segunda-feira, 26 de agosto de 2024

BATALHA EM QUISSAMÃ

É público e notório que Quissamã, no norte fluminense, é um dos municípios com maior renda per capita do Rio de Janeiro. Quiçá, do Brasil. Isto é, com uma arrecadação milionária a ser distribuída entre seus menos de 24 mil habitantes e cerca de 19 mil eleitores. Para se ter ideia do quanto "jorra de petróleo" nos cofres da prefeitura, somando royalties e participação especial, Quissamã, ano passado, recebeu mais de R$ 163 milhões, despertando o interesse e a cobiça de muita gente pela riqueza da terra, do mar e, como agora, pelo processo eleitoral. Deixando de lado os aspectos pouco republicanos e sombrios como o vale-tudo, o surgimento de eleitores "de ocasião e candidatos olímpicos" - e semi-olímpicos, todos ávidos por um lugar ao sol na aquinhoada Câmara local (com suas 11 confortáveis cadeiras) -, faz com que a "terra boa e amiga" retratada em hino, também prometa uma disputa sem precedentes entre três fortes candidatos à, igualmente, aquinhoada e confortável cadeira de prefeito. Alcaide, como se dizia no tempo em que o vocábulo designava a autoridade municipal na Península Ibérica durante a Idade Média. Aliás, mesmo período que, em alguns aspectos, ainda impera na pequena e privilegiadíssima Quissamã. Sendo assim, batalhas, não, necessariamente, sanguinárias e fratricidas, como as Cruzadas, serão travadas antes, durante e depois do dia seis de outubro.

PRA COMEÇAR A SEMANA

Cabeça de ser humano e dedo de eleitor são sempre uma incógnita.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

PRA COMEÇAR A CAMPANHA

Com o início da campanha oficial visando as eleições municipais de outubro próximo (06 e 27 no caso de 2°turno), este espaço - como sempre faz -, também será dedicado a temas políticos. Seja sobre Quissamã, onde, aliás, trabalho e voto desde 1994, seja sobre Niterói, onde passo a maior parte do tempo, assuntos não faltarão, principalmente, sobre os dois municípios. Reflexões, reivindicações, questionamentos, opiniões e, até, se for o caso, acusações e/ou decisões fundamentadas serão postadas neste momento importante da vida de todos. Afinal, é neles que todos vivemos e das ações (ou falta) de vereadores e prefeitos dependemos mais. Assim, seria de bom alvitre que colaboradores, responsáveis por campanhas e quaisquer outros envolvidos fiquem atentos e, se possível, passem as informações que achem relevantes para seus candidatos e nossos seguidores. Daqui e de nossas demais redes sociais.

PRA COMEÇAR A SEMANA

"Se tens porque viver, não importam os reveses". (Friedrich Nietzche)

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

PRA COMEÇAR A SEMANA

Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

ESSA NOS REPRESENTA

Maria Corina Machado, a candidata barrada pela "Venezuela de Maduro" e a cúpula bolivariana, símbolos da mais autêntica ditadura, não representa só as mulheres do mundo. Ela representa cidadãos do mundo todo que lutam pela dignidade, pela justiça e por um mundo melhor. E isso só existe quando as pessoas são livres para pensar e se expressar.

domingo, 4 de agosto de 2024

CONVENÇÕES EM QUISSAMÃ

Se uma pessoa normal não deve ser injusta, um jornalista, então, nem pensar. Ontem foi dia de convenção partidária no pequenino - e simpático - município de Quissamã, no Norte do RJ. Os nomes do ex-prefeito, Armando Carneiro, seu vice, Marcinho e, agora, dos candidatos a vereador, foram confirmados pra disputar as eleições de outubro. O evento aconteceu no Clube Recreativo, aliás, mesmo local que, na quinta-feira, também confirmou os nomes de Marcelo Batista e Tânia a prefeito e vice, respectivamente, bem como daqueles que pleiteam uma das 11 vagas para o legislativo municipal. E para não dizer que "não falei de flores", isto é, que deixei de fora alguém, hoje, domingo, os nomes da vereadora Simone, Levi e candidatos a vereador deverão ser ratificados para a festa democrática de seis de outubro. Assim, com a oficialização, Quissamã já conhece aqueles que, a partir de agora, vão tentar convencer o eleitorado que são os mais preparados para decidir o destino de quase 25 mil pessoas.

PRA COMEÇAR A SEMANA

O que é o que é? Quem tá fora, quer entrar. Quem tá dentro, não quer sair?