sexta-feira, 17 de abril de 2009

DOAÇÃO DE VIDA

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 2% da população doa sangue regularmente. Para que as demandas transfusionais possam ser atendidas é necessário que 4% de toda a população adquira esta prática.
Quem pode doar sangue?
O indivíduo que deseja doar sangue deve ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 Kg. As mulheres podem realizar 3 doações por ano, com intervalos de, pelo menos, 3 meses, e os homens, 4 doações com intervalo de, pelo menos, dois meses.
Como é o procedimento de doação de sangue?
Toda vez que se aproximam feriados como os da semana que vem, o estoque fica reduzido a quase 50% devido à baixa procura por parte dos doadores e isto traz uma preocupação a mais para os hospitais. Além das cirurgias, as doações são utilizadas pelos pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico e pelos que têm leucemia, que necessitam de transfusões de sangue regularmente. O procedimento para a doação de sangue é muito simples. Depois de passar por uma entrevista que avalia se o voluntário está dentro das condições ideais de doação, é retirada uma bolsa com cerca de 450ml de sangue. Todas as etapas duram cerca de 50 minutos.
Cuidados para doar sangue
Não devem doar sangue portadores de doenças sexualmente transmissíveis, usuários de drogas ilícitas, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas com hepatite, malária, epilepsia, câncer e doença cardíaca grave. No dia, deve-se evitar a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação e a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas anteriores.
Informações sobre os locais que recebem doações podem ser obtidas no site www.saude.rio.rj.gov.br , Disk-sangue, 0800-282-0708, ou Hemorio: 2240-2494