quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

PANORAMA

ENGODO ELEITORAL
O PMDB é, para muitos, o maior responsável pela institucionalização da onda de corrupção que se instalou no País. Sempre presente em tudo de ruim que vem acontecendo na política, com vários de seus representantes envolvidos em coisas escusas e decisões muitas vezes nada republicanas, e ao lado dos detentores do poder desde que chegou ao fim o período militar - aliás, quando a corrupção não era sistêmica, endêmica e sindrômica e as pessoas não viviam com medo como agora - o partido resolveu, em convenção nacional, novamente, mudar de nome e voltar a se chamar MDB - Movimento Democrático Brasileiro -, uma nova armação para atrair os incautos que podem achar que "serão recuperadas a credibilidade, as causas claras e a pujança do partido que garantiu a governabilidade, em defesa das agendas sociais, dos governos FHC, Lula e Dilma ".  E, claro, com vistas ao pleito do ano que vem quando o País deve clamar por mudanças. Daí a troca, PMDB tira o P, entendeu?





PAI DE SANTO
E por falar em mudança, engodo, traição, oportunismo e na convenção do PMDB, que voltará a se chamar apenas MDB (Movimento Democrático Brasileiro), mesma sigla adotada durante o período do bipartidarismo chamado pelos 'notáveis do partido de ditadura militar ' (1964-1985), uma cena marcou o evento e ganhou destaque em jornais de todo País pelas gargalhadas que proporcionou. Foi quando Pai Uzêda, conhecido pai de santo do Congresso Nacional, subiu ao palco logo após a chegada do presidente Temer e usou folhas de guiné para afastar o mau olhado do presidente dizendo que ele estava sendo vítima de 'muita macumba' e que o 'trabalho' feito contra o peemedebista ( ou emedebista, caso a 'marca' já tenha sido registrada) era para matá-lo, por isso ficou doente. E para os milhões de brasileiros e brasileiras que Temer e sua quadrilha vêm matando de fome, no SUS e de raiva, Pai Uzêda? Não tem um jeito pra acabar com a mandinga, não?


CARA DE PAU
Durante o 'momento de fé' que aconteceu na armação, ops, convenção do PMDB, com Pai Uzêda dando a bênção a Temer, muitos outros lances pitorescos aconteceram para comprovar que era tudo um grande espetáculo mesmo. Para se ter ideia, Temer não iria e acabou "fondo" - como diria o ex-jogador Fio, do Flamengo -, o Pai de Santo subiu para defumar, benzer, tirar tudo de mal do presidente após driblar a segurança e o líder do governo, o senador impoluto e muito família, Romero Jucá, fazer sinal com o dedo indicador que o curandeiro era doido. Mas vamos aos verdadeiros fatos: Pai Uzêda concorreu ao cargo de vereador no Rio de Janeiro, em 2016, pelo Partido Progressista e pode estar querendo se filiar ao 'novo partido' pelos minutos de fama que ganhou. Segundo a coluna "Expresso", da Revista "Época", ele teve sua hospedagem - quatro diárias e alimentação de Roberval Batista de Uzêda, 52, vulgo Pai Uzêda - em um hotel quatro estrelas de Brasília faturadas em nome do diretório nacional do PMDB, que também hospedou outros participantes do evento. Ô glória! Ô farra de dinheiro (certamente, público)! Ô armação! Ô velho PMDB de sempre!

A JUSTIÇA QUE QUEREMOS

Muitas são as perguntas que todos se fazem quando trata-se do Supremo Tribunal Federal (STF), sua importância, seu custo, seu verdadeiro papel e o porquê de a maioria dos ministros poderem, praticamente, tudo quando refere-se a dizer quem cometeu crime e definir o veredicto, além da prerrogativa de contrariar o que parece óbvio para a maioria dos 'mortais' . Vejam o que faz, por exemplo, Gilmar Mendes - e o que não faz a presidente Carmém Lúcia e outros pares que só dizem amém - ao conceder "Insulto" de Natal a Adriana Ancelmo, esposa do arqui-inimigo do Rio e da Nação, Sérgio Cabral, determinando seu recolhimento domiciliar por ter filhos menores de idade (só no Rio existem 326 presidiárias com filhos menores de 12 anos),  a rejeitar denúncias contra o senador Benedito de Lira, os deputados Arthur Lira, Eduardo da Fonte e José Guimarães e a suspender inquérito contra o governador do Paraná, - e agora vice-presidente do PSDB - Beto Richa, tudo isto esta semana e, no caso dos políticos, sob a alegação de que "não haviam indícios mínimos de prova que justificassem a instauração de ação penal".

TÁ DE BRINCADEIRA?

Mas quando se fala no STF de Gilmar Mendes e em suas tresloucadas decisões que também concederam habeas corpus a criminosos como Roger Abdelmassih, Eike Batista, Jacob Barata, José Riva (maior ficha suja do Brasil) e Garotinho (que acaba de ganhar as ruas), bem como outras referentes a manter Sérgio Cabral no Rio, logo surge o bordão de Datena, conhecido apresentador de TV, que não sai da cabeça de ninguém. As atitudes, também estranhas e imorais do juiz- também conhecido como 'o mais eficiente laxante da justiça brasileira', além de muito estranhas, já que possui inúmeras ligações com pessoas ligadas aos mais variados crimes de corrupção como, por exemplo, a Lava Jato, bem como alguns de seus negócios empresarias receberem verbas governamentais (em dois anos, repasses aumentaram 1.766%), deveriam, fôssemos um país sério e tivéssemos um Supremo à altura, levar este douto senhor a ser julgado pela história atual. A de hoje, a de agora. Não àquela que quando chegar deverá dizer que Gilmar Mendes foi um ministro do STF com notável saber jurídico mas que nunca se sentia impedido de julgar nada nem ninguém, tripudiava encima das pessoas e até das próprias instituições e colegas e sempre se considerava acima de qualquer suspeita.