segunda-feira, 9 de março de 2009

9 % A MENOS DE LEITURA DE JORNAIS NOS EUA

Pew Reserch Center's 2008 news media consumption survey
a) 43% leram, no dia anterior, jornal impresso ou na web ou ambos em 2006. Em 2008 eram 39%. 34% liam só jornal impresso e agora são 25%. 5% liam só na web e agora são 9%. 4% liam em ambos e agora são 5%. Desta forma a leitura na web passou de 9% para 14% em dois anos.
b) Sites de notícias usados frequentemente: Yahoo 28%, MSN\Microsoft 19%, CNN 17%, Sites dos Jornais 13% sendo que os jornais locais 7%, New York Times 4%, Wall Street Journal, USA Today e Washington Post 2%. Google 11%, MSNBC\NBC 10%, AOL 8%, Fox 7%, TV local 4%, BBC, ESPN e outros de esportes, ABC, Drudge Report, CNBC, 2%, CBS 1%.
c) Da média de 13% que leem os jornais em sites, aqueles com pós-graduação são 28%, com nível superior 16%, nível secundário 10%, e abaixo disso 7%.
Obviamente, não podemos comparar os dados acima com o perfil do leitor de jornais impressos no Brasil, mas com os recursos disponibilizados atualmente, entre eles os jornais distribuidos através de verbas públicas, os bem produzidos jornalísticos da TV e com o surgimento de blogs e jornais virtuais, a queda na venda dos impressos já começa a ser bastante significativa, podendo apresentar um percentual próximo levando-se em consideração a amostragem da pesquisa divulgada nos EUA.