terça-feira, 8 de junho de 2010

DO FUNDO DO BAÚ EM QUISSAMÃ

Certa vez, ao sair com uma equipe de TV para gravar externas, perdeu-se um microfone, com canopla e tudo. Ao ser informado que o mesmo havia sido encontrado pelo lendário João Brizola, fui até sua residência na tentativa de reavê-lo. Logo após explicar a ele sobre a importância do aparelho, cujo valor teria de ser ressarcido à emissora e de ouvir um sonoro não quanto à devolução, lembro-me bem de sua resposta simples e objetiva: Só devolvo o microfone ao Octávio Carneiro (prefeito na ocasião).

*****************

O ano era 1996, dias após as eleições. Ainda se usava cédula de papel e a apuração era no Clube Recreativo Quissamã. Tudo quase pré-histórico, em se comparando aos dias de hoje. Mudou tudo. Quase tudo. Estávamos eu e os vereadores Badeco (reeleito) e Levi (que perdeu por um único voto) quando passa Adib, outro lendário de Quissamã (este ainda vivo) e participa do seguinte diálogo:
Adib: Poxa, Levi, perdeu apenas por um voto, heim...
Levi: Lógico, você não votou em mim.
Adib: Quem falou? Votei em Badeco no primeiro turno e você no segundo...


*******************************


Não que seja esnobe, não. Mas do jeito que tem vereador chamando urubu de meu louro e plenário de penário, é bom que o Congresso inclua na possível reforma política um processo mais seletivo em se tratando de nível de escolaridade (sem falar na dislalia). É bom aproveitar o Ficha Limpa e tentar acabar com o Boca Suja. E um dia, talvez, com o Mente Poluída, o Mão Grande...


**********************


A propósito: fique esperto, pois, este ano, vão começar a aportar por aqui os famosos candidatos olimpíadas ou, então, os copa do mundo que só te procuram de quatro em quatro ( olha a maldade) anos...


******************************


Essa me contaram outro dia. Um ex-prefeito da região, sabendo que na antessala do gabinete não cabia mais ninguém, apareceu na porta e disse que só iria atender casos que não estivessem relacionados a dinheiro ou emprego. Não ficou um, meu irmão...



*********************


Tem aquela do ex-vereador que levou um "afilhado" até a secretária de Promoção Social e pediu um curso de "sabotagem pra ele poder embarcar". É, até que tem alguma coisa a ver...