quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CHICO, O GRANDE


Lendo a crônica do Jaguar, em O Dia, sobre Chico Anysio, lembrei-me de quando, carregado de emoção - e muita tietagem, - fiz minha primeira entrevista e pergunta àquele que considero o mais completo humorista brasileiro de todos os tempos: Nome completo? Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho. Embora tenha sido um trabalho de escola, meu encontro com ele deu-se nos estúdios da TV Globo, na Von Martiuns, no Jardim Botânico, logo após a gravação de Chico City, um dos líderes de audiência da casa, no início da década de 70. Ainda caracterizado de "Velho Zuza", o até hoje ídolo das pessoas de zero a 100 anos ia retirando a maquiagem e, com extrema paciência, respondendo às perguntas inocentes daquele jovem estudante que, até então, não havia sequer sonhado em exercer o jornalismo. Quando Jaguar menciona ter falado ao Chico Anysio que "dos dez melhores comediantes brasileiros, seis são você", durante entrevista no Programa Agora, no ar", na Rádio Roquette Pinto, relembrei da "ousadia" que tive ao perguntar a ele o quê achava dos outros humoristas brasileiros: se são humoristas eu acho graça. Este é Chico, o gênio que mesmo na geladeira (a Globo paga seu salário até 2012, mas não o aproveita em nenhum programa) continua trabalhando outras frentes, entre elas a pintura de telas a óleo que, com a habitual modéstia, diz vender pouco.