sábado, 14 de outubro de 2017

PANORAMA

A PLENO VAPOR
Tem gente que ainda diz que as instituições no Brasil não estão funcionando. Estão, sim. Não como gostaríamos, é bem verdade, mas cada uma delas vem cumprindo seu papel direitinho ao usar o que tem em mãos, isto é, o que diz a lei e o poder de convencimento dos brilhantes advogados. É só olhar o que vêm fazendo alguns ministros do STF e membros de outras instâncias quando permitem a liberdade de criminosos como José Dirceu, Aécio Neves,Eike Batista, Roger Abdelmassih, Barata Filho e tantos outros que continuam andando por aí ou 'presos' em suas mansões gozando a vida numa boa e rindo de nossa cara.



MÃO ARMADA
Outro dia, ao passar na Praça do Rink, no Centro, parei para assistir um pequeno grupo de pessoas proferindo acalorados discursos contra o armamento da Guarda Municipal e sobre a consulta pública que a prefeitura irá fazer neste sentido no dia 29. Entre as mais entusiasmadas estava a vereadora Taliria Petrone, do PSol, que dizia não aguentar mais a violência na cidade - nem ela nem ninguém - e citava os motivos pelos quais defendia um rotundo NÃO ao plebiscito por não acreditar que armando a guarda teremos mais segurança. Acho que a combativa parlamentar tem razão quando diz que o ideal seria a atuação do Estado de forma preventiva, por meio de políticas públicas de assistência social, saúde, educação e moradia. Mas como estamos em Niterói, RJ, Brasil, e as estatísticas da criminalidade crescem cada vez mais, algo precisa ser feito e a consulta é uma opção para se saber se a população quer mais gente usando armas.


EXEMPLO DE QUISSAMÃ
Outro dia fui convidado pela turma do 5° ano da Tia Aline, da Escola Municipal Maria de Lourdes, em Quissamã (RJ), para falar um pouco sobre o jornalismo, como se faz um jornal, se produz um blog e coisas do tipo, uma vez que o assunto em questão era a produção de textos e para quem também trabalha com comunicação, há tanto tempo e com prazer, nada como aquela oportunidade para mostrar que através das letras, das palavras, pode-se atingir mundos imagináveis. E inimagináveis. Basta pensar, olhar e colocar no papel. Ou na telinha do computador e do smartphone. Parabéns à escola, à professora e, principalmente, àquelas crianças por quererem sonhar um sonho cada vez mais sem fronteiras e limites que é a comunicação.


PASADILMA

Pra quem acha que a Justiça está parada, pelo menos em se tratando de alguns dos malfeitos praticados por Dilma Rousseff e Sérgio Gabrielli, envolvendo, por exemplo, a Petrobras, o Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de determinar o bloqueio de bens dos dois por irregularidades na aquisição de 50 por cento da Refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006. De acordo com a decisão do TCU, a compra foi aprovada com base em critério "antieconômicos" que causaram um prejuízo de US$580 milhões à empresa. E aos milhões de brasileiros e brasileiras. Vamos ver se isto avança ao ponto de deixá-los, quem sabe, inelegíveis durante um bom tempo. E, mais quem sabe ainda, tendo de pagar, literalmente, pelo grande mal causado à nação.




EDUCAÇÃO 1

Muito se fala sobre a educação de hoje. Muitas são as teorias, os blábláblás dos governos, dos políticos, até dos jurisconsultos, mas esta mensagem popular recebida, via whatsapp, pode ajudar a entender um pouco as razões de termos crianças e adultos tão mal-educados.
É EM CASA que as crianças devem aprender a dizer: Bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com licença, me desculpe, muito obrigado. grato, errei;
É EM CASA que também se aprende a: ser honesto, pontual, não xingar, ser solidário, respeitar a todos(amigos, colegas, idosos, professores, autoridades) e os animais;
Também EM CASA se aprende: a comer de tudo, a não falar de boca cheia, a ter higiene pessoal, a não jogar lixo no chão, ajudar os pais nas tarefas diárias, a não pegar o que não é seu;
Ainda EM CASA é que se aprende: a ser organizado, a cuidar de suas coisas, não mexer nas coisas dos outros, respeitar regras, usos e costumes, amar a Deus;
Porque NA ESCOLA os professores devem ensinar: matemática, português, história, geografia, língua estrangeira, ciências, química, física, biologia, filosofia, sociologia, educação física e artes ( e apenas reforçam o que o aluno aprende em casa).


EDUCAÇÃO 2
Ainda na linha do que alguns querem atribuir como sendo obrigação das escolas e dos educadores, confundindo modelo de educação, liberdade, libertinagem etc., vai aqui uma dica sobre o que não se deveria aprender NA ESCOLA, porque com o que se deveria aprender EM CASA se respeitaria a tudo e a todos:
1- Sexo
2-Ideologia de gênero
3- Ativismo LGBT
4-Comunismo
5- Esquerdismo
6-Islamismo


RUMO AOS EUA

Depois de mais de duas décadas sem pisar nos EUA, estamos de viagem marcada para a terra do Tio Sam. E como as coisas mudaram, de lá pra cá, quando trata-se de obter o visto. É que com o clima de terrorismo vivido pelos americanos e com a eleição do tradicionalista  - radical, às vezes -, Donald Trump, a ordem é os consulados fazerem uma varredura na vida de quem quer ou precisa obter o documento. São tantos os processos enfrentados, todos os dias, por milhares de pessoas que, após a entrevista final, quem sai com 'a águia (eagle) na mão' sente-se como quem bate um recorde olímpico ou derrota a seleção deles de basquete, lá, em sua casa (que saudade do Pan de Indianápolis, em 1987). Não reclamo da maratona, nem das regras impostas (mesmo porque fomos rápido e muito bem atendidos em todo o processo), pois  sabemos que os americanos são assim, precisos, autoritários, muitas vezes, e fazem valer a lei sem o tal do jeitinho brasileiro e da corrupção que se vê por aí.