segunda-feira, 23 de março de 2009

CABRAL LIDERA INTENÇÃO DE VOTO NO RIO


Pesquisa Datafolha, divulgada hoje, mostra que o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), aparece em primeiro lugar nos dois cenários em que seu nome é apresentado como candidato à reeleição em 2010. Foram ouvidos 1.136 moradores de 26 municípios do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 19 de março de 2009. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em um dos cenários, Cabral atingiu 26%, Marcelo Crivella (PRB), 16%, Fernando Gabeira (PV), 15%, Wagner Montes (PDT), 11%, e o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), 10%. Com a margem de erro, os quatro estão empatados em segundo lugar.
Outros três cenários foram apresentados ao eleitor. Com o ex-governador Anthony Garotinho sendo colocado como candidato do PMDB, quatro candidatos ficariam empatados em primeiro lugar caso as eleições ocorressem hoje: Gabeira, com 18%, Crivella, com 17%, Maia, 16%, e Montes, 13%. Garotinho teria 8%, ao lado de Frossard, com 7%. Votariam em branco ou nulo 12% e 4% não saberiam escolher.
É óbvio que o resultado do Datafolha reflete, exatamente, a tradição política no Brasil, ou seja, de ser favorável ao detentor do cargo. No caso do governador fluminense isto é facilitado por ele possuir muito mais espaço na mídia, ter bom trâmite entre prefeitos, muitos deles do interior, saber explorar a relação eleitor-governo com seu timming quase preciso e por suas declarações constantes de que é pré-candidato em 2010, sempre ao lado de políticos de peso, independente de qual partido pertencem. Falar de sua experiência, embora indiscutível, não pode ser o ponto fundamental levando-se em consideração que os demais postulantes ao cargo também são pesos-pesados e carregam muitos votos. A vantagem de Sérgio Cabral se dá por estas razões e todas ajudam muito a não permitir a aproximação de outros pré-candidatos. Pelo menos até a efetiva disputa que só esquenta mesmo a partir de abril do próximo ano. Até lá, muita coisa pode acontecer.