quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

REELEIÇÃO NÃO

De dentro de minha “geladeira”, estou cada vez mais convicto que a reeleição para cargo do Executivo deve encerrar seu ciclo. Já fui contra, a favor e, agora, sou radicalmente contra. O que se assiste a cada quatro anos (antes e durante)) é a um festival de irregularidades no que tange à manutenção do cargo. Sem falar nos inúmeros problemas causados entre servidores e correligionários que, muitas vezes, se vêem numa tremenda saia justa, com a disputa entre aliados e seus ex. Tenho acompanhado alguns projetos que tramitam na Câmara Federal para acabar com a possibilidade de presidente da República, governadores e prefeitos disputarem nova eleição.Uma das propostas que considero interessante é a de emenda constitucional do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) que, além do fim da reeleição, propõe mandato de cinco anos. Só não entendo porquê ele, pelo projeto, prega o mesmo fim para os senadores, cujo mandato hoje é de oito anos e não acrescentou o mesmo para deputados e vereadores. Discutirem, por exemplo, o mandato dos senadores, diferente de todos os outros que são de quatro anos, o vergonhoso mandato de seus suplentes que assumem mesmo com zero voto, uma eleição geral a cada quatro anos e outros temas trariam, no meu entender, mais motivação e transparência para o povo brasileiro que começa a aprender a votar.