sexta-feira, 17 de abril de 2009

GOVERNO LICITA ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Em uma iniciativa inédita no Brasil, o governo do Paraná vai constituir cadastro com registro de preços para a divulgação, por emissoras de televisão, de ações de interesse público desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais. As emissoras serão escolhidas a partir de licitação, conduzida pelas Secretarias da Comunicação e da Administração. Podem participar emissoras individuais, em rede ou em consórcio com sede no Estado. É necessário comprovar abrangência de no mínimo 70% do território paranaense. O princípio da equidade será exercido à medida em que o Governo distribuir as veiculações. O valor dos espaços para os anúncios será calculado a partir da audiência das emissoras entre e 19h e 23h, o chamado horário nobre, quando um maior número de televisores está ligado. A cada ponto de audiência neste horário, o governo oferece preço fixo calculado de acordo com as audiências de cada veículo, que será obtido pelas tabelas das emissoras, com referência no menor valor. Em um primeiro momento, as inserções serão de 30 segundos, mas poderão ser formatadas por múltiplos de 30 segundos até o limite de 3 minutos, de acordo com a necessidade. Com o cadastro das emissoras de televisão, o governo do Paraná procurar atingir a melhor economicidade. A iniciativa é inédita no Brasil e pode inaugurar um novo procedimento para contratação de veículos de comunicação entre os anunciantes públicos.