quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

TÁ MELHOR PRA VOCÊ?

Prefeitos dos 5.570 municípios brasileiros acabam de completar seu primeiro ano à frente da administração pública e, na grande maioria deles, das câmaras municipais onde costumam ditar o que tem de ser feito. Passados os famigerados 365 dias de mandato, os quais costumam chamar de período para "arrumarem as casas", uma vez que os antecessores as deixaram "sujas, cheias de dívidas e de compromissos não cumpridos, apinhadas de parentes e amigos nomeados, enfim, com muitos problemas, principalmente, na educação, na saúde, na segurança, nos transportes, nas folhas de pagamento e que deverão ser sanados no primeiro ano" (conforme as muitas promessas de campanha), vêm as grandes perguntas que ninguém quer calar (exceção para os alcaides, seus colaboradores e aspones que costumam comprar a imprensa e utilizar os chapas-brancas para esconder as verdades): 
1- Seu município conta com serviços públicos melhores, isto é, você, se matriculou filho, neto, sobrinho na escola/creche, conseguiu onde queria?
2- Você, ou alguém da família, se recorreu a algum atendimento na área de saúde, foi bem atendido?
3- A máquina encontra-se menos "inchada", com menos contratados, mais eficiente, prestigiando os concursados, etc.? 
4- E por falar em contratados, em 2017 o percentual de reajuste, pela data-base, previsto em lei, aconteceu?
5- Há meritocracia onde você vive?
6- Na prefeitura do seu município acontece nepotismo direto ou indireto (nomeação de parentes de prefeitos e secretários ou de vereadores)?
7- Você tem andado pela ruas em qualquer hora do dia e se sentido seguro?
8-  A qualidade de vida melhorou, com diminuição da linha de pobreza, redução do déficit habitacional com a construção ou melhoria das habitações populares e elevação da autoestima da população?
9- A prefeitura tem atraído investimentos capazes de gerar postos de trabalho?
10- Os cidadãos do lugar onde você e sua família vivem estão mais felizes?

Muito dificilmente, surgirá no cenário político-administrativo um munícipe que responda SIM às 10 perguntas. Vive-se um momento conturbado, com problemas que vão da crise institucional,  economia, desemprego, à corrupção que, apesar dos esforços de alguns poucos, continua se alastrando, produzindo reflexos em cada cantinho do território nacional. Mas isto não pode, tampouco deve, ser usado para justificar a mesmice das administrações anteriores que parece prevalecer nas atuais. Afinal de contas, todos que aí estão, hoje, com as canetas e cetros nas mãos, sentados nos tronos, alguns nababescos, prometeram, nos palanques, "fazer de tudo para usar seus muitos atributos, o conhecimento político e os recursos disponíveis para dar dias melhores ao povo". O primeiro ano já passou e é bom que parem de choramingar, colocar a culpa de tudo na crise e vão à luta. E, claro, de pensar em fazer alguma coisa só quando se aproximarem as próximas eleições, a chance da reeleição (no caso dos neófitos) e os milagres da multiplicação começarão a acontecer pois, felizmente, esta época está chegando ao fim tanto quanto os políticos corruptos e espertos que insistem em tais estrategias.