sábado, 6 de dezembro de 2008

RISCOS DE INFARTO AUMENTAM PELA MANHÃ


Hipertensos e potenciais vítimas de distúrbios cardiovasculares precisam redobrar a atenção e controlar a pressão no período da manhã. Estudos científicos recentes, realizados em diversos países, chegaram à conclusão de que a maior incidência de eventos cardiovasculares acontece ao despertar e ao iniciar as atividades do dia.
Conhecido como elevação matinal da pressão arterial, este tipo de evento pode ser fatal para os hipertensos. Os dados mostram que 85% das vítimas de derrame sofrem de pressão alta. Entre as vítimas de infarto do miocárdio, os hipertensos se apresentam de 40 a 60% dos casos.
De acordo com os pesquisadores, a incidência do infarto do miocárdio pela manhã tem pico em torno das nove horas e é três vezes mais recorrente que eventos noturnos. Já os estudos voltados para a ocorrência de morte súbita revelam que os riscos aumentam após as três horas da manhã e têm pico às nove.
O cardiologista Otávio Rizzi Coelho, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (São Paulo), ressalta que tratar a hipertensão pode reduzir em 40% as chances de morte por derrame cerebral e, em 20%, por infarto do miocárdio. O medicamento ideal da hipertensão é o que permite o controle da pressão durante 24 horas, protegendo o paciente o dia todo, inclusive nas primeiras horas da manhã , afirma.