sábado, 16 de setembro de 2017

PANORAMA

MULAMBAGEM EXISTENCIAL

O depoimento de Lula, na quarta-feira, ao juiz Sérgio Moro, não deixa mais dúvida: o ex-presidente é o Rei dos Mulambos da política nacional. Além de ter praticado todos os crimes que diz não ter praticado, elle insistiu em acusar a mulher, dona Marisa, falecida recentemente, confirmando que ela é quem tomava conta dos negócios da família; tratou várias autoridades do tribunal com intimidade (chamou uma das procuradoras de 'querida' várias vezes); delatou alguns 'companheiros', direta e diretamente, e ainda alegava não ser dedo-duro; tentou bater boca com o juiz, dirigindo-lhe afirmações caluniosas como a de que o magistrado era parcial e refém da imprensa, etc. Enfim, como é de seu caráter e perfil, Lula, novamente, foi nojento, brigão, feio, de trajes inadequados, pois não merece nem usar gravata com as cores da bandeira e propagador do mal.  Um farrapo que, portanto, merece o título de Rei dos Mulambos.

TEMER NA FILA

Outro que também, em pouco tempo, vai entrar na lista dos mulambos (espera-se, dos condenados e punidos), ao lado de tantos que engrossam a fila de pessoas cujo objetivo maior é roubar dinheiro da população brasileira, desviando recursos, principalmente, da saúde, da educação, da segurança, dos transportes e das aposentadorias, é o presidente Michel Temer. Basta ver as coisas sujas que este pérfido senhor fez e, não se enganem, continua fazendo, entre elas a de distribuir milhões de reais, através de emendas parlamentares, a deputados para barrar denúncias contra ele; comprar senadores;  vender decreto presidencial; chefiar uma máfia para assaltar o Estado; comandar a gestão do núcleo político da quadrilha que tinha Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Henrique Alves  - todos presos e sem a tal da tornozeleira - e receber algo em torno de R$ 31,5 milhões em propinas como aponta um organograma da Polícia Federal que o chama de chefe da máfia do "quadrilhão do PMDB". Aliás, o que levou o ainda ACUSADO a querer desqualificar a PF dizendo, entre outros impropérios, comuns aos desesperados, que "o Estado democrático de direito existe para preservar a integridade do cidadão, para coibir a barbárie da punição sem provas e para evitar toda forma de injustiça". É muita cara de pau. Troféu Mulambo pra Temer também.

MÁCULA NOS BOMBEIROS

Definitivamente, não restou nenhuma instituição que não tenha sido cooptada pelos braços fortes da corrupção. Uma de suas maiores 'conquistas', para desespero ainda maior de uma sociedade refém das mais temidas formas de crime organizado, foi o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, mais precisamente na Baixada Fluminense onde existia um esquema de corrupção relacionado à liberação de estabelecimentos comerciais. As possíveis fraudes na liberação do funcionamento de locais de diversão que reúnem grande público, como parques, boites e até estádios de futebol, levou à prisão de altas patentes da corporação que vinham negociando propina com os empresários. Já se foi o tempo em que a maioria da garotada de nossa geração respondia que queria ser um bravo bombeiro militar quando crescesse para dar sua vida pelo próximo e as pesquisas de opinião consideravam a instituição acima de qualquer suspeita. A instituição séria e necessária e os valorosos profissionais continuam existindo e predominando, mas é preciso se retirar as laranjas podres 'pra ontem', acabando com os maus exemplos e punindo os malandros que pensam que vão acabar com os sonhos de meninos e meninas e com a certeza de que os bombeiros darão sua vida se necessário for.



IRMÃOS "SAFADÕES"

Depois de prender, preventivamente, o mais verdadeiro Wesley "Safadão" do País, o Batista, agora foi a vez de seu irmão, o Joesley, por manipulação do mercado financeiro, com o uso de informações privilegiadas. É lógico que estas fazem parte de muitas outras 'safadezas' praticadas por eles e a compra de dólares às vésperas da divulgação da delação premiada dos executivos da J&F é apenas mais uma para a coleção dos dois que não terão outra opção diferente a de entregar toda a camarilha governamental, os mais altos lavradazes da república chefiados por Temer e seus aliados de primeira ordem como Eliseu, Moreira, Jucá, Cunha (ou alguém acredita que ele não tem mais cartas na manga?) Meirelles e cia ltda. No popular, a casa caiu e os 'mano' devem dar aquilo que a Justiça quer, ou seja, informações, degravações, gravações, rascunhos e tudo mais que comprove a existência da quadrilha hoje chefiada por Temer e pelos antecessores Lula e Dilma até pouco tempo. E à população, a certeza de que o crime já não compensa e, claro, a devolução do dinheiro retirado do BNDES e de outros bancos públicos que devem atuar para trazer o desenvolvimento do público e não do privado, tampouco subsidiar orgias, trapalhadas, negociatas, rapinagem de governos.



AUMENTO DA GASOSA

O aumento do preço dos combustíveis, notadamente, da gasolina, parece querer acompanhar o número de ladrões da república pegos todos os dias com a mão na botija e com os apartamentos e malas cheios de grana. Aliás, muita grana. É que o preço médio cobrado pelo litro da gasolina subiu 1,91 % em uma semana, enquanto o etanol caiu 0,11 %. O valor do litro da gasolina bateu novo recorde no ano uma vez que até o dia quatro havia acumulado alta de mais de 11% nas refinarias da Petrobras. As informações são de levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e se referem aos preços praticados nos postos, lembrando que os preços nas bombas refletem os reajustes feitos pela estatal nas refinarias, mas a decisão de repassar ou não o valor para o consumidor é dos postos de combustíveis. Então tá...