quarta-feira, 7 de março de 2018

PANORAMA

 BARBA DE MOLHO

Em respeito aos nossos leitores, prometemos não reproduzir aqui algumas das muitas expressões de memes compartilhados nos últimos dias sobre o que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em relação ao pedido de habeas corpus preventivo para o larápio condenado Lula da Silva: mas que ele sifu, sifu...'que tomou na tarraqueta, tomou'! E se tudo der certo, como muitos acham, além de ser barrado na Lei da Ficha e não poder concorrer às eleições de outubro, o mais corrupto dos ex-presidentes deve ver mesmo o sol nascer quadrado e cumprir parte dos 12 anos e um mês de prisão 'a que tem direito' por ter enganado em quem nele confiou, mentido, roubado e negociado tríplex no Guarujá e tantas outras coisas que virão à tona a partir do momento que o cadeado da cela se fechar.

LEGAL E IMORAL

Mas nem tudo são flores na Justiça do Brasil. É que o Brasil é um dos poucos países do mundo (se não for o único) a ter quatro instâncias, ou seja, enquanto existirem tantos dispositivos "legais"-  para muitos imorais - como os tais embargos, o cara (suspeito, investigado ou qualquer outra coisa que o valha), mesmo com condenações e diversas provas de que cometeu crimes, fica livre e solto andando por aí, muitas vezes praticando outras ilicitudes, infrações, delitos, transgressões, enfim, ações (in) dignas de penas rigorosas, como aquelas praticadas, principalmente, contra o pobre, negro, sem estudo e sem amigos poderosos.

 NEM CHORO NEM VELA

Diz o velho ditado: a esperança é a única que morre. Sendo assim, apesar de a legislação vigente dizer que Lula tem direito a esperar em liberdade a decisão sobre o recurso chamado embargos de declaração protocolado por seus advogados no próprio TRF-4, acho que a pá de cal, de uma forma ou de outra, vai ser jogada em cima do moribundo político, enterrando de vez as pretensões, mesmo remotíssimas, do Partido dos Trabalhadores (vulgo PT) e parte da petralhada de vê-lo na disputa presidencial. Terão, ainda, o blá-blá-blá  e as eternas tentativas petistas de dizer que Lula será o primeiro preso político nesta fase de plena democracia (democracia?), as comparações absurdas com Gandhi, Mandela e até Jesus Cristo, o plano B para emplacar algum outro cumpanhero, ops, e outras que, pela vontade do juiz Sérgio Moro, do STF, da Quinta Turma do STJ e de pelo menos 200 milhões de brasileiros, de nada vão adiantar pois o principal artífice do maior projeto criminoso de poderá ser preso após análise do recurso pelo TRF-4.

DEPUTADA SEM AÇÃO

Se tem uma cidade que Cristiane Brasil e seu pai, Roberto Jefferson, jamais esquecerão é Niterói. Isto porque foi aqui que se deu início ao impedimento da deputada como ministra do Trabalho. Foi graças ao imbróglio judicial (o juiz Leonardo Couceiro expediu liminar suspendendo a posse por indícios de que a escolha era contrária a princípios da administração pública já que ela foi condenada em ações trabalhistas) e toda repercussão na mídia nacional que ela deixou de 'abocanhar' a Pasta, uma oportunidade de ouro para novos voos pessoais e da família, notadamente, papai Jefferson, presidente do PTB e pré-candidato a uma vaga de deputado federal, agora, por São Paulo, para onde mudou o domicílio eleitoral após ter maculado o Rio de Janeiro ( se é que algo mais macula a imagem do estado) e queimado sua antiga base. Mas como a fila anda, Cristiane esta semana ressurgiu das cinzas falando da tribuna da Câmara que foi agredida com virulência e machismo, teve a dignidade atacada violentamente sem qualquer respeito à família, amigos, eleitores e ao povo  brasileiro, que não puderam ter conhecimento de sua parte da verdade, colocando em dúvida "se haveria impedimento, para comandar aquela pasta, caso o indicado fosse um homem". Uma série de besteiras para justificar o fracasso de ter sido barrada e por defender o devo, não nego...pago quando puder! No caso ações trabalhistas que a ex-futura ministra do Trabalho não pagou a ex-empregados.
.