segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
QUEM NÃO SE COMUNICA...
Todo início de ano é um corre-corre nas agências e nos veículos de comunicação quando trata-se de discutir verbas de publicidade de governos. Renovação de contratos, termos aditivos, abertura de novas licitações ou a discussão sobre quais serão as estratégias para os próximos meses marcam as ações entre contratantes e contratados. Dois pontos bastante interessantes é quanto aos reajustes nos valores das verbas que, geralmente, costumam ser generosos com aqueles e aquelas que costumam trazer retorno e a aproximação das eleições de 2010, que, entre outros, elegerão presidente e governadores. Aí a generosidade costuma ser ainda maior. Para se ter idéia, o governo federal aumentou em cerca de 35 % e o de São Paulo em 88% os valores de suas verbas publicitárias. E isto o mundo atravessando uma crise. Mas o investimento não se limita às esferas federal e estaduais,não. Algumas prefeituras também vêm correndo para "vender" mais e melhor seus produtos, numa clara demonstração de que quem não se comunica se estrumbica. Sem falar nas cobranças que acontecem, sempre, no início dos mandatos. E isto tudo inclui aumento na verba de publicidade. E menos azia para todos...