quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

JORNAL FEITO DE BLOGS

Cada vez mais jornais fecham as portas em todo o mundo, mas um novo periódico norte-americano resolveu apostar numa versão impressa com uma novidade: ele será composto apenas por blogs. "The Printed Blog" (literalmente, "o blog impresso") é um novo jornal gratuito que será distribuído semanalmente em Chicago e São Francisco graças a iniciativa e entusiasmo de seu fundador e editor-chefe Joshua Karp.
- O modelo do jornal impresso não mudou em décadas - disse Karp à EFE - Nós vamos fazer essa mudança e esperamos abrir um diálogo com o setor. Vamos trazer para fora da rede as técnicas que funcionaram online.
Com uma tiragem de 2.600 cópias, além de algumas centenas distribuídas pelo correio, a primeira edição chegou às ruas nesta semana. Em formato tablóide, com apenas quatro páginas, ele tem a diagramação mais semelhante a de um blog do que a de um jornal tradicional, com todo o conteúdo em duas colunas.
O jornal fez um acordo com cerca de 300 blogueiros para que seus textos fossem publicados em troca de parte da receita publicitária. Alguns deles, como Daily Kos, são conhecidos no país, mas a maioria tem pequenos blogs locais. Karp diz que decidiu embarcar nesse projeto por motivos pessoais.
- Eu espero que os jornais de papel nunca despareçam - explica - Ler um jornal impresso é uma experiência diferente do que receber notícias pelo iPhone. Sentir as páginas, manchar os dedos de tinta, abrir o jornal na mesa numa manhã de domingo...
Por outro lado, Karp espera que o "Printed Blog" traga ar fresco a um setor que mudou muito pouco nos últimos anos. Num momento em que muitas empresas estão acabando com suas edições de papel para concentrar-se na rede, o "Printed Blog" se apoiará num novo sistema de impressão para conseguir manter os custos baixos.
O jornal não tem grandes impressoras e nem distribuição centralizada. São os próprios distribuidores que o imprimem em suas casas para depois entregá-lo gratuitamente nas ruas de suas cidades. Karp estima que o custo por página esteja entre US$ 0,22 e US$ 0,35, que seriam tranquilamente cobertos pelas receitas publicitárias.

Fonte: Jornal O Globo