quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

PANORAMA

LULA PRESIDENTE

Alguém duvida que, em 2018, Lula chega à presidência? Eu e muita gente boa por aí somos capazes de apostar uma grana alta que ele chega, sim. Mas à prisão de segurança máxima, em Presidente Bernardes, por tudo que fez como chefe do Mensalão, do Petrolão e por tantos outros crimes praticados  como corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e, principalmente, por aquilo mais próximo do julgamento na segunda instância (o TRF da 4a. Região marcou para 24 de janeiro) relativo à compra do tríplex que todo mundo sabe que é dele e a reforma foi feita pela OAS a seu 'pedido'. Assim, também é pule de 10, a condenação e a inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa, mesmo a petralhada negando e dizendo que a Justiça persegue um "santo homem".

RODRIGO É 12

O PDT, eterno partido de Brizola, Lupi e até do companheiro João do Abacaxi, de Quissamã, acaba de ganhar um grande reforço. Depois de quase dois anos no PV, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também resolveu cerrar fileiras no 12 pensando, quem sabe, em alçar voos mais altos ano que vem (apesar de "negar, peremptoriamente, que não vai disputar o governo do Estado"). E nada melhor que um partido da dimensão de um PDT que, inclusive, tem políticos dispostos a disputar a presidência, como Ciro Gomes que também marcou presença no evento ao lado de outras personalidades do mundo político, empresarial, além de simpatizantes que lotaram um conhecido estabelecimento comercial localizado no Cafubá, região oceânica da cidade.

BRINCANDO COM FOGO

Se faltava alguma coisa para o governo Temer confirmar que está na corda bamba, com o afastamento de um general do Exercício de suas funções, só porque falou a verdade, não falta mais nada. Mandar alguém para casa, no caso de Mourão, colocar o pijama e ficar "quietinho", pode ter sido o estopim para algo muito grave. A população brasileira conta, hoje, com pouca gente a defendê-la, de fato, e quando um general tem a coragem de dizer que o presidente tem feito tudo que pode para se segurar no governo e que este é um balcão de negócios, além de ser a mais pura verdade, veio da garganta de um patriota, um bravo guerreiro, de reputação ilibada e respaldado por uma instituição que jamais deixará de cumprir com suas obrigações. Cuidado, Temer, quem brinca com fogo faz xixi na cama.

PALHAÇADA

Uma vez palhaço, sempre palhaço. O deputado Tiririca, aquele dos milhões de votos de repúdio, que passou quase dois mandatos inteiros sem fazer nada, acaba de provar que a política nacional é mesmo uma grande palhaçada. Ele, no início da semana passada, subiu "ao palco", pela primeira vez, para anunciar que renunciava ao mandato. Só que a partir de 2018, quando o período legislativo terá se esgotado. Com fantasia ou não, como é comum aos palhaços da política, Tiririca deixou a máscara cair e confirmou não saber ainda o que fazem no Congresso Nacional. E tem mais uma do artista: disse que votaria em Lula, novamente, pois, para ele, foi o melhor presidente do Brasil. Outra de suas piadas de mau-gosto que esperamos não refletir a realidade da eleição do ano que vem. Nem por brincadeira.

SEM REFORMA

A teimosia, claro, bem depois da mania de colocar a mão no dinheiro dos outros (conhecida como ladroagem, desvio, corrupção...) é outra das principais características de um mau político. Vejam o que vêm fazendo o presidente sem voto, Michel Temer Lulia (ironia até no nome) e seus muitos ladr..., ops, correligionários e defensores - a qualquer custo - do governo, ao insistirem que a Reforma da Previdência é a melhor alternativa para o País (que eles tanto roubam) e deverão ter os 308 votos necessários para sua aprovação. Especialistas, isentos e sérios, dizem que é impossível, hoje, se atingir tal número e que a votação - um dos alvos principais do governo ao lado da manutenção da liberdade do presidente e outros do PMDB - deve ficar para fevereiro. Pessoalmente, além de torcer para que se encontre outro jeito de economizar dinheiro (quem sabe diminuindo a roubalheira, mordomias, número de parlamentares e benesses aos poderosos?), não acredito que se aprove a retirada de direitos adquiridos do trabalhador. Não mesmo.