domingo, 19 de outubro de 2008

EXEMPLO DE LUTA


Na “pajelança” que o Partido Verde realizou na última quarta-feira com o candidato a prefeito do Rio, Fernando Gabeira, ficou claro que sua arrancada se deu muito em função de sua biografia e da história de lutas contra o período da ditadura e o regime de força imposto a algumas minorias.Pessoal e politicamente, torço para o Gabeira há muito tempo. Muitos são os exemplos de sua personalidade forte e seus pontos de vista, entre eles o de quando rompeu com o governo Lula logo no início do primeiro mandato e pelo artigo intitulado Flores,flores para los muertos que publicou à época:
“Os militares batiam, davam choques e insultavam na sessão de tortura, mas vi muitos dizendo que me respeitavam porque deixei um bom emprego para combatê-los com risco de vida. Eles viam ideais no meu corpo arrasado pelo tiro e pela cadeia. O PT queria que eu abrisse mão exatamente da minha alma, e me tornasse um deputado obediente, votando tudo o que o Professor Luizinho nos mandava votar. Os militares jamais pediriam isso. Desde o princípio, disseram que eu era irrecuperável e limitaram-se à tortura de rotina. Jamais imaginei que seria grato aos torturadores por não me pedirem a alma”.Gabeira vem conquistando mais eleitores a cada dia porque tem na bagagem uma experiência política adquirida com seus vários mandatos consecutivos como deputado federal e, principalmente, por ter se tornado um ícone nas questões ambientais, no combate às desigualdades e porque defende o interesse público sem hipocrisia e de peito aberto. Por tudo isto, se eu votasse no Rio também votava em Gabeira.