terça-feira, 10 de março de 2009

PROJETO EXCELÊNCIAS

Os vereadores são os políticos mais próximos do eleitor. A proximidade física pode levar à impressão de que o eleitor conhece bem o seu vereador. Falso. É impossível conhecer o comportamento de um vereador – ou de outro político qualquer – sem a análise de dados objetivos sobre sua atuação, como sua frequência às reuniões da Câmara Municipal ou o uso que faz das benesses que recebe. Ou sobre processos a que ele responde na Justiça.
Porém, a produção e a divulgação de dados objetivos, por parte do poder público, são coisa rara no Brasil, em todas as esferas e nos três Poderes (os entes do plano federal têm atuação um pouco menos crítica nesse aspecto). O conceito de publicidade, na esmagadora maioria dos casos, é deturpado. O que mais se vê é a omissão de informações.
Apesar dessa desanimadora situação geral, é possível, a partir de pesquisas exaustivas, reunir os poucos dados que estão dispersos em diversos órgãos e organizar tais informações. É o que faz o projeto Excelências, da Transparência Brasil. Reunidos, esses dados permitem construir perfis, apontar tendências e alcançar conclusões.
(Lançado em 2006, tendo por alvo as eleições gerais daquele ano, o projeto Excelências (www.excelencias.org.br) rapidamente se transformou em fenômeno eleitoral da Internet, tendo sido visitado por milhões de internautas. Venceu o Prêmio Esso de Reportagem de 2006, na categoria "Melhor contribuição à imprensa". É referência obrigatória para informações sobre parlamentares e Casas legislativas).