domingo, 13 de fevereiro de 2011

SOBE JUDICE E O JEGUE


1- Algumas pessoas parece que estão contaminadas por um complexo de superioridade em nossa humilde QUISSAMÃ. Vivem falando que "estão SOBE judice"...
2- O complexo de inferioridade e superioridade: Ambos os conceitos são a parte principal da obra do psicólogo ALFRED ADLER, primeiro discípulo de FREUD e também o primeiro a romper com o mesmo, por discordância na supremacia do instinto sexual na modelagem da personalidade. ADLER achava que o complexo de inferioridade era algo intrínseco à natureza humana, justamente pela fragilidade da criança perante o ambiente que a circunda. Sua extrema dependência dos familiares e impossibilidade de várias coisas acarretavam dito complexo. Em contrapartida desenvolvia fantasias de superioridade para compensar tal situação desvantajosa. Essa trama ou binômio (inferioridade-superioridade) acompanhariam o indivíduo pelo resto de sua vida. O complexo de inferioridade nasce quando a criança percebe o simples fato de não ser o único objeto do amor, afeição ou cuidado de seus pais; seja por ter outros irmãos ou os pais darem atenção a outras tarefas; o ciúme e raiva se desenvolvem bem cedo na criança. ADLER inclusive achava determinante na formação da personalidade que posição a criança ocupava no quadro familiar (primogênito, caçula, filho do meio). A ruptura da condição de não ser única ou do narcisismo infantil traz como herança a comparação e competição que também nos acompanharão pelo resto de nossas vidas.
3- A pergunta que não quer calar: quem preside os trabalhos na CMQ?
4- Já começou a campanha eleitoral eleitoral por aí, ou os burros (jegues) e galos fazem parte de alguma loteria zoológica?
5- E como blog também é cultura, aí vai: Sub judice - Em juízo.
Locução latina que indica o estado de uma demanda que ainda não foi decidida. Quando se diz que a ação "está sub judice", isto significa que ela ainda não foi objeto de uma decisão.