quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BANDIDO NO SENADO


1- "Bandido tem em todo lugar...aqui tem bandido", disse o senador Magno Malta, ontem, durante discurso em plenário. Não duvido do parlamentar baiano-capixaba, mas bem que ele podia apontar quem é (são). Outro dia, chamou o ministro Gilberto Carvalho (secretaria geral da presidência) de safado, camaleão e mentiroso e ninguém mais toca no assunto. Nem Magno, nem Gilberto, nem a presidente Dilma Rousseff, a quem o assunto deveria interessar bastante. Acho que senadores da República, quando proferem discursos com acusações assim, deveriam se explicar melhor e serem levados mais a sério. Pega mal, até mesmo pela importância do mandato, as coisas terminarem o dito pelo não dito.

2- E por falar no evangélico e temperamental senador, espero que sua língua ferina não prejudique ainda mais seu estado (ES),nem o Rio de Janeiro, quando a chapa esquentar durante a votação da emenda que pretende redistribuir os royalties do petróleo que o presidente da Câmara, Marco Maia, pretende levar ao plenário e votar tudo em regime em urgência.

3- Mais um troca-troca ministerial: sai Luiz Sérgio, da Pesca e entra o senador Marcelo Crivela. Os dois têm inigualável simpatia mas, tecnicamente, acho que é seis por meia dúzia e a presidente Dilma parece ter apenas substituído um peixe ornamental de seu aquário.

4- Pesquisa GPP, em consulta do dep. A. Oliveira - realizada em 14-15 de janeiro de 2012:

Você sabe o que são royalties do petróleo?

Região Metropolitana: Sim 40,5%. Não 35,9%. Ouvi falar, mas não sei direito o que é: 24,2%. Não sabe + Não sabe direito = 60,1%.

Na Capital: 33,5% Não e Não sabem direito o que é 25,8%. Total: 59,3 %

Baixada: Não 47% e Não sabem direito 21,1%. Total 68,1% \ Niterói-São Gonçalo: Não 17,6% e Não sabem direito 24,9%. Total: 42,5 %

Classes. A+B: Total Não + Não sabe direito 39,4% \ C: 70,8% \ D+E: 86,1%.

SEM EDUCAÇÃO

Todo ano eleitoral é a mesma coisa. Políticos começam a levantar bandeiras, sempre com o propósito de "arrebanhar" candidatos. De preferência, os mais inocentes. Como estão fazendo, por exemplo, com a 'reconhecida simpatia' pela luta dos professores brasileiros que, segundo eles, ganham mal em relação à importância que têm na sociedade, para a construção da cidadania e de um país mais justo. Não é segredo para ninguém que muitas das categorias profissionais, além de professores, hoje recebem salários incompatíveis, justamente, porque eles, os políticos, recebem muito bem e ainda possuem outras formas de onerar a nação, sangrando seus cofres até a morte. São milhões de cargos comissionados, benefícios dos mais variados, terceirizações às avessas, casos de corrupção em todos os níveis, culminando, agora, no vergonhoso aumento do número de cadeiras nos legislativos municipais (são 5.566 municípios), suficiente para justificar os baixos salários do resto da 'tchurma', a propósito, os nossos . Grande parte destes senhores, que tentam nos impor (goelas e urnas à baixo) sua importância para o processo democrático e para o aperfeiçoamento das leis, deveria é ter vergonha de mamar nas tetas, produzir tão pouco e, pior, impedir que haja dinheiro para pagar salários dignos para quem realmente trabalha em prol de mais qualidade de vida do cidadão.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PRA COMEÇAR A SEMANA

"Você é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas".
(Immanuel Kant)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

MAIS UMA VEZ, OS 'BENDITOS' CONCURSOS

Várias pessoas reclamaram do concurso que fizeram, ano passado, para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), cujo resultado até o momento não foi divulgado por estar sob 'suspeita de fraude'. Infelizmente, isto tem se tornado quase uma prática comum, pois a lei referente aos concursos é muito frágil e permite que prefeitos, governadores, presidentes de assembleias e de câmaras façam o que querem. Como e quando querem. Os candidatos, estes, sim, cândidos - necessitados e bem-intencionados - na maioria das vezes, continuam à mercê da grande covardia que se comete contra eles. Eu mesmo já fui vítima deste esquema quando, em 1998, prestei concurso para a Câmara Municipal do Rio. Além de ter ficado entre os classificados, até agora não vi nem a cor do valor pago. Com a mesma alegação de irregularidades, ele foi cancelado e o 'nosso rico dinheirinho', até agora, nada. Se estiver enganado, me corrijam, por favor, mas me restituam a taxa de inscrição devidamente corrigida.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

BLOGUEIRO IGUAL A PINTO NO LIXO

Tem blogueiro que vai se sentir assim, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrube a proibição ao livre uso das redes sociais. Por outro lado, se isto não acontecer, como querem alguns 'coroneis', autênticos amantes de ditabrandas, perdemos todos nós que fazemos de espaços como estes uma boa oportunidade para reflexão e troca de idéias. Em um país onde o poder financeiro prevalece durante todo o processo eleitoral, mas que impede um político e seus apoiadores de usarem, por exemplo, vestuário com inscrições de candidatos, considerar crime um cidadão pedir votos em blogs, no twitter ou aproveitar outras redes para fazê-lo será mais um daqueles equívocos que só atrapalham a já atrapalhada democracia brasileira. Até que venha o resultado, nos cabe, tomando a Carta Magna ao pé da letra, torcer para que candidatos e não candidatos tenham o direito constitucional de escrever o que quiserem a qualquer tempo e hora, inclusive mensagens de apoio a políticos fora do período de campanha. Sempre com muito respeito, é claro.

ELEIÇÕES EM QUISSAMÃ E SÃO PAULO

O recente bate-boca entre os senadores paulistas Aloysio Nunes (PSDB) e Eduardo Suplicy (PT), durante a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, marcou o início da disputa pela prefeitura mais 'poderosa' do país, que acontece em outubro. Certamente, o episódio da desapropriação de Pinheirinho serviu apenas como pano de fundo para uma das batalhas mais sangrentas (do ponto de vista político) que prometem marcar as próximas eleições. Mas isto não deve acontecer só em SP, 10ª cidade mais rica do planeta, com quase 12 milhões de habitantes. Em Quissamã, pequenina cidade do norte do Rio, por exemplo, a coisa deverá ser parecida. O calor das discussões e acirramento por uma das nove vagas de vereador e pela cadeira de prefeito - e, a reboque, a de vice - não deverão ficar muito aquém, principalmente, levando-se em consideração a renda per capita da cidade produtora de petróleo, localizada na (b)milionária Bacia de Campos. Na proporcional, que define quais serão os representantes da Câmara, temos candidatos (alguns nem tão cândidos assim) a se 'ajeitar' no ninho, pretendentes que cairão e outros a crescer de acordo com as propostas apresentadas. Quanto à majoritária, cogitam-se os nomes dos vereadores Júnio Sélem (PR) e Maria de Fátima (PT), além do ex-prefeito Octávio Carneiro (PP) e uma quarta via, dizem, uma possível surpresa que está prestes a se revelar. Ou rebelar. A verdade verdadeira é que as coisas estão apenas começando, já que o calendário eleitoral é bastante conciso e proíbe extemporâneas, e, no final, ficará nas mãos limpas de eleitores limpos a possibilidade de uma decisão final. É muito cedo para traçar qualquer prognóstico, mesmo porque, como no cassino, as fichas ainda estão sobre o pano, as probabilidades parecem iguais, mas a fase ainda é de estudos. E de prudência. Muita prudência!

PT PODE ESTREAR EM PROGRAMA DE TV


Acabo de receber um e-mail de uma tal de VALERIA. Não sei se é faker, haker, craker ou mesmo alguém da produção do Sílvio Santos, - como se identificou -,mas o fato é que achei a proposta, no mínimo, sugestiva. Em sua mensagem ela coloca o telefone (11-8490-3391 ???) à disposição 'para pessoas que conheçam alguém que tenha um talento diferente, façam algo engraçado e queiram participar de um novo quadro do Programa Sílvio Santos que irá ao ar em breve'. Imediatamente, lhe escrevi para entrar em contato com a turma do PT, pois, criativa, está sempre inventando coisas diferentes, engraçadas, que ninguém fez ainda, principalmente, para ludibriar a boa fé alheia.

ALGUNS 'LEMBRETES' ELEITORAIS

A Resolução 23.341/2011, que trata do calendário para as eleições municipais, traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral.

Em 2012, os brasileiros vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.566 municípios.
O primeiro turno das eleições municipais será no dia 7 de outubro e o segundo turno será no dia 28 de outubro.
Desde o primeiro dia do ano, os institutos de pesquisa estão obrigados a registrar oficialmente seus levantamentos. Também, a partir desse dia, governantes ficam proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente.
As convenções para escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.
Após isso, partidos e coligações têm até o dia 5 de julho para registrar seus candidatos. No dia seguinte, fica liberada a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda gratuita na internet.
A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto e termina em 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito.

A CAMINHO DAS URNAS

Agora que o ano começou pra valer, pois todos sabem que isto só acontece após o Carnaval, o Brasil terá mais uma boa chance de passar a limpo a política nacional. Em outubro, teremos eleições municipais, aquelas que definem prefeitos e vereadores (início da escalada do poder) e nada melhor que nos preparemos para escolher quem irá dirigir os destinos das cidades. Passadas todas as brincadeiras feitas até agora, onde pré-candidatos desfilaram, foram lançados, se lançaram, inventaram coisas, fizeram da Lei da Ficha Limpa 'sua Bíblia' ou acordos que pouco valem, uma vez que as convenções para escolha dos candidatos devem ocorrer somente entre os dias 10 e 30 de junho, os eleitores devem encarar a coisa com mais seriedade, deixando de lado interesses mesquinhos que na maioria das vezes se voltam contra eles mesmos. O processo eleitoral brasileiro ainda está muito aquém do que precisamos para atingir a plenitude de uma democracia, mas ainda é a maneira que temos para analisar quem reúne melhores condições para exercer uma importante função dentro da sociedade e conduzí-lo a ela. Se existem problemas durante o processo, cabe à Justiça agir com mais rigor e, à população, principalmente, aquela 'mal acostumada', vergonha na cara.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DIFERENÇAS DE LADO

É reconfortante quando desafetos políticos se unem em prol de algo que pode ser bom para todos. Principalmente quando é bom para tanta gente. Foi o que aconteceu durante o lançamento oficial das obras de infraestrutura do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, localizado entre as cidades de Quissamã e Campos, que colocou, lado a lado, a prefeita Rosinha Garotinho e o governador Sérgio Cabral. Diferenças à parte, - e são muitos os problemas entre o deputado Garotinho, marido da prefeita e Cabral-, a união das prefeituras com os governos do Estado e Federal mostra a boa vontade política para trazer mais progresso à esta região, há muito carente de investimentos deste porte, já que estão previstos mais de R$180 milhões nas obras. Num momento em que se recomeça a discussão em torno do projeto que pretende redistribuir os royalties do petróleo, abalando frontalmente as finanças dos produtores, a maturidade demonstrada nesta quarta-feira, em Barra do Furado, é muito importante no enfrentamento das injustiças que poderão acontecer pois eleva o moral e gera investimentos capazes de equilibrar possíveis perdas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DE CARA LIMPA

Dizem que a esperança é a última que morre, mas em relação à validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de outubro, tenho cá minhas dúvidas. Não que duvide da idoneidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), tampouco de sua capacidade para discutir e julgar. O que me incomoda - e, certamente, a todos que querem mais ética na política - é se, num país recordistas de leis não cumpridas, essa mesma classe (se podemos chamá-la assim), a mesma que muitas vezes legisla em causa própria, acatará uma iniciativa popular que visa impedir candidaturas de condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou então de políticos que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação e que, portanto, ainda podem recorrer da decisão? E mais: levando-se em conta que a maioria da população vivemos em um país em que duas em cada três pessoas consideram o Judiciário pouco ou nada honesto e sem independência, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, fica difícil acreditar que a Ficha Limpa seja para valer e consiga afastar, de vez, ladrões do dinheiro público.

ESSA NOSSA LEI!

Marcos Valério foi condenado a nove anos e oito meses de prisão. Mas não foi por causa do mensalão, no qual ele também é réu e ficou conhecido em todo Brasil (Lembra daquele 'carequinha', sempre rindo e parecendo não estar nem aí?). Refere-se à redução de tributos e contribuições federais por meio da falsificação de documentos na administração da empresa SMP&B, da qual é sócio. Agora, além da paralisação do processo do mensalão, onde responde pelos crimes de corrupção ativa, peculato lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas, Marcos Valério conta com outro grande benefício, para quem parece dever tanto à Justiça e à sociedade: ele e seus sócios poderão recorrer em liberdade. Com tantos beneplácitos, benevolências e brechas assim, duvido que o empresário mineiro veja o sol nascer quadrado um único dia.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PROFESSORES COM PIORES SALÁRIOS

Falar do baixo salário dos nossos professores é chover no molhado. Mas uma pesquisa realizada pela OIT e Unesco avaliou o quadro educacional em 40 países e a situação do Brasil só não é pior do que a dos professores do Peru e Indonésia. Isso reflete diretamente na qualificação e formação profissional. No nordeste, somente 51% dos professores têm curso superior completo, seguido do Sul 72%, Sudeste 73% e Centro-Oeste 74%, outra estatística lastimável. Na Bahia e no Maranhão esse número piora, somente 40% possuem formação acadêmica. Mas o (revolucionário) ministro Mercadante vem aí. Para melhorar - ou piorar! Se isto for possível.

ACONTECEU EM QUISSAMÃ (HÁ TESTEMUNHAS)

Incrível, fantástico, extraordinário! Por mais que apontemos e constatemos, a todo momento, falta de valores éticos e morais de grande parte dos brasileiros, ainda nos deparamos com bons exemplos e pessoas capazes até de se sacrificar em nome daquilo que aprenderam e consideram importante para suas vidas: TER VERGONHA NA CARA, DIGNIDADE E RESPEITO AO PRÓXIMO. Foi o que deve ter se passado com uma quissamaense, humilde, que pretende vencer por seus méritos. Ao prestar, recentemente, um concurso público, surpresa ao ver que tinha obtido uma pontuação bem maior àquela merecida, talvez por a terem confundido com uma quase homônima (que tem o mesmo nome), ela pegou o telefone e travou o seguinte diálogo:
- (quissamaense) Gostaria de fazer um reclamação.
- (organização do concurso) Sobre o quê?
- Sobre a nota que vocês me deram.
- O prazo recursal já expirou. Não podemos mais aumentar a nota de ninguém.
- Mais não é pra aumentar, não. É pra diminuir, pois acho que confundiram as notas.
- Como assim?
- É que meu nome é quase igual ao da outra candidata. Inclusive me deram pontos bem acima nos quesitos tempo de formação, cursos de especialização, experiência comprovada e eu me formei agora.
- Não podemos fazer nada! (e a ligação caiu)

BRASIL NO PÓDIO

Se houvesse uma olimpíada para má gestão dos recursos públicos, corrupção e impunidade, o Brasil chegaria absoluto ao pódio e ao topo no quadro de medalhas. A presidente Dilma, o PT e os partidos da base alugada nos fariam ganhar a medalha de ouro, com quebra de todos os recordes, pois nunca na história do país se trocou tantos ministros, em tão pouco tempo, por denúncias de irregularidades. Em segundo lugar, e com a medalha de prata no peito, ficariam empatadas a saúde pública brasileira que não se cansa de matar pessoas por falta de atendimento e nas filas de espera e a baixa qualidade na educação, cujos índices se aproximam de níveis cada vez mais absurdos. Com direito a disputas paralelas, através de avaliações igualmente ridículas. A (in)segurança pública, com todas as suas greves, desigualdades e desentendimentos, ostentaria um indiscutível terceiro lugar e levaria o bronze, pelo grande número de vítimas que faz todos os dias. Como se vê, se continuar nesta 'passada', o Brasil chegará à Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, em plenas condições de disputar os jogos com os piores do planeta, além de quebrar todas as marcas em se tratando de superfaturamento para sua realização. Mas, nisto, somos quase hors concours.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

GREVE DESAFINADA


De tanto declarar seu apoio a bombeiros e policiais, o deputado Garotinho (PR-RJ) está arcando com o ônus das greves destes profissionais. Em seu estado, prestes a acontecer, e até a da Bahia que parece perdurar mais alguns dias. Estão debitando em sua conta até mesmo contatos feitos entre líderes dos dois movimentos e isto é uma grande injustiça. Não que o ex-governador seja santo (sabemos como são os políticos) e não esteja 'inspirando' pessoas e grupos, mas se esquecem de falar que a maior origem de tudo isso foi a própria Proposta de Emenda Constitucional, a chamada PEC-300 que cria um piso nacional para policiais e bombeiros militares, promessa de campanha da presidente Dilma, seu partido e aliados e está 'parada' na Câmara. Não discuto a legalidade ou não da paralisação, se eles têm ou não este direito, tampouco a tese do presidente da Casa, Marco Maia, para o qual a proposta trará impacto brutal nas contas do país e dos estados. O que a sociedade questiona é se movimentos como estes, envolvendo segurança pública, devem acontecer em períodos como o Carnaval, praticamente com todo o efetivo e deixar à mercê tanta gente? Pois, sendo assim, a greve corre o risco de ser esvaziada, angariar antipatias ou provocar males ainda maiores.

NUINTINDI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

"Já falei pros meu assessores: É não, é não. Sim, é sim. É, é. Não é, não é"!?!?!?! Vereador 'Mão Amiga', de Quissamã, durante abertura de mais um ano legislativo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PRIVATIZAÇÕES PETISTAS

Que o Partido dos Trabalhadores (PT) é o leão em pele de cordeiro, isto todo mundo já sabe. Que, na oposição, fala uma coisa e, como governo, faz outra completamente diferente, também. O que muitos não acreditavam era na aproximação da presidente Dilma Rousseff e este mesmo grupo petista com alguns dos ideais que diziam ser do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de seu partido, o PSDB, entre eles o processo de privatização. O leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília para a iniciativa privada nada mais é do que o reconhecimento de que a privatização tem lá sua vantagens. Ou passou a ter agora na ótica deste mesmo grupo. O que poderíamos estranhar, - se não estivéssemos falando do PT -, é que o governo fez a opção de vender, com urgência, a joia do setor aéreo brasileiro faltando um ano para a Copa das Confederações, o torneio considerado o “abre” da Copa que acontece dentro de dois anos. E algo mais estranho ainda: o item 2.41 da Seção VII do anexo 25 do edital de licitação prevê à concessionária que administrar os terminais o direito de herdar as obras em andamento, já iniciadas pela Infraero, com o dinheiro já empenhado pela estatal. Algo em torno de R$ 3,5 bilhões, pagos pelo governo federal, ou seja, pelo povo brasileiro que na maioria da vezes prefere torneios esportivos, carnaval, voos com partidas e check-ins e outs 'tranquilos' a saber de coisas assim.

APENAS UMA ESPIADINHA

O site britânico The Telegraph publicou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Montreal, Canadá, que comprova algo que as mulheres já desconfiavam: não existe nenhum homem com acesso à Internet que não tenha consumido pornografia, em algum momento de sua vida, mesmo que fosse por pouco tempo. O estudo foi liderado pelo professor Simon Louis Lajuenesse, e seus resultados revelam informações importantes sobre o comportamento dos homens em relação à sua sexualidade. O estudo conclui que, em média, os homens começam a ter contato com conteúdos adultos a partir dos 10 anos de idade e que 90% da pornografia consumida no mundo está na Internet, enquanto que os 10% restantes estão em lojas de vídeo, ou videolocadoras (as que sobreviveram). Homens solteiros consomem algum conteúdo pornográfico três vezes por semana, durante aproximadamente 40 minutos. Já aqueles homens que estão em algum tipo de relacionamento (namoro, noivado, casamento e outros) são mais moderados: são 20 minutos de conteúdo adulto, a cada 1,7 vezes por semana.

Via The Telegraph

sábado, 4 de fevereiro de 2012

AVE, CÉSAR. AVE, GAROTINHO!


Por mais que seja adepto de alguns pensamentos do ex-prefeito César Maia e de muitos de seus projetos sociais para a população do Rio de Janeiro, além da admiração por sua capacidade gerencial de administrar bem os recursos da segunda maior arrecadação do país, fico frustrado em vê-lo defender uma possível candidatura a vereador nas próximas eleições. Dizer que 'carreira política não é igual a um alpinismo, em que você ascende sempre até o cume do morro' não justifica este (desculpe-me quem pensa diferente ) grande gestor 'retroceder' e declinar de uma boa disputa com o prefeito Eduardo Paes que, diga-se de passagem, não conta, hoje, com grande prestígio junto ao eleitorado carioca. Um político, com sua história, falar em 'humildade' me soa como hipocrisia e simples aventura, assim como lançar seu filho, deputado federal, Rodrigo Maia e a filha dos Garotinho, Clarissa, às majoritárias de outubro. É como lançar cordeiros à cova dos leões, por mais que se creia nos ensinamentos bíblicos. Se o DEM e o PR, partidos dos dois pré-candidatos, querem mostrar força, que se juntem de outra maneira, apoiando, por exemplo, César Maia e alguma outra grande liderança, de algum outro partido igualmente insatisfeito com a atual política praticada na capital cultural do país. Se também pensam que, em 2014, o deputado federal Garotinho e o vereador César Maia podem ser imbatíveis nas urnas, o tiro pode sair pela culatra. E na política, é bom que as armas estejam sempre bem calibradas.

AUMENTO NAS BARCAS

Em qualquer país do mundo, principalmente entre os que dizem ter economia estável, um aumento de até 68% no preço dos bilhetes de um transporte de massa causaria um grande movimento e, não fosse a passividade - e ingenuidade - do brasileiro, um levante popular nas mesmas proporções. Mas parece que as Barcas S/A e o governo do Estado não estão nem aí pra isso. A proposta de reajuste neste percentual, como quer a empresa que possui a concessão marítima para a travessia Rio-Niterói, deve entrar em vigor a partir de fevereiro e, a população, apesar de alguns poucos gritos, manifestações em redes sociais e outros atos isolados, será mais uma vez 'engolida' e se contentará a pagar por um transporte inseguro, desconfortável e, nos próximos dias, de altíssimo custo. Enquanto isto, ficamos na esperança de entendermos Jean-Paul Sartre, quando dizia: "Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação".

JUÍZES DEFINITIVAMENTE NÃO SÃO DEUSES


Quem não deve, não teme. Mas parece que nem todos pensam assim. Como os cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que votaram pela não autonomia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar e punir juízes e servidores do Judiciário. Felizmente, prevaleceu o desejo da sociedade que também quer ações e penas mais rápidas em se tratando de crimes e irregularidades cometidas por quem está lá para fazer Justiça. Com P maiúsculo e tudo. Parabéns aos ministros Gilmar Mendes, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Rosa Maria Weber e José Antonio Dias Toffoli por pensarem assim.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

NOVELA DO IPVA

O bom jornalismo determina que se apure e divulgue SEMPRE a verdade. Após muitos capítulos referentes aos serviços do Detran, foi ao ar o último sobre um documento requerido. Finalmente, consegui fazer a transferência de propriedade de um veículo, final 0, recentemente adquirido, logo após o pagamento obrigatório e à vista do IPVA-2012 ser liberado pela secretaria estadual de Fazenda e pelo Banco Bradesco. Depois da mais pura e completa exaustão, entre mortos e feridos salvaram-se todos. Se você pretende fazer algo relacionado a automóveis, prepare-se. É uma verdadeira guerra.

COMTE BITTENCOURT: JOGANDO NAS ONZE


Muito apropriado o convite que o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, fez ao deputado Comte Bittencourt para que assumisse a secretaria de Governo. Sua experiência, principalmente em se tratando de relações políticas e institucionais, irá contribuir - e muito - para que a cidade volte a mostrar comando e supere alguns traumas, como o do Morro do Bumba, por exemplo, além da grande importância que tem no cenário estadual. Por pensar assim, fiz questão de levar, pessoalmente, nesta manhã, os votos de sucesso ao contemporâneo companheiro desde os áureos tempos em que assistíamos as grandes e inesquecíveis lições de civismo pregadas por Plínio Leite, seu saudoso avô. Na conversa, relembramos algumas interessantes passagens, dentre elas seu namoro com minha colega na faculdade de psicologia, Magda, sua namorada até hoje. Também não poderiam faltar assuntos políticos, inclusive relacionados a Quissamã, cidade pela qual nutrimos grande respeito e admiração. Parabéns a JRS, por convidar pessoas do quilate de Comte Bittencourt que, apesar do momento delicado, não deverá medir esforços para recolocar Niterói nos trilhos e parabéns ao deputado, agora secretário de governo, por aceitar mais esta difícil missão.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

GOVERNO DO ESTADO: EXEMPLO DE TORRE DE BABEL


Alguém precisa interceder, urgente, no Detran-RJ, na Secretaria de Estado de Fazenda e no Bradesco, para que eles se entendam de uma vez por todas e não deixem à mercê quem queira regularizar a situação de seu veículo. Digo isto porque nunca assisti tanto descaso, tanto jogo de empurra e jamais imaginei conviver com uma autêntica Torre de Babel nos dias de hoje, onde a informatização está aí para agilizar processos, por exemplo. O que nos impede de, sequer, pensar em incompetência. Após fazer uma simples transferência de propriedade, semana passada, e cumprir todas as exigências referentes à documentação e vistoria, exigiram-me o IPVA 2012 pago, em uma só parcela, para liberarem o tal documento. Mesmo o carro sendo final 0, tendo havido prorrogação do calendário e até o dia de hoje o pagamento estar indisponível nas agências do Bradesco, a quem cabe a exclusividade de emitir as guias, o Detran insistiu com o "IPVA 2012 pago". Após argumentar com algumas atendentes, o órgão deu-me um prazo para retornar com o tal pagamento ( e que constasse em seu sistema), em até cinco dias, pessoalmente ou a cônjuge, ou ainda um filho com minha CNH autenticada e que não precisaria nem levar o carro novamente ao posto. Bastava passar na linha 5, entrar e aguardar ser chamado. Preocupado, pois o prazo de validade para a vistoria - já realizada- expirou e o serviço que quero continua indisponível e suspenso, resolvi ligar para a Inspetoria do IPVA a qual informou que teria de efetuar o pagamento 2012, voltar ao posto 'pessoalmente e com o veículo'. Temo pelo pior em se tratando de informações desencontradas, uma vez que nos pedem o impossível, parecem não falar a mesma língua e ter os mesmos interesses. Nem respeito com o contribuinte, pelo menos com aquele acostumado a cumprir à risca seus deveres.