domingo, 31 de maio de 2015
PRA COMEÇAR A SEMANA
" Sem reeleição, prefeitos, governadores e presidentes terão de rebolar para fazer do presente o futuro".
domingo, 24 de maio de 2015
BLUES SEM REI
O blues perdeu seu rei e o mundo perdeu uma lenda. O músico B.B. King, considerado o "rei do blues" e integrante do Hall da Fama do Rock and Roll desde 1987, morreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, aos 89 anos de idade. No início de abril, o guitarrista havia sido hospitalizado após sofrer uma desidratação por causa da diabetes tipo 2 da qual sofria há mais de 20 anos. Ele voltou a ser internado há poucos dias. A lenda se despede com 16 prêmios Grammy, mais de 50 discos em quase 60 anos de carreira e músicas que marcaram época, como “Three o’clock blues”, “The thrill is gone”, “When love comes to town”, “Payin’ the cost to be the boss”, “How blue can you get”, “Everyday I have the blues”, “Why I sing the blues”, “You don't know me”, “Please love me” e “You upset me baby”.
VERGONHA NA CARA
Mendigos têm em todo lugar. Mas vê-los em Paris, principalmente, na boulevard Hausmann (Champs Élysées), por horas a fio na posição ajoelhada/agachada com o rosto/nariz encostado no chão, foi constrangedor. E diferente, uma vez que mostram sua vergonha ao pedir. Tão diferente daqui, onde pede-se tudo, com ou sem crianças - muitas vezes alugadas - nos braços e com aparente saúde, por estarem acostumadas a ganhar sem trabalhar e a trocar-se por algo mais fácil e conveniente. Pra elas.
sexta-feira, 22 de maio de 2015
ENXUGANDO GELO
Perfeito o senador Cristóvão Buarque quando diz que vai votar contra todas as medidas de contenção da presidente Dilma Rousseff como as que foram encaminhadas, essa semana, diminuindo direitos do trabalhador como os seguros desemprego e defeso. Para ele, são uma gota d´água no oceano pois 'economizariam' cerca de R$ 14 bi de um mar de corrupção e gastos públicos exorbitantes na ordem de R$145 bi. Como os 40 ministérios ( ou 39?), os mensalões, petrolões, etc. Parabéns ao combativo senador do PDT - base de apoio ao governo - pela coragem, determinação e por mostrar ao país que estamos em rota de colisão a continuar tudo como está, enxugando gelo e roubando dinheiro, principalmente, da saúde, educação, segurança, transportes e dos aposentados
INSPIRAÇÃO EM PARIS
Muitas vezes, as pessoas não se dão conta de sua pequenez. Insignificância, mesmo, se comparadas à grandeza dos monumentos e de toda Criação. Sem falar na velha arrogância - onipotência, oniciência, onipresença - e na presunção da verdade. E isso pode ser sentido, por exemplo, quando se posicionam próximas à Torre Eiffel para uma foto. Mas sempre há tempo para uma reflexão sobre o que pensamos ser, fazemos de/em nossas vidas e queremos no futuro.
domingo, 10 de maio de 2015
quinta-feira, 7 de maio de 2015
CARICATURA MÉDICA
Independente do que pensamos sobre uma melhor qualidade de candidatos a disputar uma eleição, e do movimento criado por nós neste sentido ( Ofélia, não!), não dá mais para ouvir vereador, ao vivo, pelas ondas de rádio, dizer (ops) que 'existe uma lei que obriga médicos a terem uma melhor caricatura". É preciso uma avaliação rigorosa sobre todas as candidaturas, incluindo a criminal e a cível e um mínimo quanto à sondagem intelectual. E, no caso de eleito, o representante da população deve nomear bons assessores para suprir algumas de suas deficiências que não sejam, necessariamente, malandragem, rapinagem ou angariar fundos e votos.
segunda-feira, 4 de maio de 2015
segunda-feira, 27 de abril de 2015
SONHO ENTERRADO
Enterradas ao largo da costa do Brasil, sob quilômetros de água do mar, rochas e sal, jazem vastas reservas de petróleo — pelo menos 50 bilhões de barris — que deveriam render riquezas incalculáveis ao país. Mas, como acontece tantas vezes no Brasil, a promessa inicial dessa ampla formação geológica pré-histórica conhecida como pré-sal está dando lugar ao pessimismo. Oito anos após a descoberta das reservas, a intervenção do governo, a corrupção e o mau gerenciamento da Petrobras, lançaram dúvidas sobre a capacidade do Brasil de capturar e aproveitar sua riqueza petrolífera para levantar toda a sua economia. O escândalo coincidiu com uma queda brusca nos preços mundiais do petróleo e provocou indignação e um exame de consciência nacional. A Petrobras encarnava não apenas o orgulho da indústria petrolífera do Brasil, mas também o espírito de busca do país por ser um grande player no cenário energético internacional. Durante décadas, a política oficial do governo foi encher a Petrobras de gestores pró-governamentais e promulgar políticas amigáveis à Petrobras para acelerar seus esforços de desenvolvimento do petróleo. Em troca, a riqueza petrolífera da Petrobras foi despejada nos estados e cidades para pagar os bilhões em programas de desenvolvimento social e econômico. Mas essas políticas estão sendo questionadas como nunca. O investimento em programas como o subsídio ao combustível fez com que a dívida da Petrobras subisse a níveis recordes e gestores nomeados pelo governo foram apontados como supervisores negligentes do talvez maior e mais caro escândalo de corrupção a atingir o Brasil. (Bloomberg)
PRA COMEÇAR A SEMANA
A não pode ser escrita a lápis. Você não pode apagar um erro, e corrigi-lo. Mas pode recomeçar em outra . (Karen Krüger)
INÍCIO DO FIM?
Agora a vaca da Dona Dilma começou a ir pro brejo mesmo. Com a prisão do tesoureiro, João Vaccari e alguns de seus possíveis cúmplices, pode estar sendo fechado o laço, ou melhor, o cerco da Operação Lava Jato e se não houver as tradicionais e vergonhosas viradas de mesa, alguns dos principais criminosos, anteriormente blindados, podem se atolar de vez no grande mar de corrupção em que o PT colocou o país. A baixíssima popularidade da presidente e de seu governo e, até, a 'guerrinha' entre as duas Casas do Congresso Nacional, além das manifestações populares quase mensais, são indícios de que o fim do reinado dos PTralhas está próximo e isto poderá ser confirmado nas eleições municipais do ano que vem. Nem que a vaca tussa, as coisas vão voltar a ser como antes, pois nenhum brasileiro de boa índole - felizmente a maioria - aguenta mais assistir a dilapidação do patrimônio como a paralisação de obras importantes, a ruína da Petrobras, aumento da carga tributária constante, serviços públicos inqualificáveis para um país de tanto recursos, enfim, tanta sangria nos cofres e tantos bilhões sendo desviados para e pelas mãos de ladrões e canalhas que ainda têm a cara de pau de ir para a frente das câmeras pedir 'justiça e dizer que quem roubou vai pagar', como têm feito boa parte dos maus petistas.
domingo, 19 de abril de 2015
ÓDIO NA INTERNET
Josefh Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, dizia
que “uma mentira contada mil vezes se torna verdade”. O reinado do
terror do III Reich de Adolf Hittler mostrou que isto é realmente
possível. As redes sociais, 70 anos depois do final da II Guerra,
provam, mais uma vez, o poder do ódio e da mentira como armas de
propaganda política. O ódio e a dissiminação de boatos nas redes sociais chamam cada vez
mais a atenção de psicólogos, sociólogos, advogados e dos governos. “O
perfil das redes sociais mudou”, diz ao jornal Valor Econômico Celso
Figueiredo, professor de Mídias Sociais da Faculdade Mackenzie. Segundo
ele, a polarização entre PT e PSDB nas últimas eleições acabou
descambando na internet para troca de acusações entre simpatizantes dos
dois grupos, com uns chamando os outros de “coxinhas” e “petralhas”. O sociólogo Alberto Carlos de Almeida, autor do livro A cabeça do
brasileiro, também estuda o fenômeno da radicalização nas redes sociais,
mas alerta que a criminalização da política, presente na web e no
noticiário de grandes redes de televisão, rádio e jornais, está
desinformando e deseducando os eleitores.
Síndrome de Hulk
Matéria no caderno EU&Fim de Semana, do jornal Valor Econômico, confirma a força do ódio nas redes
sociais. A psicóloga Beatriz Breves, que já foi vítima de uma campanha
de difamação no Facebook, transformou a experiência dolorosa no livro A
maldade humana: como detonar uma pessoa no Facebook, feito em parceria
com a amiga e também psicóloga Virgínia Sampaio. Beatriz foi vítima do
boato de que tinha maltratado um gato no seu condomínio. Numa velocidade
assustadora, mil pessoas curtiram a página do agressor. Seu caso foi
parar na polícia, e ela recebeu visitas até de representantes da OAB
(Ordem dos Advogados do Brasil). Levou muito tempo para reconhecer o
agressor e levá-lo à Justiça, mas as sequelas do caso continuam até
hoje. Para Aurélio Melo, professor em Psicologia da Universidade
Presbiteriana Mackenzie, “a internet é representante de uma verdadeira
sociedade sem fio, (…) a natureza de convivência humana é muito frágil.
Todo mundo espia todo mundo, mas não há fios entre as pessoas. Você pode
aparecer e desaparecer quando quiser”. Com este anonimato o agressor se
sente livre para manifestar seu ódio, sem risco de seu comportamento
ser reprovado socialmente. Mas não são apenas haters e trolls que assumem caráter doentio na
internet. O psiquiatra Jairo Bouer identifica outro comportamento que
ele batiza de “sindrome de Hulk”. Assim como o médico, que é o alterego
dos personagens em quadrinhos, certos usuários das redes sociais, também
se transformam em monstros. “Impotentes diante de um problema, sem
condições de usar sua capacidade argumentativa, ele parte para o uso da
força. A frase repetida pela criatura verde é a mais adequada a este
tipo de delinquente da web: Hulk esmaga!”. Preocupados com os ataques na internet, governo e sociedade civil se
mobilizam. A legislação ainda é falha para tipificar esta nova modalidade
criminosa, mas com o debate de acalorando, os legisladores devem agir
para tapar esta lacuna, que ameaça as regras de convivência entre as
pessoas, e até a própria democracia.
Jornal Diário da Manhã - Goiânia - GO
quinta-feira, 16 de abril de 2015
NÃO SE PODE GENERALIZAR
Tem coleguinha jornalista que não se envergonha de mudar de lado e de opinião num piscar de olhos. Um dia apoia. Um dia senta o pau. Basta render alguns trocados. Para se ter uma ideia, pode passar, imediatamente, de feroz carrasco de um partido ou governante a um de seus principais defensores. Basta pintar um dinheirinho na conta ou nos bolsos. O traíra da sociedade - e da profissão que exerce - não vê ideologia, perfil, partido, nem nada, ele quer apenas botar a mão em algum. Nada surpreende quando figuras assim passam de um extremo ao outro, por exemplo, depois de atacar, durante anos, o Partido dos Trabalhadores (PT), e, de repente, dizem que Lula, Dilma, José Genoíno, José Dirceu, Palocci, Mercadante e até o Vaccari e o tal do Sibá são os maiorais. Uma pena quando assistimos profissionais da imprensa - muitas vezes, bons profissionais - se tornarem vendilhões do templo, das ruas, dos jornais e dos gabinetes.
Em tempo: este blog tem suas diferenças em relação ao PT, mas jamais vai envolvê-las na escolha dos candidatos a todos os pleitos, mesmo porque o partido tem em seus quadros gente muito responsável, competente e honesta.
Assinar:
Postagens (Atom)
