terça-feira, 27 de julho de 2010

DO FUNDO DO BAÚ (EM QUISSAMÃ)

1- João Francisco, o "senador", o mesmo que emprestou seu nome à nossa praia, conta a lenda que, quando exercia a vereança em Macaé, certa vez foi almoçar com o prefeito Alcides Ramos. Ao serem servidos dois apetitosos filés, um maior e um menor, ele imediatamente puxou o maior para o seu prato, no que foi repreendido da seguinte maneira:
AR: João, quem se serve primeiro deve pegar o menor bife.
JF: Então, se o senhor fosse fazer isso, ia pegar qual?
AR: O menor, é lógico.
JF: Qual ia ficar na travessa?
AR: O maior.
JF: Eu só apanhei o que ia sobrar, né...

N.B(nota do blogueiro): A lenda acima foi confirmada a mim pelo próprio "senador" João Francisco, amigo fraterno cuja humildade é reconhecida por toda Quissamã.

2- E por falar em pessoas que marcaram - ou marcam - a vida de Quissamã, pelo seu altruísmo e humildade, Seu Euclydes Barcelos não pode ser esquecido. Além de sua participação na área de saúde, onde presidiu o conselho por muito tempo com maestria, o mesmo à frente da Banda União Quissamaense, seu amor aos animais também foi outra forte marca. Não raro era alguém encontrar uma animal doente ou abandonado nas ruas para bater à porta de sua casa que, dizem, às vezes parecia até um zoológico, com cães, gatos e uma jacupemba (jacutinga) que o seguiu praticamente até o final de sua vida.

3- Conversa entre dois passarinheiros (que o pessoal da florestal não ouça):
- Cumé que tá o canti do teu passarinho trinca?
- Machiado e tá dando uns tic!