quarta-feira, 8 de novembro de 2023

PESQUISAS ELEITORAIS

Há menos de um ano das eleições municipais, aquelas que definirão os quadros (executivo e legislativo) que governarão os 5.570 municípios brasileiros, partidos e pré-candidatos começam o corre-corre a caminho de fortalecer suas siglas e os nomes junto à população. Usando de várias estratégias, que vão dos famosos balões de ensaio à pesquisas de intenção de voto, caciques,veteranos e "espertinhos" da política já movimentam as peças no grande tabuleiro de xadrez em que se tornou o país que, de dois em dois anos, vive - e gera - a expectativa de "dias melhores". No caso dessas estratégias, a das pesquisas, geralmente, vêm recheadas com as costumeiras fake news divulgadas em redes sociais e veículos, digamos, pouco convencionais, entretanto, não registradas, o que requer maior atenção para quem as "produz" e lança por aí. Mesmo faltando um tempo considerável para o ínicio do período legal e a passagem do Carnaval e Semana Santa (quando a maioria só pensa em aproveitar e comemorar as datas e muita coisa acontece), o jogo pré-persuasivo - agressivo mesmo - já teve início para atrair a atenção e tentar convencer um eleitorado cada vez mais numeroso, eclético, interessado. E, claro, oportunista atrás de um plus capaz de render benefícios pessoais.