quarta-feira, 22 de março de 2017

PARA PREFEITOS E AFINS

Com menos de 100 dias no cargo, a maioria dos prefeitos eleitos ainda não pode dizer a que veio. É bem verdade que temos pouco tempo para fazer uma avaliação imparcial e séria sobre ações que tenham sido implementadas para colocar - ou mesmo recolocar, no caso dos reeleitos - seu município nos trilhos. Corte de gastos, troca-trocas nas chefias, revisão de contratos, 'namoro ou casamento' com o Legislativo e, muitas vezes, caça às bruxas ( perseguição àqueles que não votaram no vencedor do pleito), certamente, estão entre as principais medidas adotadas pelos chefes do Poder Executivo neste primeiro momento, considerado por muitos como fundamental pois é aquela história: "pau que nasce torto, morre torto", ou ainda, "cortar o mal (ou mau como sendo aquele que não lhe serve?) pela raiz". Independente das torcidas político-partidárias, o que se precisa é ver atitudes tomadas no sentido de aprimorar o que está bom e corrigir o que está errado. E para isto, existem posturas e atitudes que deveriam ser levadas em conta, como as sugeridas por Dom Quixote de la Mancha a Sancho Pança, que ia assumir um governo local - Capítulos 52 e 53 (Miguel Cervantes, 1605):
      
A) 1. Os trajes devem se ajustar a dignidade de quem os usa. / 2. Atenção à "lei das suposições razoáveis". / 3. Tenha fé. / 4. Conheça primeiro a você mesmo. / 5. Exerça o cargo com branda suavidade e ligada à prudência. / 6. Seja humilde. / 7. A virtude se adquire e vale mais que o sangue que se herda. / 8. Nunca interpretes arbitrariamente a lei.
       
B) 9. Mais compaixão às lágrimas dos pobres, mas não mais justiça. / 10. Descubra a verdade entre as dádivas dos ricos e entre os soluços dos pobres. / 11. Não carregue com todo o rigor da lei a quem erra. / 12.  Em relação ao inimigo esquece a razão de o ser e avalie a verdade do caso. /13.  Não te cegue a paixão própria em causa alheia. / 14. A quem tens que castigar com ações, não trates mal com palavras.
       
C) 15. Dos atributos santos resplandece mais o da misericórdia que o da justiça. / 16. Sejas asseado. Não andes desmazelado. / 17. Tome discretamente o pulso ao que pode render seu trabalho. / 18. Não comas alho nem cebola em função do hálito. / 19. Ande devagar, fale com pausa, mas não que pareça que te escutas a ti mesmo. / 20. Jante pouco.
       
D) 21. Moderação ao beber. O vinho em excesso não guarda segredos nem cumpre promessas. / 22. Nunca arrotar na frente de alguém. / 23. Seja moderado em dormir. / 24.Serás incomodado por quem criticas e não serás premiado por quem exaltares. / 25. Tolices dos ricos passam por sentenças no mundo. / 26. Quando se dorme, todos são iguais. / 27. Sem boa índole, não há ciência que valha.

As dicas podem parecer pueris ou mesmo fora de ocasião para alguns (geralmente pra quem se sente quase um deus). Mas ao analisar a conduta inicial da grande maioria dos prefeitos - e até dos colaboradores mais diretos quando indicados para assumir um daqueles muitos cargos que costumam durar apenas um ciclo mas que elevam narizes e, às vezes patrimônios rápido demais -  se chega à conclusão que Cervantes sabia das coisas ao dar conselhos a Sancho Pança e bastante atual ao se referir à moçada das canetas, dos gabinetes e, principalmente, dos espaços midiáticos.