sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

DICAS PARA VIAJAR DE CARRO NO CARNAVAL


Finalmente chegou o tão esperado Carnaval. E para você curtir a folia sem dores de cabeça, pelos menos as causadas por problemas com o carro..., o G1(O Globo) separou dez dicas para você ficar atento antes de pegar a estrada:
1ª. Pneu >> Equipamento geralmente deixado em segundo plano pela maioria das pessoas, quando o assunto é manutenção, os pneus são fundamentais para a segurança do automóvel. Confira se os pneus estão em bom estado e, se necessário, faça o rodízio para que o desgaste dos mesmos seja uniforme (os pneus das rodas motrizes, que recebem a força do motor, gastam mais rápido). Além disso, veja no manual do seu carro, e calibre os pneus com o volume de ar correto. Não se esqueça de conferir também o estepe.
2ª. Bateria >> Antigamente, elas eram um dos principais focos de problemas. Mas o avanço tecnológico, que levou o surgimento das baterias seladas, diminuiu exponencialmente as ocorrências. Apesar disso, é recomendável abrir o capô e conferir se os polos da bateria não apresentam oxidação e, nos casos dos modelos tradicionais (com as tampinhas para completar com água destilada), se o nível está certo. No caso de dúvida, leve o carro a um eletricista para verificar o estado geral da bateria.
3ª. Óleo >> Mais uma vez, conferir o nível do óleo é primordial antes viajar. Além disso, é bom conferir se não há vazamentos no motor. A falta de óleo prejudica o funcionamento e o desempenho do motor e, em casos extremos, pode causar a fundição do motor. Caso o prazo para o vencimento do óleo esteja perto, prefira antecipar a troca antes de viajar, afinal, precaução nunca é demais.
4ª. Freio >> Sistema de segurança mais importante do veículos, o freio precisa ser constantemente checado. Pastilhas e lonas precisam estar boas, além dos discos e tambores. Se você notar que os freios estão perdendo a eficiência, não hesite em levar seu carro ao mecânico. Pode haver a necessidade da troca de algum dos componentes ou simplesmente o "sangramento" do sistema para a substituição do fluido de freio.
5ª. Suspensão >> Amortecedores e molas são os principais responsáveis por absorver as imperfeições da pista e manter a estabilidade do automóvel. Se houver qualquer barulho estranho no sistema pode ser que peças como tuchos, pivôs e batentes estejam danificados.
6ª. Iluminação >> Lâmpadas queimadas como as que alertam para a utilização dos freios podem ocasionar acidentes graves, que poderiam ser facilmente evitados. Por isso, acenda todas as luzes do seu veículo (faróis, lanternas, luz de freio, piscas, etc) e confira todas estão funcionando.
7ª. Saúde >> Para as viagens de longa distância, é importante programar algumas paradas para comer, descansar e alongar o corpo. Procure se espreguiçar e alongar as costas, os músculos da coxa e os braços. Também é aconselhável a realização de uma caminhada. Faça ainda movimentos circulares com os pés, além de estender os braços. Abaixar a cabeça até encostá-la no peito ajuda a exercitar o pescoço. Quem estiver ao volante não deve consumir álcool.
8ª. Chuva >> Se chover, as recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol baixo, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente. Não ligue o pisca-alerta, pois a luz intermitente atrapalha a visibilidade dos outros veículos.
9ª. Crianças >> Quem for viajar com crianças deve preparar os pequenos para ficar horas dentro do carro. Brincadeiras e jogos podem ajudar a distrair e amenizar a ansiedade das crianças. A alimentação requer também cuidado especial: Dê comidas leves e água. Sucos e frutas são ideais. Evite as bolachas recheadas que são ricas em sal e gordura. Deixe para alimentar as crianças durante as paradas. Comer com o carro em movimento não é nada recomendável. E não esqueça de colocar as crianças nas cadeirinhas de segurança.
10ª. Sol e maresia >> Quem viaja para a praia deve ficar atento também com a areia e a maresia, que pode causar oxidação em algumas partes do veículo, a popular "ferrugem". Uma lavagem completa no veículo é sempre indicada após esse tipo de viagem. Além dos cuidados com a parte mecânica e estética do veículo, é importante fazer com que a temperatura do carro seja agradável para motorista e passageiros. Evite viajar entre 11h e 13h, período de maior incidência dos raios solares.