quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

UM 2010 MUITO MELHOR


Longe de mim usar o blog para especular ou fazer um festival pirotécnico. Repudio, incisivamente, coleguinhas que fazem dele instrumento de algum tipo de terror. Ao longo destes quatrocentos e poucos dias de trajetória, o blog procurou levar informações, discussões e reflexões sobre artigos opinativos (cunho pessoal) ou reproduções sobre fatos atuais ou pesquisas científicas que possam trazer algum benefício. A propósito, estas foram as verdadeiras intenções do blog do direnna que pretende continuar nesta linha em 2010. Aliás, ano que espero ser ainda melhor e de mais conquistas para quem detém a verdade. Atentos e vigilantes, damos, apenas, uma pausa para reoxigenar ideias, mentes e corações.

O DIA 30-12-2009

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

RANKING DOS MELHORES GOVERNADORES

1 – Aécio Neves (PSDB) – Minas Gerais
2 – Eduardo Campos (PSB) – Pernambuco
3 – Cid Gomes (PSB) – Ceará
4 – José Serra (PSDB) – São Paulo
5 – Luiz Henrique Silveira (PMDB) – Santa Catarina
6 – Jaques Wagner (PT) – Bahia
7 - Roberto Requião (PMDB) – Paraná
8 – Sérgio Cabral Filho (PMDB) – Rio de Janeiro
9 – José Roberto Arruda (DEM) – Distrito Federal
10 – Yeda Crusius (PSDB) – Rio Grande do Sul

Segundo pesquisa do Datafolha em dezembro de 2009

UM PUXÃO DE ORELHAS NÃO DÓI

O presidente da Câmara de Maceió, Dudu Holanda (PMN), e o primeiro-secretário, Paulo Corintho (PDT), se agrediram fisicamente na semana passada. Segundo informações da polícia local, os políticos trocaram murros e tapas e o presidente da Câmara chegou a arrancar, com uma mordida, parte da orelha do primeiro secretário. Deve-se repudiar, sempre, agressões de qualquer natureza, mas fico imaginando se não seria saudável dar pelo menos um puxão de orelhas em edis de mãos-amigas, bocas-santas e discursos vazios.

SUBUTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR

Uma pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita em 400 escolas de 13 capitais brasileiras mostra que os professores ainda dão preferência aos programas mais simples, quando utilizam o computador com seus alunos. Para a metade dos entrevistados, o software mais utilizado é o de edição de texto, seguido por programas de visualização de mapas e editores de apresentação.
Segundo o estudo, falta preparo aos docentes para inserir as novas tecnologias de forma eficiente dentro de sala de aula. A atividade mais realizada pelo professor com seus alunos é editar, digitar e copiar conteúdos", aponta a pesquisa.

Agência Brasil

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ROMBO NAS CONTAS DO GOVERNO LULA

Rombo nas contas públicas cresce 278% e derruba meta de déficit zero. Governo projetava déficit nominal zero para 2010, mas rombo cresceu de R$ 36,4 bi para R$ 137,9 bi em 12 meses. Foi para o arquivo a expectativa de a equipe econômica atingir o déficit nominal zero em 2010, último ano do segundo mandato do governo Lula. De outubro de 2008 para outubro passado, o déficit nominal cresceu 278%, de R$ 36,4 bilhões para R$ 137,9 bilhões. Em proporção do PIB, o índice saltou de 1,27% para 4,61% do PIB no período.

O Estado de SP

O ANO DOS ESCÂNDALOS

O ano de 2009 foi muito revelador, quando trata-se de escândalos no Congresso Nacional. De julgamentos de políticos pelos conselhos de ética até a tentativa de se retirar Sarney da presidência do Senado muita coisa foi denunciada pela imprensa. Mas foi só. Como de praxe, o corporativismo mostrou sua força e prevaleceu a máxima do telhado de vidro. Houve muito bate-boca, deputados e senadores se dizendo algozes da corrupção, promessas de moralização nas duas Casas mas, no final, o espetáculo serviu, apenas, para levar alguns atores aos holofotes do poder ou documentos para o arquivo. A "farra das passagens aéreas", por exemplo, que banca viagens de deputados e acompanhantes a lugares turísticos em fins de semana, feriados e períodos de recesso, vai continuar; o "Fora Sarney" se transformou no "Fica Sarney" (mas me dá uma mãozinha); 2010 só se fala em campanha eleitoral e nós, mais uma vez, vamos contar com o precioso papel da imprensa de fazer denúncias e com a fragilidade do povo brasileiro ao votar.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ONDE CHEGAMOS

Diante de muitos atendimentos - a ponto de perder a conta - de pessoas baleadas na Emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, o médico Antônio Carlos Seixas, cirurgião torácico, decidiu elaborar uma publicação inusitada. Criou o “Manual do Baleado”, com recomendações de como as pessoas devem se comportar diante de um assalto ou quando for ferido.
Alguns conselhos do Dr. Seixas
- Se ouvir uma voz se aproximando dizendo perdeu! perdeu!, acalme-se; não reaja; você está sendo assaltado;
- Não reaja a assaltos à mão armada, mesmo ao volante;
- Não agarre, nem atrapalhe bandidos em fuga;
- Dirigindo veículos, não discuta; não reclame e não responda às provocações; mesmo com toda razão!

Caso seja baleado, o médico recomenda
:
- Não se apavore, só corra se for para não ser mais atingido;
- Peça ajuda à pessoa mais próxima dizendo: "Socorro! Fui baleado!"
- Se sangrar pela ferida, comprima o local com a mão ou com pedaços limpos da própria roupa;
- Se sair ar pela ferida, não a tampe;
- Evite ao máximo falar, gritar, gemer, chorar, correr, gesticular ou andar à toa, pois poderá agravar, em muito, o seu estado;
- Aguarde de preferência deitado sem beber e comer nada. Só conte o acontecido se realmente (for) preciso.

G1 Globo.com

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O DIA 24-12-2009

clique na imagem para ampliar!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

AMEAÇA NOS JORNAIS AMERICANOS

Um novo levantamento do instituto de estatísticas do trabalho do Governo dos EUA aponta que a indústria dos jornais perderá 25% de seus postos de trabalhos nos próximos dez anos. O Relatório de Projeção de Empregos do U.S. Federal Bureau of Labor Statistics aponta a previsão de ganhos e perdas de cada setor industrial entre 2008 e 2018. Considerando as recentes demissões nos EUA, Reino Unido e Europa, o estudo estima que, até o fim de 2018, mais de 80 mil fiquem desempregados na indústria dos jornais, a qual atualmente emprega 326 mil pessoas.

Blog do César Maia

MAIS UM


Em outubro do ano passado, quando iniciamos este trabalho prazeroso, não tínhamos ideia de alcançarmos tanta gente e tantos acessos diários. Chegar à casa dos 30 mil, justamente no fim de ano, tempo de confraternização mundial, é muito mais que um presente, é, além de uma catarse, um feedback constante e um exercício profissional, um reconhecimento que esperamos continuar fazendo jus.

BISCOITOS CASSAM ARRUDA

Depois dos panetones de José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal citado no Mensalão do DEM, é a vez dos biscoitos de um outro Arruda - Lutero Ponce de Arruda (PMDB), cassado da presidência da Câmara Municipal de Cuiabá (MT) e denunciado criminalmente pelo Ministério Público Estadual por suposto desvio de R$ 3,9 milhões. A base da acusação contra Arruda, o de Cuiabá, é uma auditoria que fala em aquisição fictícia de 11 toneladas de biscoitos para consumo próprio e de outros 19 vereadores. A promotora do caso, Ana Cristina Bardusco, fez alguns cálculos para provar a inviabilidade da justificativa, na denúncia à Justiça. Considerando que a Câmara em 2007 e 2008 era composta por 20 vereadores, em tese, coube a cada um deles 552,1 quilos de bolacha, mais de meia tonelada por vereador, o que equivale a 1,5 quilo de bolacha por dia para cada vereador.
(AE)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

LULA E OS APOSENTADOS


Definitivamente, Lula é o Forrest Gump tupiniquim. Em mais uma de suas histórias, ao defender o salário mínimo de R$510, ele disse que o filho aos 12 anos pediu para ir com colegas aos EUA e ele respondeu que não tinha dinheiro para bancar isto. Tudo para justificar a responsabilidade e o bom senso que o governo tem de ter ao não conceder reajuste maior aos aposentados. Passados muitos anos, seus filhos não devem ter nenhuma dificuldade de viajar para lugar nenhum, graças à colaboração de empresas de telefonia e outras possíveis simpatizantes. Em contrapartida, os aposentados brasileiros vão continuar com a mesma falta de perspectiva de uma vida melhor e reconhecimento pelo que fizeram pelo país. Pelo menos para Lula. Forrest Lula.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O DIA 21-12-2009


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

DIREITOS HUMANOS


Semana passada, o mundo completou 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Carta partiu da necessidade de se garantir a liberdade e a igualdade de direitos a todos. A bem da verdade, o que se vê é o mais puro afastamento da humanidade desse projeto de unidade. Traçada por membros da ONU, três anos após o fim da Segunda Guerra (10.12.1948) a declaração, salvo alguns poucos aspectos, está bem longe de atingir o ser humano ideal imaginado. Vida digna e segura para todos, igualdade racial, liberdade religiosa e de pensamento e, principalmente, a acessibilidade, são palavras bem distantes do cotidiano da maior parte das pessoas. O constante conflito de interesses, sem a certeza por resultados práticos, como visto durante a COP-15, deixa claro que o mundo pode estar, mesmo, próximo ao fim. E que os direitos humanos são uma utopia.