domingo, 24 de setembro de 2017

PANORAMA

TUDO COMO DANTES
Esta semana, o Congresso Nacional reforçou a manutenção do que está aí
Alguém já viu se mudar time que está ganhando? Pois é, esta semana, a Câmara federal, durante votação da Reforma Política, ao estilo 'mingana' que eu gosto, reforçou a máxima de que aquela outra Casa do Congresso também defende, primeiramente, interesses pessoais e corporativos. Além de não tratar do voto facultativo e discutir outras questões importantes como, por exemplo, a diminuição do número de parlamentares, partidos e suas outras aberrações; o fundo para as campanhas; o 'distritão' para 2018 e o distrital misto, para 2012 ( entra quem tem mais voto, sem os penduricalhos, ou seja, vota num Tiririca e leva junto um Geddel, um Aécio, uma Dilma...), com o fim das coligações , os deputados optaram por deixar tudo como está e garantir seu direito à reeleição. Só se esqueceram de combinar com o povo que, em 2018, pode dar o troco e deixar os malandros de fora. Aí, sim, ter-se-á uma verdadeira reforma.

MAIS FLECHAS

Substituição na Procuradoria Geral da República. Sai Rodrigo Janot e entra Rachel Dodge. E aí? Como ficam as investigações na PGR? Como ficam as investigações da Lava Jato e das outras relacionadas às operações da PF? Como fica o País? Como ficam os milhões de brasileiros cuja esperança maior é a Justiça? Muitos dizem que a fase do "enquanto tiver bambu, vai ter flecha", de Janot, pode se transformar no 'nem Ford nem sai de Simca', de Dodge (foi mal o trocadilho). Ou seja, que a nova procuradora vai agir como uma nova engavetadora geral da República, lembrando os tempos de Geraldo Brindeiro que diziam ser o arquivador de denúncias contra o governo de FHC. Coisas do PT. Não acredito nesta possibilidade, tampouco que a doutora harvadiana seja capaz disso e se lixe para todo a pressão que continuará vindo da opinião pública, Acredito que as centenas de outras denúncias, em curso ou a caminho, seguirão seu destino e ela terá a chance de mostrar também querer passar o Brasil a limpo. Se não, flecha nela e na PGR ( metaforicamente falando)!


LULA LÁ

Acho que boa parte daqueles que andam falando por aí que vota em Lula para presidente nas pesquisas que dizem estar rolando (você conhece algum dos entrevistados?) ou beberam do poço com água enfeitiçada e, portanto, estão loucos como aqueles da fábula de Khalil Gibran, O Rei Sábio, ou já se esqueceram da roubalheira praticada por ele e seu partido, o PT. Pra começar, o ex-presidente já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema Petrobras (a primeira sentença refere-se aos R$ 2,25 milhões em propinas da OAS no tríplex do Guarujá), o que pode, definitivamente, tirá-lo do páreo e incluí-lo na Lei da Ficha Limpa caso a sentença seja ratificada em segunda instância. Depois, como a 'fila anda' e existem mais um grande número de encrencas contra Lula, sendo as principais o Instituto Lula, os Aviões de Combate, a Compra de Silêncio e Angola (as duas primeiras no âmbito da "Operação Lava Jato", a terceira na "Operação Zelotes" e a quarta na "Operação Janos" - sem falar da calma e seriedade do juiz e da pressa da população que só quer Justiça - é bem provável que o barco de Lula e seus asseclas afunde de vez e até o afogue numa cela da Papuda, de Presidente Bernardes ou qualquer outra fria e suja do País.



VOZ DO BRASIL

Dia desses, pensando em escutar uma boa música ou ficar bem informado, liguei o rádio do carro. Mas, como eram 19 horas e nem o programa "Você Sabia", da Rádio Relógio" tem mais, fui obrigado a escutar " A Hora do Brasil" (A Voz do Brasil), aquele programa apelidado de "o fala sozinho" que, desde 1938, ocupa um horário nobre passando informações na maioria chapa branca - com feitos do governo, muitas vezes mentirosos  e sem credibilidade - discursos e entrevistas com o que tem de pior, atualmente, isto é, o conteúdo e personagens oriundos da política nacional. Uma chatice só, com audiência pífia, sem falar no aspecto borolento do programa que continua imposto e com moldes só encontrados em países de regimes fechados e ditatoriais como China, Cuba e Coreia do Norte. Aí cabe a pergunta: quando é que vão acabar com aquilo que contraria a liberdade de imprensa assegurada pela Constituição de 1988? Quando é que, durante viagens ou não, deixaremos de "dar carona"  àquilo que não queremos e a conviver com as trapalhadas, mentiras, propaganda enganosa e outras formas de nos encher o saco? Quando é que a voz e a hora do Brasil chegarão?

FORA CORRUPÇÃO

Muitos falam que o Brasil, depois dos anos de ditadura (e agora, José?), onde, por exemplo, se podia caminhar pelas ruas e, até, namorar à noite em qualquer lugar sem ser assaltado; andar de carro e dormir com as janelas abertas; ir para a escola estudar sem receber uma bala perdida; conviver com civilidade; sermos atendidos em bons hospitais públicos e não assistir tanta corrupção institucionalizada, piorou muito em todos os sentidos. E piorou mesmo. Os últimos governos, na verdade os últimos representados pelo PT e pelo PMDB, vêm conseguindo aumentar a insegurança, a criminalidade e os casos de uma corrupção que parecem não ter fim. Por isso, nunca se ouviu tanto palavras de ordem como Fora Lula!Fora Dilma! e Fora Temer! pedindo a cabeça de gente que ajudou a destruir o Brasil. Por isso, nunca se ouviu tanta gente pedindo a volta do regime militar e dizendo que gostaria de ver 'no comando' os Generais Villas Boas e Mourão e o deputado federal, o capitão Bolsonaro. Por isso, tanta viralização saudosista nas redes mostrando o que acontecia no tempo de Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo e fizeram os seus sucessores, a maioria envolvida com a ladroagem nacional.


MÃOS AO ALTO

Os índices de criminalidade, principalmente, no Estado do Rio de Janeiro, são assustadores e ninguém pode contestar. Os números estão aí. São reais e não fazem parte de estatísticas inventadas por quem quer o quanto pior melhor para voltar ao cenário político como fazem os garotinhos da vida, os esquerdopatas e os neoliberais de plantão, enfim a curriola política acostumada a pegar carona nas crises que prometem solucionar. Para não fugir à regra de um Estado corrupto, caótico e com tantos crimes na totalidade de seus 92 municípios, Niterói tem assistido cenas inimagináveis nos últimos meses. Como o assassinato - mais uma vez, praticado por um dimenor -  de uma senhora que voltava de um supermercado em Icaraí no início da tarde desta terça-feira (18) e que deixou a todos com a sensação de que não tem hora nem lugar. E que estamos vulneráveis, aterrorizados e com uma segurança muito aquém dos altíssimos tributos pagos como o IPTU e dos milhões de reais vindos dos royalties do petróleo. 

CAMINHO DE CASA

Para não dizer que falamos só de coisa ruim - se bem que onde tem político o panorama é quase sempre assim - a prefeitura de Niterói tem conseguido acertar em algumas áreas. Apesar das muitas calçadas esburacadas - e loteadas por grandes estacionamentos onde fica difícil não correr risco de tropeçar ou ser atropelado -  em trechos de grande circulação, como aquela próxima aos poderes legislativo e judiciário (entre a Dr. Celestino e Amaral Peixoto), de alguns 'camelódromos' desordenados e da falta de segurança que todos sentem, apesar da presença de GCMs e PMs, principalmente no PROEIS, o sistema viário parece que quer melhorar. E isto ficou claro com os mergulhões (o da Praça da Renascença embora inacabado já traz melhoria no fluxo) e com a Transoceânica cujos resultados podem ser sentidos por quem deles faz uso. Eu mesmo, quando da chegada ao complicado trecho da Contorno, próximo à entrada da Ponte, constatei que com as obras venho conseguindo chegar em casa bem mais cedo. Eu e milhares de outros cidadãos niteroienses.