terça-feira, 31 de outubro de 2017

NOVO ANALFABETO

Não é novidade pra ninguém que a corrupção tem feito estragos, cada vez maiores, em todas as áreas. Educação nem se fala. Informe divulgado recentemente pelo Instituto de Estatísticas da Unesco (UIS, na sigla em inglês) revelou que uma parcela considerável dos alunos na América Latina e no Caribe conclui o ensino fundamental sem que sejam aprendidas as habilidades mínimas. Com isso, esses jovens carecem de competências básicas para a compreensão de uma leitura e para fazer contas. Segundo o estudo, cerca 36% dos jovens latino-americanos no ensino fundamental não conseguem atingir níveis mínimos de leitura e 52% não têm compreensão matemática básica. Com isso, totalizam 19 milhões de adolescentes com sérias dificuldades nessas duas áreas do conhecimento. Em relação ao Brasil, os indicadores são ainda mais graves. Segundo dados compilados pela plataforma QEdu, baseados na Prova Brasil 2015, somente 30% dos alunos da rede pública completam o ensino fundamental com aprendizado adequado em leitura e interpretação e apenas 14% conseguem resolver problemas matemáticos básicos. Verbas desviadas de todos os fundos destinados à educação, desde incentivo aos professores, até a merenda básica e transporte de alunos, além de famílias com pouquíssima estrutura por falta de emprego, salários defasados e outros problemas oriundos dsa roubalheira, trazem como resultado o novo analfabetismo, aquele em que o jovem atinge o ensino fundamental sem ter habilidades de ler e fazer contas. Ou se continua a combater a corrupção, intensa e verdadeiramente, ou é melhor se fechar todas as portas. Até a do saber.