getúlio Vargas e, até, à queda dos helicópteros de Ulisses Guimarães e do governador do Rio, Roberto Silveira.

MARINA NA CABEÇA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com a resolução n° 23.405, diz que a substituição de candidatos pode ser requerida pelos partidos "até 20 dias antes do pleito, exceto no caso de falecimento, quando poderá ser solicitada mesmo após este prazo". O que nos leva a crer que, com a morte de Eduardo Campos, os novos rumos à corrida eleitoral se darão de maneira mais lenta. Quem pensa que a vice, Marina Silva, irá tomar medidas emergenciais está enganado. Acho que, passadas todas as homenagens e o sepultamento (como deve ser), ela, o caminho natural, o PSB ( partido de Eduardo) e os demais da coligação irão traçar as novas estrategias. Com ela à frente, claro, dando as cartas. A despeito do que queriam muitos, ou seja, que se começasse a discutí-las minutos depois do acontecimento trágico da última quarta-feira.

MENOS SONHOS

O psicanalista Hélio Pellegrino dizia que 'morte é ruptura abrupta da forma'. Mesmo assim, a maioria de nós se esquece disso, que estamos sempre por um triz. A morte prematura - e inesperada - de Eduardo Campos, esta semana, reforça o quão insignificantes somos ao fazer planos que, sequer, sabemos se teremos oportunidade de colocar em prática. Entretanto, deve-se sonhar com aquilo que se acredita e quer. Como o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil, cujo slogan era 'não desistir do Brasil'. Que Deus ampare a grande família enlutada e nos dê forças para continuar pensando assim. Com menos arrogância e vaidade.


SUJEIRA

Dia desses, andando pelas ruas do Centro de Niterói, apenas confirmei que o povo tá de saco cheio da política. E da grande maioria dos políticos. Ninguém pegava um daqueles santinhos distribuidos nas ruas, na maioria das vezes, contendo promessas de candidatos que, certamente, não serão cumpridas. E quando se conseguia 'empurrar' algum, logo ia para uma lixeira ou lançado na calçada mesmo.

COM A MÃO NO BOLSO

Quando se tem notícia que José Eduardo Arruda está em primeiro na corrida pelo governo do Distrito Federal, mesmo com toda a impugnação do TRE de lá e sua ficha 'pau de galinheiro' ( sem falar na Penitenciária da Papuda, dos vídeos vazados, etc), é que se chega à conclusão que Pelé estava certo àquela época. "O brasileiro não sabe votar"! O ex-governador e ex-presidiário tem 32% das intenções de voto; o atual governador, Agnelo Queiroz, vem em segundo, com 17%, seguido pelo senador Rodrigo Rollemberg, com 15%. E não é só lá que um ex quer voltar a governar seu Estado, lidera as pesquisas mesmo com pendências judiciais. É, praticamente, no país todo. Isto só vai acabar quando se cumprir as leis e o eleitor votar com consciência e não com outros atributos de candidatos.

domingo, 10 de agosto de 2014

PEZÃO NA FRENTE

Que ninguém se atreva a duvidar da força do governador Pezão na corrida à reeleição. Basta ver o espaço que tem na mídia, quando ocupa os maiores espaços em jornais, noticiários de rádios e TVs. A máquina é muito forte. Só não sei se vai ser suficiente para aniquilar as demais candidaturas. Acredito que quando a campanha oficial - a eleitoral 'gratuita' - começar a entrar através de olhos e ouvidos ( depois do dia 16), a vantagem dele vai aumentar pois este será o tempo disponibilizado pelo TRE:
ORDEM E TEMPO DE CADA COLIGAÇÃO:
1º) PCB (Ney Nunes (PCB) — 57 segundos;
2º) PRB (Marcelo Crivella) — 1 minuto e 9 segundos;
3º) PSOL (Tarcísio Motta) — 1 minutos e 1 segundo;
4º) Coligação Frente Popular (Lindbergh Farias – PT) ) — 4 minutos e 38 segundos;.
5º) PSTU (Dayse Oliveira) — 57 segundos;
6º) O Rio em 1º Lugar (Luiz Fernando Pezão – PMDB) — 8 minutos e 57 segundos;
7º) Aliança Republicana e Trabalhista (Anthony Garotinho – PR) — 2 minutos e 17 segundos.

TUDO A VER

Em tempos de campanha política, quando vale tudo na tentativa de pegar o voto do eleitor, principalmente, do mais humilde, nunca é demais relembrar a carta de despedida que o Imperador Vespasiano deixou para seu filho Tito. Nela, para justificar a construção do Coliseu de Roma, ele indagava o seguinte: "onde o povo prefere pousar seu clunis [sua bunda]: numa privada, num banco escolar ou num estádio?". A carta foi redigida em 22/7/79, ou seja, um dia antes da morte do Imperador e há 1935 anos. Eis o seu teor:
"Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticam, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis [sua bunda]: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro. Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por omnia saecula saeculorum [por todos os séculos] e sempre que o olharem dirão: 'Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou'. Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Vel caeco appareat (Até um cego vê isso). Portanto, deves construir esse estádio em Roma. Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo). Esperarei por ti ao lado de Júpiter."
Para seduzir o povo, "pão e circo". Onde falta o pão (economia desaquecida, PIB fraco, inflação alta etc.), o circo vira confusão e chingação (é isso o que vimos nos estádios quando anunciavam a presença de políticos). O povo, furibundo, irado, indignado, já não pousa seu traseiro nos estádios, ao menos não faz isso com satisfação. Tampouco o povo brasileiro se distingue pela bunda no banco escolar. A escolaridade média no Brasil (diz o relatório de 2014 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) é de 7,2 anos de estudo, a mesma que Kuwait e Zimbábue. A expectativa para a escolaridade das crianças que hoje estão na escola é estimada em 15,2 anos, igual a Montenegro e Irã. Que resta, então, ao brasileiro desgostoso? Colocar a bunda na privada. Alguns brasileiros fazem isso diariamente. Mas somente alguns! Como assim?

BARBADA NO RIO

A única vaga de senador no Rio - vejam só -  tem uma grande chance de ficar com o ex-jogador de futebol Romário. Só pra citar alguns, César Maia ainda é dúvida, Garotinho anda para baixo e pra cima com uma loura ( Liliam Sá) que parece não decolar, Lupi vem sendo motivo de gozação e os outros ( Sebastião Neves, Eduardo Serra, Heitor Fernandes e Pedro Rosa) não vêm somando muitos pontos nas pesquisas.

Vagas para Senador pelo RJ em disputa: 1. Estão listados os candidatos ao Senado Federal:
Carlos LupiCarlos Lupi
PDT / RJ

Cesar MaiaCesar Maia
DEM / RJ

Eduardo SerraEduardo Serra
PCB / RJ

Heitor FernandesHeitor Fernandes
PSTU / RJ

Liliam SáLiliam Sá
PROS / RJ

Pedro RosaPedro Rosa
PSOL / RJ

RomárioRomário
PSB / RJ

PRA COMEÇAR A SEMANA

Cuidado, muito cuidado mesmo, com esse negócio de dizer que o candidato x te representa. Analise o que ele fez, quem ele é ( sua ficha), do que é capaz e o que pretende. Lógico, sem interesse pessoal.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CANA IRRESISTÍVEL

Não resisti à esta nova aguardente que está no mercado. À brincadeira, pois cana, por melhor que seja, ataca minha gastrite.

BRASIL, SIL, SIL...

Palhaçada! Este foi o melhor termo encontrado para tratar coisas que vêm acontecendo na terra brasilis, como diria o saudoso Mussum. Alguém já ouviu falar em um país que é necessário criar uma CPI para investigar outra CPI? Como querem alguns deputados e senadores. Mas e se a segunda não der certo? Uma terceira, quarta, quem sabe? Caimos, mesmo, no mais profundo descrédito, com a convicção que nenhuma delas vai resultar em algo bom para o Brasil. Em época de eleições, é bom sabermos que muitos eleitos irão para o Congresso fazer número, ou seja, participar de montagens ridículas como a criação de CPIs.

CAMPANHA MORNA

Pelo pequeno número de placas nas ruas, com a propaganda de candidatos, das duas uma: ou estão guardando 'munição' pra frente ou não querem cansar o já cansado eleitorado com aquela papelada e os bonecos retocados pelo fotoshop. Sem falar no emporcalhamento das ruas contendo, muitas vezes, promessas que não serão cumpridas.

SURPRESAS

Que eleição é uma caixinha de surpresas, todo mundo sabe. Agora, tem coisas relacionadas a ela surpreendentes aos olhos das pessoas mais simples. Por exemplo, dá pra entender Garotinho aparecer empatado com Crivella, em primeiro, com 25 % e ter a maior rejeição dos eleitores? Por outro lado, não é surpresa nenhuma o número crescente de indecisos (11%) e entrevistados que declararam não votar em ninguém(14%).

COMTE COM ELE

O deputado estadual, Comte Bittencourt, inaugurou seu comitê em Icaraí. Candidato à reeleição, ele recebeu um grande número de correligionários que foram até a rua Gavião Peixoto prestigiar o evento. Na linguagem popular, bombou, mostrando sua disposição em continuar 'brigando' por Niterói na Alerj.

PESO POLÍTICO

Em algumas regiões do Estado, quase tem mais cacique que índio. É tanto candidato que corre-se o risco de não fazer ninguém. Pode ser o caso do Norte Fluminense onde a disputa está acirrada entre eles mesmos e, aí, levam vantagem as regiões mais populosas. Enquanto não entrar em vigor o voto distrital, prevalece o 'prestígio' dos mais, digamos, espertos.

DÚVIDA NO AR

"Vota que eu volto". Já circulam, pelas ruas de Niterói, veículos com a frase colada nos vidros. Também já é comum pessoas apostando na possibilidade do regresso de algum ex-prefeito à vida política da cidade. Se isto estiver, mesmo, relacionado a alguém do PDT, como dizem alguns, é bom as hostes petistas irem se preparando para a guerra de 2016.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

MÚSICA RUIM

Esse negócio de candidatos saírem dizendo que 'estarão lá para nos representar' não cola mais. Primeiro que as eleições não são livres, o voto não é facultativo, somos obrigados - ou quase, de acordo com a disponibilidade de se procurar a Justiça Eleitoral para pagar multa - a ir lá, no(s) domingo(s), escolher uma daquelas 'coisas'. Depois, a grandissíssima maioria dos candidatos sofre de mitomania, quando não da Síndrome da Mão Grande. Tem ainda as 'propostas', aquelas que nos lembram um velho disco de vinil que, arranhado, fica repetindo uma parte da música: " Prometo, se eleito for, eleito for, eleito for..." Finalmente, tem a compra de voto, incentivo maior ao mau atendimento na saúde, baixo desempenho nas escolas, aos assassinatos, baixos salários, transportes caóticos, etc.
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,forum-dos-leitores-imp-,1540070

ELEIÇÕES 'LIMPAS'

Técnicos em computação de instituições como a Unicamp e Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, estão trabalhando para lançar aplicativos que pretendem tornar as eleições mais transparentes e a política mais eficiente. Será lançado nas próximas semana o aplicativo “Você Fiscal”, do professor de Computação da Unicamp, Diego Aranha. O aplicativo rodará em celulares Android e foi integralmente financiado por crowdfunding. Trata-se de um aplicativo que o eleitor, o mesário ou o fiscal de partido poderá usar para fotografar o boletim de urna no dia da eleição e conferir se o resultado final divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aquela urna confere com ele. Isto pode se tornar um dispositivo muito eficiente e uma forma de acompanhar mais de perto o processo eleitoral que, sabe-se, não é tão seguro como o TSE alega, segundo Aranha.


             Fonte:O Globoarticle image

PRIMEIRO ASSALTO

Como era previsto, as eleições presidenciais começaram a polarizar entre o PT e o PSDB. Basta ver o festival de ataques entre políticos dos dois grupos. Sem falar em boa parte das redes sociais e da imprensa, tendenciosas como sempre, que visam defender seus próprios interesses. De um lado, a manipulação da CPI da (na) Petrobras, do outro, o aeroporto em Minas, assuntos que deverão se arrastar por várias semanas. Correndo por fora, os candidatos da coligação PSB-Rede Sustentabilidade tentam se sustentar, torcendo para cair eleitor na rede, com perdão pelo trocadilho. E por falar no pobre e mortal eleitor, aquele velho conhecido que a mídia e formadores de opinião dizem ser o responsável pelos maus administradores que elege e costuma ser desprezado passado o pleito, continua muito mal, obrigado. Obrigado a votar, cumprindo o que defendem ser a lógica da democracia. E a participar de um picadeiro onde o ingresso vale serviços públicos de baixíssima qualidade e corrupção. Muita corrupção.

SOS CENTRO

Muito boa a atitude da prefeitura de atualizar o cadastramento dos ambulantes da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, padronizando as barracas que ficarão dos dois lados da rua, deixando calçadas livres para a circulação de pedestres. Responsável pela concessão das licenças, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) também deve estender o serviço para o Centro o mais rápido possível  pois aquela área está uma verdadeira bagunça com muitos camelôs fazendo o que, onde e quando querem. E o pior: como querem, inclusive, com as barracas (mal) instaladas sobre pisos táteis, como na Visconde do Uruguai, esquina com São Pedro, nas barbas da Secretaria de Educação.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

TEMPO FRIO

Enquanto muitos candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro soltam fogos, uma vez que seus registros foram deferidos, o mesmo não se pode dizer dos 400 ainda não analisados pelo TRE-RJ. Cerca de 400 aguardam julgamento da Corte. Na região Norte Fluminense, pesos-pesados da política com pedido de impugnação com base na Lei da Ficha Limpa, estão entre eles. Na lista, os ex-prefeitos   de São João da Barra, Carla Machado (PT); Campos, Arnaldo Vianna (PDT); Macaé, Riverton Mussi (PMDB) e Marquinhos Mendes (PMDB), de Cabo Frio. Até a decisão final, eles vão tocando suas campanhas com a cautela e frieza peculiar das indefinições e do início da 'guerra'.

LIBEROU GERAL

Depois de longos e tenebrosos invernos e de uma quase interminável interdição, o trecho da RJ-196 que atravessa a linha do trem em Conde de Araruama, distrito de Quissamã, foi liberado. Agora é bom que o DER-RJ mande seu pessoal ir até lá pois o mato cresceu, há muita sujeira, resto de material e a sinalização está meio desorientada.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

GAROTINHO X PEZÃO

Meses atrás, confesso que via um segundo turno entre o deputado Garotinho e o senador Lindberg na corrida do governo do RJ. Ironizei, até, entrevistas de Pezão dizendo que estaria da disputa. Isto se não ganhasse no primeiro turno ( aí achei exagero demais). Agora, no segundo mês das campanhas, vejo que o governador tem reais chances de estar lá. Só ainda não sei contra quem. A polarização entre Garotinho e Pezão, quando começarem os programas de rádio e TV ( e os debates) pode se consolidar com o ex-governador mostrando o que ele acha que não foi feito, chama de erros,  excessos, corrupção e, do outro, o governo com suas estatísticas, obras importantes, etc. E, claro, como foram os de Anthony e Rosinha. Apesar do respeito pelas demais candidaturas e pelo desprezo de boa parte do eleitorado por tudo isto, considero muito provável um segundo turno com tal cenário.

NITERÓI GANHA OURO

Se no aspecto segurança pública, Niterói tem nos deixado preocupados - e muito- pois a criminalidade está nas ruas e portas, em se tratando de orgulho pré-olímpico começamos a conquistar medalhas. A preocupação dos iatistas com a poluição na Baía de Guanabara nada tem a ver com a cidade que tem 95% do esgoto tratado e faz mais do que seu dever de casa mantendo limpas as praias, menos presença e detritos nas saídas de rios e canais e, desde a semana passada, tirando de seu litoral o tratamento de chorume.

DETRAN NA CONTRAMÃO

Finalmente, fui vencido pela falta de estrutura e planejamento do Detran-RJ. Pra não dizer desrespeito. Após dezenas de tentativas de agendar uma vistoria (transferência de propriedade com baixa de gravame de concessionária Renault), através da internet, SAC e até ouvidoria, consegui marcar o serviço para uma segunda-feira, às 8:30 e o pior, em Itaboraí. Levando-se em conta que moro e trabalho em Niterói quarta, quinta e sexta-feira e no dia agendado deveria estar trabalhando em município distante mais de 200 km, não poderia haver contramão maior. Agora, é curtir o dia anterior, Dia dos Pais, deixando o problemão estacionado lá fora.

PRA COMEÇAR A SEMANA

"...uma esmola para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão..."  (Luiz Gonzaga & Zé Dantas)