domingo, 29 de dezembro de 2024
BOA SORTE, QUISSAMÃ!
Assim como os demais 5.564 municípios brasileiros, Quissamã, no norte fluminense, prepara-se para um "novo governo". A todos, inclusive àquele lugar simpático e cheio de esperança por dias melhores, nosso BOA SORTE!
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Pessoas fracas, vingam-se. Pessoas fortes, perdoam. Pessoas inteligentes, ignoram. (A. Einstein)
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Passado o processo eleitoral municipal, a palavra RESILIÊNCIA é a mais apropriada, principalmente, em se tratando do serviço público. Aliás, para a Psicologia, uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.
terça-feira, 26 de novembro de 2024
GOVERNO DE TRANSIÇÃO
É tempo de transição, período em que prefeitos eleitos designam pessoas de sua confiança para se familiarizarem com a atual estrutura, a máquina administrativa que, em tese, sofrerá mudanças a partir do dia 01/01/2025. Também é tempo para especulações, disse-me-disse, por exemplo, sobre quem assume o que, tal pasta, tal setor, etc. Mas a verdade, mesmo, é que desde o anúncio do resultado final das eleições o que está aberta é a fase dos arranjos políticos.
domingo, 24 de novembro de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Aos vereadores neófitos (de primeiro mandato), não adianta dizerem SIM pra tudo que virá do outro lado (executivo). O povo tá cada vez mais de olho.
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
DIA DA POSSE
Prefeitos e vereadores eleitos em outubro, salvo possíveis dissabores advindos de tribunais, já podem começar a preparar seus trajes e os convites para a posse que acontece no dia 1° de janeiro. A data, feriado da Confraternização Universal e da Paz, continua sendo esta até que entre em vigor uma emenda constitucional que muda a data da posse dos chefes do executivo para os dias cinco e seis de janeiro (deputados e senadores continuarão a iniciar seus mandatos em primeiro de fevereiro). Mas isto só em 2027. Até lá, excessos não devem ser cometidos já que as festas de fim de ano costumam a ser regadas por bons vinhos e pratos tentadores e a da democracia não pode perder o brilho que merece.
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
domingo, 27 de outubro de 2024
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
VEREADORES ELEITOS EM NITERÓI
Como vem acontecendo nas últimas eleições, um grande número de pessoas sequer se dirigiu aos locais de votação no primeiro turno (6). E não é porque estão fora de seus municípios, a viagem ou mesmo a trabalho. Parece falta de interesse, haja vista os números divulgados pelo TSE. Para se ter ideia, em Niterói e Quissamã, dois municípios fluminenses onde tenho mais proximidade, as abstenções foram de 24,92 % e 16,78 %, respectivamente, numa clara comprovação de que expressiva parte da população não se interessa pela disputa, pelos quadros que aí estão e até pela maneira como a política tem sido feita, como se não manifestar-se, através do voto, fosse o melhor. Embora esta manifestação ,- legítima, é bem verdade -, seja uma das formas de repúdio à classe política e aos muitos desmandos praticados, votar ainda é a melhor ferramenta pra se mudar - ou manter - as coisas. Niterói, que elegeu seus 21 representantes na legislatura 2026/2029, fará, domingo próximo, o segundo turno das eleições para prefeito e esperamos que a maioria dos ausentes que puder reflita sobre e participe da verdadeira festa da democracia escolhendo entre Rodrigo Neves (12) ou Carlos Jordy (22) o melhor para Niterói. Abaixo, a relação dos vereadores eleitos:
100,00%
307.857 votos
Brancos:
3,28%
Nulos:
5,53%
Abstenção:
24,92%
Vereadores
Candidatos Votos por partido
Eleitos: 21
Total de candidatos: 298 -
Douglas Gomes
PL
Eleito
16.369 votos
5,77% -
Professor Tulio
PSOL
Eleito
6.789 votos
2,39% -
Daniel Marques
PL
Eleito
6.750 votos
2,38% -
Binho Guimarães
PDT
Eleito
5.884 votos
2,07% -
Cal
UNIÃO
Eleito
5.861 votos
2,07% -
Andrigo
PDT
Eleito
5.546 votos
1,96% -
Anderson Pipico
PT
Eleito
5.488 votos
1,93% -
Renato Cariello
PDT
Eleito
5.444 votos
1,92% -
Benny Briolly
PSOL
Eleito
4.801 votos
1,69% -
Rodrigo Farah
CIDADANIA
Eleito
4.682 votos
1,65%
Gallo CIDADANIA 4.612 - Leandro Portugal MDB 4.516 - Alan Lyra PL 4.413 - Leonardo Giordano - PC do B 4.395 - Gabriel Velasco - PSD 4.258 - Sylvio PT 4.045 - ZAF UNIÃO 3.910 - Beto da Pipa MDB 3.828 - Fernanda Louback PL 3.303 - Fabiano Gonçalves REPUBLICANOS 3.478 Michel Saad Neto PODE 2.772
VEREADORES ELEITOS EM QUISSAMÃ (RJ)
Como sempre faz, o blog publica o resultado final para composição das 11 vagas para a Câmara Municipal de Quissamã.
Confira abaixo os números da votação e os nomes dos candidatos:
Nome Partido Votos %
Alexandra Moreira PL 1.061 6,47
Italo Pacheco PP 1.051 6,41
Mazinho Batista PSD 741 4,52
Marquinho Marikita PL 722 4,40
Kitiely Freitas PSD 611 3,73
André de Paulo PP 611 3,73
Fábio Castro PP 591 3,60
Luciano Pessanha MDB 572 3,49
Cachuca PP 473 2,88
Cássio Reis PDT 472 2,88
Xande Moreno PDT 384 2,34
A eleição no município teve 16,78% de abstenção, 0,90% de votos brancos e 1,05% de votos nulos.
TSE [Tribunal Superior Eleitoral]
domingo, 20 de outubro de 2024
RUÍNAS EM QUISSAMÃ
Pra quem conheceu a Cia Engenho Central de Quissaman, ainda ativa, gerando emprego e renda para seus cidadãos, vê-la cada vez mais em ruínas causa enorme tristeza.
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
domingo, 13 de outubro de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
* Na política, o primeiro grande passo para se atingir um objetivo é o diálogo. O segundo pode ser sentar à mesa para conversar.
* Nunca dependa demais de ninguém nessa vida, pois até a sombra te abandona no escuro.
* Tudo a seu tempo e hora. Comemorar antecipadamente pode sair muito mais caro.
* Quem não é visto não é lembrado.
* No entanto, aparecer demais...
* Tudo muito quieto em Quissamã!
segunda-feira, 7 de outubro de 2024
A LUTA CONTINUA EM NITERÓI
O resultado das eleições, em Niterói, não apresentou muitas surpresas. Pelo menos em se tratando do preenchimento das 21 vagas para o legislativo, já que 15 dos atuais vereadores foram reeleitos. Sem falar na vaga conquistada por Gabriel Velasco que, com apoio total do vereador Paulo Velasco - e de mais 4.257 eleitores -, promete dar continuidade ao importante trabalho exercido pelo pai na câmara. Surpresa, mesmo, ficou por conta do segundo turno para prefeito já que Rodrigo Neves (PDT), apontado como super-favorito para levar "de primeira", terá de enfrentar Carlos Jordy (PL) no segundo turno que acontece dia 27 próximo.
João Direnna e o futuro vereador, Gabriel Velasco
domingo, 6 de outubro de 2024
MARQUINHOS É TRI
A política é como a vida: perde-se ou ganha-se. É do jogo democrático, onde a
maioria, geralmente, leva. Marquinhos (PL) vai pro seu terceiro mandato de
vereador, com votação maior que a última eleição da qual participou e perdeu por
meia dúzia de votos. Enquanto isso, na campanha majoritária (prefeito), Armando
Carneiro (PL) foi derrotado por Marcelo Batista (PP) por apenas 435 votos,
sinalizando que o município de Quissamã está, literalmente, polarizado. Não entre petistas, lulistas e bolsonaristas e sim por pessoas que aceitam suas vidas como estão e os que desejam mudanças. De qualquer maneira,
vitoriosos, como Marquinhos Marikita e Marcelo Batista e mesmo os derrotados,
como Armando Carneiro, devem agradecer a confiança neles depositada pois a eleição deste ano passará à história como uma das mais disputadas até hoje.
PRA COMEÇAR A SEMANA
Tentar mudar a vida de um povo, de seu município, nem sempre é impossível. Muitas vezes começa ao pegarmos o título de eleitor, nos dirigirmos à cabine de votação e fazermos uma escolha. Como farão, hoje, milhares de pessoas em Quissamã ao apertar o número de seu candidato a vereador e, em seguida, de seu prefeito. Como farão aqueles que votarão em MARQUINHOS MARIKITA, número 22.333, CONFIRMA e ARMANDO CARNEIRO, número 22, CONFIRMA.
sábado, 5 de outubro de 2024
ELEIÇÃO EM QUISSAMÃ
Pelo que assistimos, hoje, pelas ruas de Quissamã, durante a carreata de Armando, Marcinho e dos candidatos a vereador, e pelo desenrolar de suas campanhas, amanhã pode ser um daqueles dias que passarão a fazer parte da história do município. Não nos surpreenderemos se o número 22 vencer o pleito com um significativo número de representantes na câmara municipal. Qualquer outro resultado nos levará a decretar esta como a última eleição nossa em terras quissamaenses. Ou não!
quinta-feira, 3 de outubro de 2024
TÁ CHEGANDO A HORA
A boa política, aquela que é disputada no campo das ideias, das propostas, tem de prevalecer. Independente de quem mereça o voto, deve ser praticada com P maiúsculo, sem ofensas, falsos testemunhos ou qualquer outra forma de enganar o eleitor. O objetivo final do processo deve resultar na vontade da maioria e, claro, no benefício de toda a população, através do trabalho dos que vão vencer as eleições.
terça-feira, 1 de outubro de 2024
É 22!
Brincadeiras à parte, mesmo porque o assunto é sério, este mês faz 22 anos que parei de fumar. É pra agradecer muito a Deus e que o número seja um bom sinal de mudança como foi quando tornei-me ex-tabagista.
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
POR QUE ARMANDO E MARCINHO?
Meses atrás, dia 22 de julho pra ser mais preciso, em artigo intitulado "União em Quissamã", deixamos claro uma importante decisão política tomada entre duas lideranças locais para que o município voltasse a ter perspectivas de crescimento, um presente e um futuro mais dignos para os cidadãos. Foi quando Armando Carneiro (PL) e Marcinho Pessanha (MDB), politicamente como deve ser - sem se esquecer do amor à terra, suas tradições e, claro, dos graves problemas que vêm ocorrendo - fecharam acordo para disputar as eleições de outubro. Nascia, também ali, uma tendência de apoiarmos uma chapa, composta por homens sérios e com muita experiência, legítima, planejada, bem definida, previamente amadurecida e apoiada por candidatos a vereador e vereadora, todos alinhados ao projeto de ajudá-los a fazer uma campanha limpa, sem faraônicos recursos, mas com os pés no chão e as cabeças erguidas. Com a cara e a coragem. Aliás, como as centenas de pessoas que os seguem pelos bairros, pelas ruas e até às casas abertas ou mesmo as entreabertas/fechadas, porém ávidas pelo que dizem os candidatos. E, como nós, milhares que desejam mudanças reais, permanentes e plausíveis. Sendo assim, pautados pelos justificados motivos, nada nos impede de sufragar nas urnas, domingo próximo, o nome de Armando, prefeito, com o número 22.
domingo, 29 de setembro de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Do ponto de vista pessoal e político, nada nos afasta da escolha ESPONTÂNEA que fizemos de votar em MARQUINHOS MARIKITA, n° 22.333. Só DEUS pode nos impedir de sufragá-lo nas urnas daqui a uma semana. Isso porque o "cara" é bom, humilde, tem experiência. E bom caráter!
quinta-feira, 26 de setembro de 2024
IPTU EM ALTA
Acabo de ouvir o seguinte diálogo no ônibus em que estava: "Niterói tem uma super-arrecadação. Recebe milhões em royalties e tem o IPTU mais alto do Brasil". Quase lhes disse que estavam enganados pois Quissamã (RJ), possivelmente, cobra um imposto "per capita" ainda maior. Pra se ter uma ideia, pago mais de IPTU, no modesto e quase sem estrutura de serviços públicos (recolhimento de lixo, asfalto, iluminação, etc), sobre o imóvel que possuo na Praia João Francisco, em Quissamã, do que em Icaraí, Niterói. Como diria o saudoso jornalista esportivo, Roberto Avalone: Por que?
ONDE O FUTURO É PRESENTE
Algumas coisas - para muitos pequenas - sempre nos emocionam. Como ver o slogan "Prefeitura de Quissamã, Pensando Sempre em Você", literalmente, estampado em uma camisa. Criado na época áurea em que estávamos à frente da Comunicação daquela instituição e Quissamã olhava pra frente e tinha como objetivo o futuro do município e o crescimento de sua população. Aliás, "Onde o Futuro é Presente"! foi outro de nossos saudosos slogans.
domingo, 22 de setembro de 2024
POR QUE MARQUINHOS MARIKITA?
Ontem fui abordado por uma pessoa amiga que quis saber porquê escolhi MARQUINHOS MARIKITA como candidato a VEREADOR em QUISSAMÃ. A resposta foi imediata: pelo bom comportamento que teve como parlamentar, de 2012 a 2020 (ficou de fora da atual legislatura por apenas quatro votos), procurando seguir as atribuições previstas pela lei e pelo regimento, por ser um POLÍTICO que trava o bom combate POLÍTICO e, claro, por conhecer seu caráter há muito, pautado sempre pelo respeito ao próximo, trilhando o caminho da retidão e do altruísmo. Tudo com aquele "jeitão" de ser, de um cara simples que procura se aperfeiçoar para poder contribuir com o progresso de sua adorada terra e pela qualidade de vida de seus irmãos, quissamaenses natos ou adotivos como eu. Após tais argumentos, espero que esta pessoa amiga, que mostrou-se bem impressionada, pense na possibilidade de também votar em MARQUINHOS MARIKITA, número 22.333 para VEREADOR em SEIS DE OUTUBRO!
PRA COMEÇAR A SEMANA
O candidato à prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves, tem sido muito elogiado durante a campanha. Inclusive, por não atacar seus candidatos, principalmente, Carlos Jordy. Quem quer ser prefeito tem de apresentar mais propostas de melhorias para o município e sua população, claro, apontando erros cometidos pelos governos. Quanto às mentiras, o foro apropriado é a Justiça.
sexta-feira, 20 de setembro de 2024
segunda-feira, 16 de setembro de 2024
DANÇA DAS CADEIRAS
Ontem a noite voaram cadeiras, palavrões e insultos pra todos os lados no debate entre os candidatos à prefeitura de SP na TV Cultura. E não poderia ser diferente. Assim como em todo o país, a polarização deixada de herança, as fake news e o baixo nível - quase sempre moral - daqueles que pleiteam a vaga de chefe do executivo e mesmo pro legislativo, mostram porquê grande parte da população não está nem aí para o principal meio de transformação social. Portanto, cadeiradas, mentiras e xingamentos vão continuar a ser o'ponto alto' de comícios e debates Brasil afora.
domingo, 15 de setembro de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Fala do deputado federal, Hugo Leal, ontem, na convenção de Caxias, Quissamã, RJ: "é preciso ter lealdade...vc pagou com traição a quem sempre te deu a mão..."
domingo, 8 de setembro de 2024
terça-feira, 3 de setembro de 2024
HORA DA VERDADE
Muitas coisas nos causam repulsa em tempos de campanha eleitoral. Pra não dizer que nos deixam enojados. Mas hours concours mesmo é o festival de fake news que assola o Brasil. Pra não fugir a triste regra, em Quissamã, aquele pequeno, aquinhoado e aprazível município onde trabalho e voto a long long time, a proliferação de mentiras, equívocos -, na melhor das hipóteses-, é uma constante. Pra se ter ideia, a voz rouca das ruas vem refletindo terrível pavor pelo "possível término de benefícios sociais, interrupção de programas caso o candidato X vença o pleito". Em relação aos servidores, onde nos enquadramos e interessa de perto, a estória caminha até no sentido "de o auxílio-alimentação e vale-transporte serem retirados". "Obras interrompidas trazendo mais desemprego". Sem falar "no que pode acontecer aos já aposentados antes da criação do novo regime, com os futuros e em vias de" (capítulo à parte). A verdade é que um município não tem e nunca terá dono e tudo que gestores - mal ou bem intencionados - fazem obedece às diversas leis existentes e rígidas instituições de controle. Aliás, estão todos lá, exatamente, para isto. Cumprir a lei, aplicar bem os recursos e não confundir benefícios, conquistas e obrigações. Qualquer coisa fora, é mera especulação, golpe baixo e desespero pelo resultado eleitoral que sempre reflete a vontade da maioria.
segunda-feira, 26 de agosto de 2024
BATALHA EM QUISSAMÃ
É público e notório que Quissamã, no norte fluminense, é um dos municípios com maior renda per capita do Rio de Janeiro. Quiçá, do Brasil. Isto é, com uma arrecadação milionária a ser distribuída entre seus menos de 24 mil habitantes e cerca de 19 mil eleitores. Para se ter ideia do quanto "jorra de petróleo" nos cofres da prefeitura, somando royalties e participação especial, Quissamã, ano passado, recebeu mais de R$ 163 milhões, despertando o interesse e a cobiça de muita gente pela riqueza da terra, do mar e, como agora, pelo processo eleitoral. Deixando de lado os aspectos pouco republicanos e sombrios como o vale-tudo, o surgimento de eleitores "de ocasião e candidatos olímpicos" - e semi-olímpicos, todos ávidos por um lugar ao sol na aquinhoada Câmara local (com suas 11 confortáveis cadeiras) -, faz com que a "terra boa e amiga" retratada em hino, também prometa uma disputa sem precedentes entre três fortes candidatos à, igualmente, aquinhoada e confortável cadeira de prefeito. Alcaide, como se dizia no tempo em que o vocábulo designava a autoridade municipal na Península Ibérica durante a Idade Média. Aliás, mesmo período que, em alguns aspectos, ainda impera na pequena e privilegiadíssima Quissamã. Sendo assim, batalhas, não, necessariamente, sanguinárias e fratricidas, como as Cruzadas, serão travadas antes, durante e depois do dia seis de outubro.
segunda-feira, 19 de agosto de 2024
PRA COMEÇAR A CAMPANHA
Com o início da campanha oficial visando as eleições municipais de outubro próximo (06 e 27 no caso de 2°turno), este espaço - como sempre faz -, também será dedicado a temas políticos. Seja sobre Quissamã, onde, aliás, trabalho e voto desde 1994, seja sobre Niterói, onde passo a maior parte do tempo, assuntos não faltarão, principalmente, sobre os dois municípios. Reflexões, reivindicações, questionamentos, opiniões e, até, se for o caso, acusações e/ou decisões fundamentadas serão postadas neste momento importante da vida de todos. Afinal, é neles que todos vivemos e das ações (ou falta) de vereadores e prefeitos dependemos mais. Assim, seria de bom alvitre que colaboradores, responsáveis por campanhas e quaisquer outros envolvidos fiquem atentos e, se possível, passem as informações que achem relevantes para seus candidatos e nossos seguidores. Daqui e de nossas demais redes sociais.
segunda-feira, 12 de agosto de 2024
terça-feira, 6 de agosto de 2024
ESSA NOS REPRESENTA
Maria Corina Machado, a candidata barrada pela "Venezuela de Maduro" e a cúpula bolivariana, símbolos da mais autêntica ditadura, não representa só as mulheres de deu país. Ela representa cidadãos do mundo todo que lutam pela dignidade, pela justiça e por um planeta melhor. E isso só existe quando as pessoas são livres para pensar e se expressar.
domingo, 4 de agosto de 2024
CONVENÇÕES EM QUISSAMÃ
Se uma pessoa normal não deve ser injusta, um jornalista, então, nem pensar. Ontem foi dia de convenção partidária no pequenino - e simpático - município de Quissamã, no Norte do RJ. Os nomes do ex-prefeito, Armando Carneiro, seu vice, Marcinho e, agora, dos candidatos a vereador, foram confirmados pra disputar as eleições de outubro. O evento aconteceu no Clube Recreativo, aliás, mesmo local que, na quinta-feira, também confirmou os nomes de Marcelo Batista e Tânia a prefeito e vice, respectivamente, bem como daqueles que pleiteam uma das 11 vagas para o legislativo municipal. E para não dizer que "não falei de flores", isto é, que deixei de fora alguém, hoje, domingo, os nomes da vereadora Simone, Levi e candidatos a vereador deverão ser ratificados para a festa democrática de seis de outubro. Assim, com a oficialização, Quissamã já conhece aqueles que, a partir de agora, vão tentar convencer o eleitorado que são os mais preparados para decidir o destino de quase 25 mil pessoas.
segunda-feira, 22 de julho de 2024
UNIÃO EM QUISSAMÃ
Eis que surge no cenário político de Quissamã um fato novo. Não tão novo assim, uma vez que já era esperado por muitos e dado como "favas contadas" por outros. Com a aproximação das convenções partidárias (de 20 de julho a 5 de agosto), hoje, em reunião no Rio, Armando Carneiro e Marcinho Pessanha, acompanhados pelos presidentes de seus partidos, Altineu Côrtes (PL) e Washington Reis (MDB), cerraram fileiras para disputar as eleições de outubro próximo, tendo o primeiro como cabeça de chapa. A grande experiência política e administrativa adquirida por ambos os "filhos da terra", ao longo dos anos, bem como a coincidente intenção de "promover mais progresso, desenvolvimento e, até, liberdade", os credenciaram a serem os escolhidos de duas das mais importantes siglas partidárias do país. Como se vê, o tabuleiro eleitoral começa a se definir em Quissamã.
segunda-feira, 15 de julho de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Nunca acredite em pré-candidatos, principalmente, detentores de mandatos, que não cumprem com suas obrigações institucionais, regimentais, morais, etc.
domingo, 7 de julho de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Desde a primeira experiência ligada à política, como subassessor de Imprensa na Câmara Municipal de Niterói, lá pelos idos dos anos de 1980/1990, pouca coisa mudou. Candidatos considerados "pule de dez" perdem eleições.
sexta-feira, 28 de junho de 2024
POMAR ELEITORAL
Antecedendo as campanhas políticas para prefeito, conluios, acordos espúrios, mentiras, espertezas (no pior dos sentidos) são alguns dos métodos para que o pré-candidato conquiste o eleitorado. Geralmente, o menos esclarecido. Não raro, neste cenário de fake news e malandragens, existirem as candidaturas-laranja, ou seja, o elemento diz que, por exemplo, como agora, em muitos casos, vai disputar a prefeitura mas, quando entra o período determinado pela lei, ele se lança - ou é lançado - à disputa proporcional e vai tentar uma vaga na câmara de vereadores. Outro objetivo dos espertos - muitas vezes -, é obter apoio financeiro, político-partidário e quaisquer outras vantagens durante o decorrer da disputa ou, quem sabe, num futuro que represente abrigá-los no guarda-chuva das máquinas administrativas. Tem, ainda, aquele capcioso, patife, velhaco que, no frigir dos ovos, "lança mão da candidatura" e nem uma coisa, nem outra, saindo, "apenas", com várias promessas num currículo repleto de patifarias. Como se vê, neste universo de mau-caratismo, vale tudo para enganar o trouxa do eleitor.
domingo, 16 de junho de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Pré-candidaturas são pré-candidaturas. Ou seja, até que se estabeleçam como preceitua e prevê a lei eleitoral (registros de 20 de julho a 05 de agosto), é tudo especulação, balão de ensaio, vontade de alguém ou de grupos. Claro, podem se tornar realidade desde que obedecidos prazos, critérios, etc.
Sendo assim, não devemos nos esquecer que prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
quinta-feira, 13 de junho de 2024
MOTIVOS PARA COMEMORAR
Comemoração, em se tratando do serviço público, é pra quem tem motivos. Principalmente, quando pessoas - muitas vezes, sem mérito algum - recebem vultosos salários, têm injustificadas vantagens, recebem em casa, se 'penduram em cabides ou mamam nas tetas", enfim, fazem parte daquilo que se chama plutocracia, autocracia, nepotismo ou cleptocracia. Portanto, quem não faz parte deste "seleto grupo", o melhor é esperar o momento certo para comemorar!
domingo, 26 de maio de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Em tempo de campanhas eleitorais (ou não), as abelhas não perdem tempo explicando às moscas que mel é melhor do que merd@.
segunda-feira, 20 de maio de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
O que estraga a Capital Cultural da Costa do Sol são seus muitos "robôs", capazes de fake news e do patrulhamento constante e a submissão de grande parte da população.
segunda-feira, 13 de maio de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
O pior das campanhas eleitorais que se avizinham são o disse-me-disse, as fake news, os ataques pessoais, as "inelegibilidades" e as candidaturas laranjas. Claro, sem falar nos candidatos ateus/agnósticos indo às igrejas e templos (com gritos, palmas e atabaques), em funeral até de cães e gatos, promovendo festas através de terceiros pra burlar a lei e até beijando criancinhas "gripadinhas" (infecção descendo pelas narinas) e bons velhinhos. Tudo sempre com risos às escâncaras e, quando necessário, com lágrimas (de crocodilo) nos olhos.
segunda-feira, 6 de maio de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024
DIA DO TRABALHADOR
Hoje, quando se comemora o Dia do Trabalhador, nem tudo se justifica quando se trata de homenagear nesta data (1° de Maio) aqueles que, por merecimento, têm o reconhecimento pela luta e pelo trabalho desenvolvido. Principalmente, no serviço público, pois a meritocracia passa ao largo e se baseia no famoso QI ( quem indicou) e nas equações quantos votos fulanos tem e quanto de dinheiro está em jogo. Mesmo assim, feliz dia pra quem trabalha com honestidade pra levar o sustento pra casa.
domingo, 28 de abril de 2024
"INCONDICIONAIS APOIOS"
Apoio tanto a reeleição para o Executivo (prefeito, governador e presidente da República), quanto os oito anos para senador, a impunidade e a imunidade. Nessa mesma "vibe", apoio que o mal prevaleça sobre o bem, que a lei da ficha limpa seja extinta, a cleptoctacia impere e, claro, como servidor público há quase quatro décadas, que não haja meritocracia, isto é, apadrinhados políticos continuem a se deleitar das benesses e de tudo que o poder possa lhes garantir.
domingo, 14 de abril de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Em Conceição de Macabu, nosso apoio será para o pré-candidato a prefeito Dr. Leopoldo. Competente, honesto e que coloca o bem-estar da população acima de tudo. Aliás, qualidades imprescindíveis para se fazer uma boa gestão. Ou não?
quinta-feira, 11 de abril de 2024
domingo, 7 de abril de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Às vezes, a ignorância é uma benção. E viva a dança das cadeiras. E a janela partidária!
segunda-feira, 1 de abril de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Tem político por aí para o qual todo dia é 1° de Abril (Dia da Mentira). Mente que nem sente.
segunda-feira, 18 de março de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Tem gente que se cair de 4 (quatro), além de nem saber se levantar, ainda "aplaude". Caído, sujo pela lama em que preferiu viver e sem dignidade de poder, sequer, dizer não aos que o derrubaram.
domingo, 10 de março de 2024
segunda-feira, 4 de março de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
A vocês que costumam fazer política com o fígado, lembrem-se que o ódio é um veneno que se toma esperando que o outro morra.
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
SEM OPINIÃO
Em ano eleitoral, como agora, ouve-se muitas bobagens aqui e acolá. Opiniões sobre este ou aquele pré-candidato, também. O problema nem são as bobagens, tampouco, as opiniões pois é bom que as tenham. Como dizia José Saramago, "o drama é que as pessoas tenham opiniões sem saber do que falam".
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
No mundo político, principalmente, em ano eleitoral, dizem que o ano começa depois do Carnaval. Então, "bota pra torar"!
terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
ELEIÇÕES 2024
Este ano voto duas vezes. No dia 10 de março, participarei das eleições legislativas de Portugal, onde escolherei membros da Assembleia da República. Depois, no dia dois de outubro, será a vez de Quissamã, onde pretendo manifestar meu voto para prefeito e vereador. Além mar, já sei que não voto em candidatos do Chega. Já em Quissamã, meus olhos e ouvidos estão bem abertos para fazer o melhor pelo município que adotei há mais de 40 anos.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
PERGUNTAR NÃO CUSTA NADA
1- Qual o primeiro do clã Bolsonaro a ser preso, processado e condenado?
2- Se as eleições municipais fossem domingo próximo, em quem você votaria pra prefeito dentre os chamados "pré-candidatos de seu município?
3- E no caso das proporcionais, qual vereador que você quer ver reeleito?
4- Qual a verdadeira razão para o aumento de preços no Brasil?
PRA COMEÇAR A SEMANA
Qual o pior governador?
1- Cláudio Castro (RJ)
2- Romeu Zema (MG)
3- Ronaldo Caiado (GO)
4- Tarcísio de Freitas (SP)
Detalhe: só pode votar uma vez
domingo, 14 de janeiro de 2024
PEQUENA HOMENAGEM
Pequena homenagem à jornalista Silvia Tani, fundadora do Jornal Santa Rosa, com os quais tive o prazer de colaborar durante muitos anos e que nos deixou há uma semana
segunda-feira, 8 de janeiro de 2024
PRA COMEÇAR A SEMANA
Político tem de saber que quem apanha não esquece. Isso serve pra hoje, Oito de Janeiro, dia do golpe contra a democracia.
Assinar:
Postagens (Atom)